Outro torcedor, que também ofendeu apoiadores do Remo, ainda não foi identificado
Divulgação/Folha Regional A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância – DRRDI, concluiu, nesta quarta-feira, dia 7, o Inquérito Policial destinado a apurar as ofensas racistas e xenofóbicas praticadas por uma torcedora do Avaí Futebol Clube em desfavor de torcedores do Clube do Remo, de Belém do Pará, durante uma partida de futebol, realizada em 15 de novembro, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Em um vídeo é possível ver a torcedora do Avaí gritando em direção à torcida do Remo “Olha tua cor. Olha, pobre aqui não fica”. No registro, outro torcedor também grita “Ei? Vieram montados de jegue de lá pra cá?”.
A torcedora, flagrada enquanto proferia os insultos, foi indiciada pela prática de racismo, no contexto de atividade esportiva, que possui cominada pena de reclusão de 2 a 5 anos.
Segundo a Polícia Civil, embora tenham sido realizadas diversas diligências, não foi possível identificar o outro torcedor avaiano que também ofendeu os torcedores adversários, dizendo, dentre outras coisas, “que deveriam voltar pra casa de jegue”. Desse modo, a Polícia Civil disponibiliza o contato telefônico da DEIC (48) 3665-9500 e o e-mail da DRRDI ([email protected]) para eventuais denúncias, mesmo que de forma anônima.
O procedimento foi encaminhado ao juízo para análise do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Por nota, na época do episódio, o Avaí repudiou o episódio. O Remo também se manifestou e chamou o episódio de “repugnante” e “clara manifestação de racismo e intolerância, e não pode ficar impune”.