Não adianta negar que o esporte tubaronense é um celeiro de craques – e não só no futebol, mas no futsal, vôlei, basquete, ginástica artística e tantas outras modalidades esportivas. Mas é no futebol que a gente sempre se lembra dos que iniciaram por aqui e ganharam o mundo. Zenon, Eduardo, Renan Bressan, Karl e segue uma extensa lista... Porém, um nome vem chamando atenção no futebol da capital: atuando pelo sub-13 do Avaí, Francisco Medeiros Martins, carinhosamente chamado de Chico. Por aqui já narrei jogo em que ele atuou, e o chamavam de Chicão. O périplo no mundo da bola iniciou aos cinco anos, no Pequenos Leoninos (Hercílio Luz). Em paralelo, atuava pela ADFT/Tubarão Futsal, mas, com um convite do professor Carlos Felipe, Chico evoluiu muito. Era nítida a sua qualidade técnica.
Primeiro título pelo Avaí
Aos oito anos, ele ingressou na Escolinha do Maccari, a convite do treinador Edson da Silva. O saudoso Edson Maccari comentava da qualidade dele na bola parada, aprimorando os fundamentos com os professores Edson, Gui e Murilo. Numa competição de escolinhas, Chico cruzou com os observadores do Avaí, que o convidaram para fazer um teste no clube da capital. Murilo acompanhou Chico, e, após três semanas de avaliação, o tubaronense foi aprovado. Na categoria sub-13, já conquistou um título pelo clube. Disputando competição na categoria sub-14, Chico ergueu o troféu vencendo o Palmeiras (SP) na decisão. Aos 12 anos, ele vem trilhando um belo caminho no futebol, contando com o apoio dos pais e familiares, que não medem esforços para lhe apoiar em todos os momentos e, claro, torcendo pelo seu sucesso no disputado mundo da bola.
Chico busca o título estadual
Atualmente disputa a Copa Santa Catarina. Em campo, ocupa a função de lateral-esquerdo e, quando necessário, zagueiro. Classificado às semifinais e com a melhor campanha dos oito clubes participantes, o Avaí busca a vaga na decisão nos dias 15 e 22 deste mês, com a primeira partida sendo disputada em Blumenau. O adversário será o NFC. A partida de volta será realizada em Florianópolis, no CETEFA João Nilson Zunino. O adversário da final sairá do confronto entre Chapecoense e Figueirense. Anotem o nome deste garoto. Com certeza, irá brilhar no nosso futebol, levando o nome da cidade de Tubarão.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas