Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C

COLUNISTAS

Cárie dentária: o que é, quais são os sintomas e como prevenir?

23/05/2023 20h12 | Atualizada em 23/05/2023 20h12 | Por: Dr. Cláudio Rogério

As cáries dentárias são um dos problemas bucais mais comuns que existem, capazes de acometer pacientes de todas as idades. Tudo começa com o acúmulo de alimentos nos dentes somado à má ou falta de higiene bucal, que resulta nas lesões bacterianas. A boa notícia é que essa doença pode ser evitada com uma rotina de cuidados dentais e visitas regulares ao dentista. 

Como as bactérias causam cáries dentárias?

As bactérias que vivem na nossa boca adoram restos de alimentos. É neles que elas vão encontrar energia para se desenvolver e aderir aos dentes. Como resultado, acontece o acúmulo de placa bacteriana e a produção de ácidos que os corroem. Para completar, quando não retirada corretamente, através da higiene bucal diária, a placa pode dar origem ao tártaro, uma calcificação que só pode ser removida no consultório do dentista. Esses problemas bucais, desde o início do processo, apresentam como resultado os dentes muito sensíveis e os temidos buracos. 

Como prevenir a cárie dentária: a saliva tem papel importante nesse momento

Existem oito tipos diferentes de saliva em nossa boca, sabia? Você já parou pra pensar qual seria a função delas? Quando as bactérias começam a atacar os restos de alimentos que comemos, a saliva entra em ação para ajudar a recuperar as partes atacadas, equilibrando a acidez bucal. Por isso, tanto a escassez quanto o excesso do líquido podem provocar problemas bucais. Podemos dizer que a saliva é o nosso escudo de proteção na luta contra as cáries dentárias.

Dor de dente é um dos sintomas da cárie dentária

A dor no dente é o sintoma mais comum de uma cárie dentária, mas não o único. Dentes escurecidos e sensibilidade a alimentos quentes e frios também indicam a possibilidade, e ninguém quer que o momento prazeroso de uma refeição se torne dolorido. Mas, atenção: dores no dente também podem estar associadas a outras partes do corpo, conhecidas como dor reflexa ou irradiada. Seu dentista é sempre a melhor pessoa para fazer um diagnóstico seguro.

Para cada caso de cárie dentária, um tratamento

Se você descobriu que tem cáries ainda no início, menos mal. Um tratamento com flúor ajudará a evitar que as bactérias continuem maltratando o dente, e, em outros casos, a restauração pode ser indicada. Em casos um pouco mais profundos, pode ser recomendado extrair parte ou todo o dente, colocando uma prótese no lugar. 

A prevenção da cárie dentária é o melhor remédio. Uma boa escovação depois das refeições não dá chance para as cáries.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!