Cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em três estados
A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou uma operação nesta segunda-feira, dia 15, para combater ameaças de morte contra o governador do Estado, Jorginho Mello.
A ação, que ocorre através da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), com apoio das Polícias Civis de São Paulo e da Paraíba, está cumprindo cinco mandados de busca e apreensão, em três estados, contra suspeitos que ameaçaram tirar a vida do dirigente.
Segundo a polícia, em um grupo de mensagens, um dos investigados afirmou que se encontraria com Mello em Benedito Novo, município localizado no Vale do Itajaí. Na sequência, outros envolvidos falaram para ele não se esquecer de utilizar uma faca e coquetéis molotov na ação.
As mensagens vazaram nos últimos dias e passaram a ser investigadas. A investigação começou no final da semana passada. A troca de mensagens teria ocorrido na quinta-feira, dia 11, quando um dos integrantes do grupo, servidor da prefeitura de Benedito Novo, no Vale do Itajaí, enviou: “Rapaziada, encontrar-me-ei com o governador do estado de SC”. Naquele dia, Jorginho fez uma agenda na cidade para a inauguração de uma quadra poliesportiva em uma escola.
Na sequência da mensagem do servidor, outros quatro integrantes do grupo escreveram possíveis incitações de violência contra o governador. A primeira foi: “Não esquece dos molotov”. Depois, outro disse: “vê se essa faca tá afiada mesmo”. A quarta mensagem veio em resposta à menção sobre a faca: “e não esquece de rodar depois, importante!!”. Por fim, o último escreveu: “enferrujada. E bem suja”.
Conforme a PCSC, o primeiro homem foi identificado na quinta-feira, dia 11. A partir disso, foi possível identificar os outros quatro investigados, em conjunto com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
De acordo com a PCSC, foram expedidas diversas medidas cautelares, que estão sendo cumpridas em Benedito Novo, Álvares Machado (SP), Matão (SP), Cabedelo (PB) e Campina Grande (PB). A ação segue em andamento, executando buscas em Benedito Novo.
O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, destacou a operação em suas redes sociais na manhã desta segunda. “Aqui, ele ronca! A PCSC com apoio de SP e PB está cumprindo 5 mandados de busca em SC, SP e PB contra suspeitos de ameaçarem tirar a vida do governador Jorginho Mello. Quinta, 11, a Inteligência da PC identificou o crime e o primeiro suspeito. Depois, em conjunto com a DEIC, outros 4.”