Segundo o comandante da PM, nesta quinta-feira, não há indícios de atentados contra escolas e a segurança será reforçada nas unidades de ensino
A foto de uma arma em cima do uniforme do Colégio São José, em Tubarão, compartilhada nas redes sociais, causou pânico na população nesta quarta-feira, dia 19, no município.
De acordo com informações, um adolescente de 16 anos, teria enviado a imagem em um grupo de Whatsapp sugerindo um ataque de “defesa” para esta quinta-feira, dia 20. Mensagens também circulam nas redes sociais sobre um “possível atentado em alusão ao aniversário de um jogo e que o desafio seria matar o maior número possível de pessoas.”
As forças de segurança receberam as informações e alertam a população que até o momento não há indícios de ataques a escolas na região.
Já o adolescente que compartilhou a foto da arma em cima do uniforme foi identificado. “Sobre a foto que está circulando em Tubarão de uma pistola sobre uma camiseta do colégio São José, informo que o autor foi identificado e a pistola de airsoft apreendida. Tratou de uma ação isolada e infantil do adolescente”, afirma o comandante do 5º BPM, Tenente-Coronel Dante da Costa Chierighini.
Ele reforça que a Agência de Inteligência e a Delegacia de Investigação Criminal vêm monitorando informes no sentido de detectar quaisquer atentados em estabelecimentos de ensino nesta quinta-feira, dia 20. “Contudo, até o momento, inexistem indicativos nesse sentido. Nenhum informe confirmado até o momento. Todas as informações checadas até agora (algumas fruto da rede de informações com as escolas). Até o momento, todos "autores" de postagens, fotos, conversas etc, foram identificados e receberam o devido encaminhamento”, destaca.
Apesar de não ter indícios de atentados, o policiamento escolar será reforçado. “Estamos envidando esforços para fazer nosso melhor e, dentro de nossas condições, para garantir a segurança na rede escolar. Teremos um Oficial de Serviço durante todo o dia, o qual estará comandando o policiamento e à disposição desde cedo. Vai dar tudo certo”, comenta o comandante.