Na região, as ações ocorreram em Sangão, Braço do Norte, Armazém, Tubarão, Gravatal e Araranguá
Viaturas da Polícia Federal foram vistas em cidades da região como Braço do Norte e chamaram a atenção de moradores. Trata-se da Operação Fake Tour, deflagrada contra grupo criminoso que atuava na região da fronteira do Uruguai com o Brasil, introduzindo bebidas de maneira irregular no país.
Leia mais: Procon de Santa Catarina divulga orientações sobre bebidas adulteradas por metanol
Na ação, policiais cumpriram 17 mandados de busca e apreensão e 21 medidas cautelares diversas da prisão em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de bens.
Conforme apurado pelo jornal Diário do Sul, em Santa Catarina, as ações ocorreram em Sangão, Braço do Norte, Armazém, Tubarão, Gravatal e Araranguá.
Em Araranguá, a ação cumpriu mandados de buscas em uma loja de importados localizada em um prédio comercial da cidade.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo agia introduzindo bebidas oriundas de freeshops uruguaios em território nacional de forma clandestina. As bebidas chegavam aos verdadeiros importadores por meio de falsas excursões de turismo, que partiam de Santa Catarina até as fronteiras do Brasil com o Uruguai.
A operação teve como objetivo, além de combater a prática criminosa, resguardar os interesses da sociedade e de comerciantes que atuam sob o manto da legalidade, protegendo a geração de empregos e dissuadindo a concorrência desleal.