Liberada ainda em 2024, a ponte estava sem iluminação. Após conclusão dos trabalhos, obra foi oficialmente inaugurada
Vinicius Duarte/PMT/Divulgação/Folha Regional A prefeitura de Tubarão inaugurou, na noite desta quinta-feira (15), a Ponte Vereador Edison Fernando Peicher de Carvalho, conhecida como Ponte da Guarda, marcando um momento histórico para a mobilidade urbana e a integração entre as regiões da Guarda Margem Esquerda e da Guarda Margem Direita.
Liberada ainda em 2024, a ponte estava sem iluminação. A implantação do sistema de iluminação foi feita pela W&B Engenharia e foi oficialmente inaugurada nesta quinta. Foram investidos R$ 230.847,11 na extensão da rede elétrica, desde a Rua João Alfredo Rosa até o acesso à ponte, além da instalação de nove postes com lâmpadas de LED de alta potência, cobrindo toda a estrutura e os acessos na Margem Direita, junto à SC-390.
A ponte liga a Rua Plácido Braz Fernandes, na Margem Esquerda, à SC-390 – Rodovia Norberto Brunato, na Margem Direita, beneficiando diretamente moradores das Guardas, Rio do Pouso, Bom Pastor, Km 63 e Alto Pedrinhas.
Com 175 metros de extensão, a estrutura conta com duas pistas de 3,80 metros de largura cada, passagem para pedestres nos dois lados e ciclovia em um dos lados. Com os acabamentos e barreiras de proteção, a ponte possui 12,80 metros de largura total. O investimento da prefeitura na obra foi de R$ 21.336.236,15.
Durante a solenidade, o prefeito Estêner Soratto destacou o impacto da obra para a cidade. “A Ponte da Guarda representa mais do que concreto e aço. Ela simboliza o respeito com a comunidade, a valorização de uma demanda histórica e o compromisso da nossa gestão em entregar obras estruturantes, que geram desenvolvimento, segurança e qualidade de vida para a população”, afirmou.
O vice-prefeito Denis Matiola também ressaltou a importância da conclusão da obra com a implantação da iluminação pública. “Desde o início, tivemos a preocupação de entregar uma ponte completa, segura e funcional. A iluminação era um antigo sonho das comunidades e hoje ela se torna realidade, trazendo tranquilidade para quem precisa atravessar a ponte, especialmente durante a noite”, destacou.
Edison Fernando Peicher de Carvalho
A ponte leva o nome de Edison Fernando Peicher de Carvalho, líder político da região da Guarda, que foi vereador por quatro mandatos entre as décadas de 1970 e 1990 e faleceu em 2014. Empresário e proprietário do Hotel Sandrini, em Termas da Guarda, Edison Peicher teve atuação marcante na defesa dos interesses da comunidade. A homenagem foi oficializada por meio da Lei nº 5.589, de 24 de novembro de 2021.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Everson Martins, de secretários, vereadores, lideranças comunitárias e representantes da família do homenageado.