Segundo os policiais, o jovem estava sentado próximo ao calçadão quando foi visto acendendo o cigarro de maconha
							Foto: Divulgação/Jornal Razão						Um jovem, de 27 anos, foi flagrado por uma guarnição da Polícia Militar fumando maconha na orla de Itapema, no Litoral Norte, no último final de semana.
O homem é um dos primeiros autuados pela nova Lei nº 18.987, sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL), que prevê a aplicação de multas administrativas a quem for visto portando ou consumindo drogas ilícitas em espaços públicos.
Segundo os policiais, o jovem estava sentado próximo ao calçadão quando foi visto acendendo o cigarro de maconha. A guarnição se aproximou e constatou o flagrante.
O rapaz confessou a posse dos entorpecentes e explicou que era para consumo. Ele ainda alegou que estava "relaxando depois do trabalho". Quando foi informado de que seria multado no valor de um salário mínimo, o homem começou a chorar, entrando em pânico.
Os policiais registraram a autuação administrativa, explicaram o funcionamento da nova legislação e liberaram o jovem após a assinatura do termo.
De acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina, a aplicação da lei é uma das formas de potencializar o combate ao uso de entorpecentes em espaços públicos. O infrator é multado em um salário mínimo (R$ 1.630) e o valor dobra em caso de reincidência no período de 12 meses.