A ação faz parte da campanha Maio Laranja que reforça o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
O 34º Batalhão de Polícia Militar iniciou o mês de maio com uma operação em bares e boates com o objetivo de combater e prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes. A operação ocorreu nas cidades de Imbituba, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes.
Segundo a PM, maio é um mês simbólico na luta contra esse tipo de violência, e as ações serão intensificadas durante todo o período. “A Operação Caminhos Seguros reforça o compromisso da Polícia Militar de Santa Catarina em proteger quem mais precisa: nossas crianças e adolescentes. Exploração sexual é crime. Denuncie. Juntos, podemos garantir caminhos mais seguros para o futuro de todos”, orienta a guarnição.
Combate ao abuso sexual infantil é tema de conscientização no mês de maio em Garopaba
A prefeitura de Garopaba participa da campanha nacional Maio Laranja, que promove ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa visa sensibilizar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer políticas públicas voltadas à proteção da infância e adolescência.
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Garopaba, em 2024, foram 12 notificações de casos com violência e abuso sexual com crianças e adolescentes, faixa etária entre 1 e 19 anos. “Qualquer caso suspeito atendido na Rede Municipal de Saúde é enviado a notificação dentro de 24 horas para o setor”, explica a gerente de Vigilância Epidemiológica, Eduarda Pacheco.
Denúncias
A campanha Maio Laranja reforça que o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva. A população pode e deve denunciar situações suspeitas, para garantir que vítimas sejam acolhidas e protegidas. “Nós estamos aqui para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes”, diz a coordenadora do Conselho Tutelar de Garopaba, Nadir da Silva.