Domingo, 28 de abril de 2024
Tubarão
36 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
36 °C
19 °C
SEGURANÇA

Mais de uma tonelada de pescado é apreendida em estabelecimento clandestino em Imaruí

Local desrespeitava normas sanitárias e manipulava pescado de espécies ameaçadas de extinção

23/03/2024 16h44 | Atualizada em 24/03/2024 08h55 | Por: Redação Folha Regional

Em fiscalização para atender denúncia anônima, a Cidasc confirmou a existência de estabelecimento manipulando pescado de forma clandestina em Imaruí. No local, que não possuía registro em serviço de inspeção sanitária, foram encontrados cações e raias sendo cortados e resíduos sendo descartados em curso d’água próximo. 

A ação conjunta foi coordenada pelos médicos veterinários da Cidasc Ana Beatriz Matte Schneider e Guilherme Werner Dandolini e pelos policiais Breis e Constantino, da Polícia Militar Ambiental de Laguna. 

Ao chegarem no local, constataram que havia um galpão com caixas vazias na área externa e ao entrar nas dependências se depararam com uma sala de manipulação improvisada e uma câmara de estocagem repleta de pescado estocado (com cortes similares à barbatana e cação/tubarão).

Foram apreendidas 107 caixas, com uma média de 15kg cada, que continham cerca de 15 a 20 unidades de pescado por caixa, totalizando aproximadamente 1.600 kg de produto. As espécies encontradas foram tubarão/cação e raia-viola de tamanhos variados, que são espécies ameaçadas de extinção. 

Além da manipulação e estocagem estarem sendo realizadas em local clandestino e sem qualquer cuidado sanitário, inclusive com criação de galinhas ao lado da sala de trabalho, o pescado estava acondicionado em câmara sem refrigeração. 

Os produtos apresentavam odor desagradável e extremamente forte, estando em péssimo estado de conservação e sem qualquer condição de consumo. Todas as caixas foram retiradas da câmara, contabilizadas e os produtos foram inutilizados no local com solução de creolina, de modo a descaracterizar o pescado.

O descarte do pescado apreendido e inutilizado é de responsabilidade do infrator, devendo destinar todo o produto para local apropriado para descarte (aterro sanitário ou similar).

O infrator foi autuado pela Cidasc em razão das irregularidades sanitárias envolvendo produção e manipulação de pescado e pela Polícia Militar Ambiental, em razão das irregularidades ambientais, em especial pela posse de pescado em lista de risco de extinção.
 

  • 1 / 2
  • 2 / 2
Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!