O animal ficou com as patas presas entre as madeiras e grades de proteção da travessia
Uma operação precisou ser montada para realizar o resgate de um cavalo que ficou preso em uma ponte pênsil no início da noite deste domingo, dia 21, na SC-390, na localidade de Arizona, em Lauro Müller.
Ao tentar passar pela ponte pênsil conduzido por seu dono, o cavalo caiu e quebrou uma parte da estrutura ficando preso pelas patas entre madeiras e grades de proteção.
O proprietário do animal conseguiu sair da ponte por meios próprios sem ferimentos e em seguida solicitou ajuda. O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou o resgate utilizando cordas e fitas tubulares na tentativa de puxar as patas do cavalo para a parte de cima da ponte. Após algumas tentativas de retirada do animal sem sucesso, e devido a situação de alta complexidade, foi solicitado o apoio da OBM de Orleans.
Em seguida, iniciou-se a segunda tentativa de resgate por meio de içamento e levantamento do cavalo, utilizando fitas tubulares, cintas e catracas. Após alguns minutos de operação, as patas do cavalo já estavam em cima da ponte, mas devido o cansaço e exaustão do animal, ele não conseguia se levantar por meios próprios. Com o risco da ponte quebrar, a Polícia Militar também participou da operação e conseguiu um guindaste para içar o animal e fazer a retirada.
Para isso foi necessário entrelaçar fitas tubulares nas quatro patas e assim levantar o animal da ponte com o guindaste e colocá-lo até o solo.
O animal foi resgatado e após alguns minutos conseguiu se levantar, sendo entregue ao proprietário para os devidos cuidados.