Bombeiros e equipes de apoio foram acionados para fazer o resgate da vítima no bairro Santo Antônio de Pádua
CBMSC/Divulgação/Folha Regional O Corpo de Bombeiros foi acionado nesta quinta-feira, dia 22, para fazer o resgate de um homem que ficou preso a uma altura de aproximadamente 10 metros, após ter subido no telhado da igreja para instalar cabos elétricos. O acidente ocorreu na igreja do bairro Santo Antônio de Pádua, em Tubarão.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a vítima não fazia uso de qualquer dispositivo de ancoragem ou segurança, momento em que ocorreu o rompimento parcial do telhado, fazendo com que o homem ficasse pendurado no forro da igreja, o qual também apresentava rompimento estrutural, deixando a vítima em iminente risco de queda.
A guarnição iniciou técnicas de salvamento em altura, realizando a ancoragem da vítima, com o objetivo de neutralizar o risco de queda. Em seguida, foi iniciada a preparação de um sistema de redução de força e descida controlada.
Contudo, durante a montagem do sistema, a estrutura do forro passou a ceder progressivamente, impossibilitando a aproximação segura das equipes devido ao risco de colapso total da estrutura.
Diante da situação, caminhões com lança tipo muck, bem como veículos equipados com cesto aéreo foram até o local para a retirada da vítima.
A ocorrência contou com o apoio da cooperativa de energia Cergal, que disponibilizou uma caminhonete equipada com cesto elevatório, a qual foi posicionada no interior da igreja. Após a amarração do forro, com o objetivo de evitar o colapso total da estrutura, a vítima foi retirada em segurança.
Também prestaram apoio à ocorrência a empresa FAN Guindastes, que deslocou um caminhão Muck com lança de 29 metros, e a empresa Copagro, com um caminhão Muck com lança de 21 metros.
Após o término da operação de resgate, o homem foi conduzido ao hospital.