Sábado, 16 de maio de 2026
Tubarão
20 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
15 °C
SEGURANÇA

[VÍDEO] Vereador de Criciúma é preso por desacato em cena de acidente com morte

Toninho da Figueira (PL) furou bloqueio de segurança e acabou detido; PM alega que parlamentar atrapalhou perícia

Criciúma, 15/05/2026 16h50 | Atualizada em 15/05/2026 16h56 | Por: Redação Folha Regional
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O atendimento a um grave acidente de trânsito que causou a morte do jovem Davi de Jesus Tomaz, de 19 anos, terminou com a prisão em flagrante do vereador Toninho da Figueira (PL) por desacato e desobediência, na manhã desta sexta-feira (15), em Criciúma. 

O parlamentar foi detido por equipes do 9º Batalhão de Polícia Militar após invadir a área isolada por fitas de segurança no limite entre os bairros Imperatriz e São Francisco, onde um automóvel havia caído em um córrego submerso.

Acidente e resgate

De acordo com a nota oficial emitida pela Polícia Militar, a ocorrência se iniciou em condições extremas. O automóvel da vítima caiu em um córrego de esgoto a céu aberto e ficou praticamente submerso, em uma área de difícil acesso e declive acentuado.

Os primeiros policiais militares que chegaram ao local precisaram tirar seus equipamentos de proteção para descer o barranco íngreme e entrar na água na tentativa de salvar os ocupantes. 

Os agentes conseguiram retirar uma das vítimas e iniciaram os procedimentos de reanimação até a chegada do Corpo de Bombeiros e do SAMU. No entanto, o jovem Davi de Jesus Tomaz foi localizado logo em seguida, já sem vida, no interior do veículo.

A versão da Polícia Militar

O clima de tensão aumentou durante o trabalho de remoção do corpo e preservação do local. Conforme o relatório assinado pelo comandante do 9º BPM, tenente-coronel Mário Luiz Silva, o vereador Toninho da Figueira invadiu deliberadamente a área isolada pela fita zebrada.

A corporação apontou que o parlamentar desobedeceu reiteradas ordens legais para deixar o perímetro de segurança, interferindo diretamente na preservação da cena e prejudicando o andamento dos trabalhos periciais. 

Ainda segundo a PM, o político ofereceu resistência à atuação das guarnições e inicialmente se recusou a apresentar sua identificação civil, circunstâncias que motivaram a voz de prisão e o encaminhamento do envolvido para os procedimentos legais cabíveis.

O posicionamento do vereador

Procurado, o vereador Toninho da Figueira confirmou o ocorrido, mas justificou sua conduta com base no apelo emocional da comunidade. Ele explicou que foi acionado por uma moradora por volta das 6 horas da manhã e correu ao local com o intuito de prestar assistência e solidariedade à família da vítima. 

O parlamentar reconheceu que ultrapassou a fita zebrada para tentar ajudar e ressaltou que os policiais cumpriram o papel deles, lamentando ter sido conduzido à delegacia em um momento de dor para os familiares. As declarações foram dadas ao Portal Engeplus.

O vereador também contextualizou sua presença no local afirmando que lidera uma cobrança antiga por melhorias estruturais na ponte onde ocorreu a tragédia, justamente para evitar acidentes dessa natureza. 

A assessoria do político informou que as obras de readequação da ponte haviam sido iniciadas na quinta-feira (14), data em que Toninho chegou a publicar um vídeo nas redes sociais celebrando o início dos trabalhos. Após prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia Civil, o vereador foi liberado e responderá ao processo em liberdade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9905-1638

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!