Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C

COLUNISTAS

Hipersalivação: quais as causas e consequências?

17/08/2022 06h50 | Por: Dr. Cláudio Rogério
***

Clareamento dental caseiro é seguro? Saiba os riscos e benefícios

02/08/2022 20h38 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Conquistar um sorriso mais branco é uma das maiores preocupações atuais para quem dá valor à sua saúde bucal. A odontologia estética disponibiliza os melhores recursos para isso, mas também é possível conquistar esse feito através de métodos caseiros. Entretanto, eles exigem muito cuidado porque nem tudo atinge o efeito desejado e pode prejudicar seus dentes.

O que não pode?

Você já deve ter pesquisado na internet e lido que água oxigenada, bicarbonato de sódio ou até mesmo o limão podem clarear seu sorriso. A utilização desses produtos não tem eficiência nenhuma e podem causar sérios danos aos dentes e gengivas, como queimaduras químicas e pulpite, que é a inflamação da polpa do dente.

O uso destas substâncias abrasivas pode também ter efeito erosivo sobre o dente, removendo o esmalte, que é sua principal proteção. Se isso acontecer, a dentina acaba sendo exposta, causando infecção e sensibilidade. Por isso, nada de se arriscar. Antes de tomar qualquer atitude, consulte seu dentista e veja o que é recomendado.

O que pode?

Existem muitos produtos aprovados pelos dentistas que podem ser usados para clarear os dentes em casa, mas exigem disciplina de quem faz uso deles. O procedimento da moldeira com gel clareador é um deles. Ela deve ser usada todos os dias por um período determinado pelo seu dentista. O tempo de uso vai variar de acordo com a substância usada para o tratamento e também com a condição dos dentes.

O creme dental com ação whitening é uma excelente opção para o branqueamento feito no conforto de sua casa. Esse produto tem capacidade de branquear os dentes em três dimensões e remover até 90% das manchas, prevenindo o aparecimento de novas e deixando seus dentes mais brilhantes e protegidos a cada escovação. Bom demais, né?

Principais cuidados

Dizem que o barato, muitas vezes, sai caro. Por isso, é necessário ter cuidado, pois qualquer procedimento feito de forma errada pode causar problemas irreversíveis, mudança na tonalidade dos dentes ou sensibilidade dentária. As técnicas precisam ser usadas com cautela e, acima de tudo, sob supervisão de um profissional. Só assim é possível ter sucesso no procedimento.

Conheça 6 causas comuns de sangramento na gengiva

19/07/2022 19h27 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Sangramento na gengiva é um sinal de que algo não vai bem com a saúde bucal. O quadro costuma ter relação com gengivite, uma inflamação que ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana e/ou tártaro na gengival. Se não for tratado, o problema evolui para periodontite e pode resultar na perda do dente.

Contudo, antes de tirar conclusões precipitadas, o ideal é sempre consultar um dentista primeiro. A gengiva sangrando também pode ser causada por outros fatores menos graves, mas que ainda assim merecem atenção especial.

6 causas de sangramento

1 - Gengivite: doenças periodontais são as principais causas de gengiva sangrando
2 - Tabagismo: o hábito de fumar deixa as pessoas mais suscetíveis a inflamações na gengiva
3 - Próteses dentárias: estrutura mal posicionada machuca a gengiva e pode causar sangramento
4 - Uso incorreto da escova e do fio dental: higiene mal feita pode causar sangramento na gengiva depois da escovação
5 - Má alimentação: deficiência em alguns nutrientes favorece sangramentos na gengiva
6 - Diabetes: pessoas com a doença podem sentir a gengiva sangrando do nada.

Dicas para aliviar a dor depois da manutenção do aparelho ortodôntico

05/07/2022 19h40 | Por: Dr. Cláudio Rogério

É comum sentir um desconforto após a manutenção do aparelho, por causa dos ajustes para corrigir o posicionamento dental. Confira abaixo algumas dicas que separamos para te ajudar a aliviar esse desconforto.

O aparelho ortodôntico é indicado para corrigir o posicionamento dental e traz benefícios a médio e longo prazo. O tempo de duração do tratamento depende da indicação do dentista e da evolução, durante esse período, para alcançar o objetivo esperado. Além de corrigir a posição dos dentes, ele previne disfunções na mastigação, na fonação e até na respiração.

Durante o acompanhamento de manutenção é provável que nos primeiros dias exista algum desconforto. Mas é possível seguir passos simples e dicas caseiras para ajudar no alívio da dor no paciente.

Como diminuir o desconforto após a manutenção?

Para realizar o tratamento completo e conseguir um sorriso mais bonito, saudável e harmônico, é necessário fazer o acompanhamento e manutenções, como indicado pelo dentista.

Após as manutenções, algumas dicas para aliviar o incômodo que o aparelho ortodôntico pode causar:

Evite alimentos duros nos primeiros dias

Alimentos muito duros podem aumentar o desconforto. Opte nos primeiros dias por alimentos mais líquidos e pastosos que não exijam muita ou nenhuma mastigação.

Faça compressas de gelo

As compressas de gelo são uma ótima opção para aliviar a região dolorida. Elas funcionam como uma forma de anestésico e ainda evitam possíveis inflamações.

Use analgésicos indicados pelo ortodontista

Quando recomendados pelo ortodontista, os analgésicos podem ajudar a aliviar o desconforto, em caso de dor mais forte. É fundamental seguir a recomendação do dentista e tomar a dosagem adequada.

Utilize cera dental e pomadas anestésicas

Peça indicação para seu ortodontista de cera dental e pomadas anestésicas de confiança. Elas irão ajudar no momento pós-manutenção do aparelho.

Tome chá de camomila

Além dos diversos benefícios do chá de camomila para o corpo, ele diminui a dor provocada pela pressão do aparelho ortodôntico e acalma a gengiva inflamada.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!