Vídeos mostram os escombros da Igreja de São Francisco de Assis, patrimônio mundial reconhecido pela Unesco
Na tarde desta quarta-feira, dia 5, o teto da Igreja São Francisco de Assis, no bairro Pelourinho, em Salvador (BA), desabou. Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas após o desabamento, segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
A vítima foi identificada como Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, era de Ribeirão Preto (SP) e visitava a igreja conhecida como ‘igreja do ouro’. Ela trabalhava em uma empresa multinacional de alimentos e vivia na capital paulista. Nas redes sociais, ela costumava publicar imagens de seu cotidiano, como viagens que fazia, aniversários e fotos com amigos.
Ainda na tarde desta terça-feira, dia 4, ela publicou uma foto da viagem a Salvador, onde aparece o Forte de São Marcelo, lugar histórico da cidade, localizado na Baía de Todos os Santos.
Entre os feridos, estão dois estrangeiros, conforme o coronel Adson Marchesini, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do estado.
Os feridos sofreram ferimentos leves e não correm risco de morte, segundo a Polícia Civil. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Bahia vai investigar a morte da turista. Guias foram expedidas para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e os laudos periciais “serão essenciais para esclarecer as causas do acidente”, segundo a polícia.
A arquidiocese de São Salvador da Bahia emitiu uma nota oficial em suas redes sociais sobre o caso. “Igreja Conventual de São Francisco, patrimônio de inestimável valor histórico e religioso, representa séculos de fé e devoção. Confiamos na Providência Divina e na solidariedade de todos para superar esse momento difícil. Agradecemos as orações e o apoio de todos. Seguimos unidos, sustentados pela esperança e pela fé. Este é um dia de imensa dor para nossa comunidade, e estamos profundamente consternados com o ocorrido. Pedimos a todos que se unam a nós em oração”, lamentaram os Freis Rogério Lopes da Costa, OFM, Ministro Provincial e Frei Pedro Júnior Freitas da Silva, OFM, Guardião da Fraternidade São Francisco em nota oficial.
Arquidiocese emite nota de solidariedade
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE SOLIDARIEDADE
ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
“Somos o templo do Deus vivo” (2Cor 6, 16)
Diante do lamentável acidente ocorrido na tarde desta quarta-feira, dia 5 de fevereiro de 2025, o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, em Salvador, BA, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia manifesta a sua mais profunda solidariedade com a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Ordem dos Frades Menores, OFM, com as pessoas vitimadas por esta fatalidade e suas famílias. Rogamos a Deus, de modo especial, consolo para a família enlutada e a plena recuperação dos feridos.
O patrimônio histórico ora afetado é de valor inestimável para a humanidade - Patrimônio Mundial pela UNESCO, para o Brasil e para a Igreja. Testemunho da fé de um povo e, dos Frades Franciscanos Menores, em particular, que por mais de três séculos se empenham na preservação desta obra nascida da fé.
“Peregrinos de esperança”, sigamos em frente confiando no Senhor que caminha conosco e solidários com os que mais sofrem.
Assessoria de Comunicação
Arquidiocese de São Salvador da Bahia