Depois do uso do aparelho, ainda vem a contenção dentária. Sim, todo paciente que passa pelo tratamento ortodôntico sabe que existem diversos cuidados importantes. Atenção na hora da limpeza e evitar alimentos duros são alguns exemplos. Mas uma coisa que não se pode evitar é o uso da contenção. O tratamento não acaba com a retirada do aparelho fixo. Chegou a hora desse tipo de aparelho, que pode ser também de modelo fixo ou móvel. Você sabe qual é a diferença entre esses dois tipos?
O que são aparelhos de contenção dentária?
Após o tratamento ortodôntico, é necessário utilizar os aparelhos de contenção para que os dentes não se movam e tragam novos problemas para a saúde bucal. Eles podem ser removíveis, feitos de polímeros termoplásticos ou de placas vulcanizadas e metal, ou fixos.
Tipos de aparelho ortodôntico de contenção
Contenção removível ou móvel: é indicado para o arco superior. Nesse tipo o paciente remove para se alimentar e realizar atividades físicas.
Contenção fixa: é posicionada no arco inferior, pois é um local com maior chance de movimentação dentária. Basicamente a função das duas é a mesma.
Por quanto tempo devo usar a contenção dentária?
O uso do aparelho de contenção é indicado para todos os casos que passaram pelo tratamento ortodôntico com o aparelho fixo, sendo assim um protocolo que deve ser seguido por todos os ortodontistas. Especialmente no primeiro ano após a retirada, a possibilidade de movimentação dentária, denominada como recidiva, é muito grande. Dessa maneira, o uso da contenção é uma maneira eficaz para manter o posicionamento correto dos dentes.
Pensando nisso, a duração para o uso de contenção será equivalente ao tempo que o paciente passou com o aparelho fixo.
Saúde bucal
Com atuação em Tubarão e Treze de Maio, o dentista compartilha informações necessárias sobre saúde bucal e as melhores dicas para manter o sorriso em dia