Sábado, 21 de fevereiro de 2026
Tubarão
27 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
18 °C

COLUNISTAS

Prova de fogo

17/02/2026 20h08 | Atualizada em 17/02/2026 20h08 | Por: Eduardo Ventura

Um leitor assíduo e crítico do futebol da nossa Cidade Azul fez algumas considerações que acho importante dividir expressando a minha opinião, pois fui indagado sobre quem estaria se preparando melhor para a disputa da segunda divisão, que vamos chamá-la de eliminatórias da Copa do Mundo. Sim, pois o ápice é o retorno ao pelotão de elite do futebol catarinense. Lembrando que em 2027, pelo andar da carruagem, com Figueirense, Joinville e Carlos Renaux, e nesta prova de fogo, teremos apenas um clube ascendendo à Série A no ano que vem. E o Marcílio? Esse está sabendo jogar cada partida com uma final de Copa do Mundo e vai garantir a sua permanência entre os melhores de SC. 

Bola da vez

Sem clubismo ou paixão pelos profissionais que estão no comando, eu não nego a minha devoção ao Nasareno Silva, figura marcante na história do futebol de Tubarão. Por ter trabalhado nos dois clubes, tem o olhar clínico. O seu último feito chama-se Moisés, ele mesmo, que atualmente joga pelo Santos, de Neymar e Gabigol. Na estreia contra o Velo Clube, marcou o primeiro dele com a camisa do alvinegro praiano. Foi revelado por ele. Chegamos à conclusão de que, se deixar ele trabalhar com a caneta na mão, com um trabalho de garimpagem no futebol do Nordeste, Silva montará um elenco qualificado, sempre alinhado com Jailson Zatta, comandante tricolor. Ficou bem claro na coletiva de apresentação que a bola da vez é Nasareno Silva. Com crédito com todos, saberá conduzir o retorno do Peixe à primeira divisão.

Ainda estou aqui

Pelos lados do Aníbal Torres Costa, Diego Cope assume uma responsabilidade digna de diretor de filmes de ação. Alguns poderão dizer que é drama, mas, no clima de “Oscar”, eu reafirmo no título “Ainda estou aqui” o retorno do clube às redes sociais, deixando aberto para a interação com o torcedor a contratação de treinador de confiança de Cope. Rogério Correa tem um título e um excelente trabalho no Marcílio Dias. O que me gera uma certa dúvida é com relação ao valor que o clube irá investir na competição, pois será necessário um elenco com no mínimo 15 jogadores cascudos, em que a margem de erro será o mínimo possível. Ainda em paralelo, precisa recuperar a estrutura do clube para passar pela vistoria da FCF e poder sediar os jogos em casa. Em resumo, os dois clubes seguem no mesmo patamar em busca da única vaga disponível para jogar a Copa do Mundo de SC em 2027.

Correu da raia

Durante a coletiva de apresentação de Nasareno Silva, o presidente do CA Tubarão SAF, Juliano Mendes, anunciou que o clube está disponível para venda. O empresário acordou de um sonho que aos poucos foi virando pesadelo para ele e sua família. O fracasso na temporada passada foi um dos fatores. Eu aponto outro: o desgaste com o atual presidente, que ameaçou renunciar ao cargo e não o fez, deixando cicatrizes profundas na relação SAF x Clube Associativo. Lamento profundamente a decisão, mas se faz necessária, ainda mais pelo fato de apenas um clube subir. No jargão, Mendes correu da raia. O investimento é alto e o retorno é baixo.

Nilton Carara Nandi

10/02/2026 22h00 | Atualizada em 10/02/2026 22h00 | Por: Eduardo Ventura

Um apaixonado pelo futebol

A Cidade Azul se despediu na última segunda-feira (9) do desportista e empresário Nilton Carara Nandi, aos 77 anos, vítima de um infarto. Ele deixa a esposa, três filhos, cinco netos e um círculo amplo de amigos. Niltão foi um grande desportista e comerciante por décadas no bairro de Oficinas, um dos maiores, ou na contagem dele, o maior artilheiro do futebol amador. Era um sujeito de bom coração, repassando isso aos filhos e netos. Não tinha tempo ruim com ele. Lembro as inúmeras conversas que tivemos falando de Tubarão, Hercílio Luz e futebol amador. No rádio um ouvinte assíduo quando o assunto era futebol e nos times em que os filhos jogavam. Quero deixar o meu sentimento de pesar aos amigos Junior, Ana Paula e Helton e familiares pelo seu falecimento. 

Um feito inédito para CEFF/INSFUT

Quando se tem planejamento, organização e um pouco de ousadia, a tendência a longo prazo é que o projeto se torne referência. Me refiro ao CEFF/INSFUT. Mais um passo foi realizado pela entidade ao confirmar pelo segundo ano a participação no Catarinense de Futsal – Categorias de Base nas categorias Sub-12 e 14. O convite partiu da federação, através do diretor-técnico, o professor José Acco. Em 2024 dizia que o projeto já estava maduro na região e seria importante dar um passo à frente. A caminhada em casa inicia com a categoria Sub-14, com estreia marcada para os dias 13 e 14 de março em Tubarão. Como qualquer equipe a CEFF/INSFUT segue na busca de patrocinadores para a caminhada. Interessados em apoiar podem fazer contato pelo (48) 9 9686-3185.

De olho no Cambura

Sem entrar no mérito da questão para não polemizar, o modelo de projeto e gestão do Camboriú tem que ser ao menos analisado pelos gestores do futebol do sul do Estado. Com direito à excursão em Portugal, eliminando o Avaí por uma vaga nas semifinais, e dentro da Ressacada, estando a 180 minutos de uma vaga na Copa do Brasil e decidir pela primeira vez um Catarinense da Série A. O adversário será o Barra, um desafio que precisa ser superado, mas pelo visto vai conseguir.

Fazendo história no Canarinho

Por onde passa o técnico Raul Cabral deixa a sua marca. E no Rio Grande do Sul não está sendo diferente. Além de garantir uma vaga nas quartas de final do Gauchão, tendo vencido na primeira fase o Internacional, na última sexta-feira, em partida única, venceu em pleno estádio Centenário, em Caxias do Sul, o Caxias pelo placar de 2 a 0, com destaque para o lateral Cleiton (ex-Hercílio Luz). Com quatro gols é um dos artilheiros da competição. A classificação garantiu para o Canarinho uma vaga na Copa do Brasil em 2027 e o sonho de conquistar o título gaúcho pela primeira vez. O adversário será o Internacional, com o segundo jogo sendo em Porto Alegre. O primeiro será no domingo em Erechim. Quem passar (espero que seja o Ypiranga) enfrentará Grêmio ou Juventude na decisão.

Anúncio da trombetas

03/02/2026 21h25 | Atualizada em 03/02/2026 21h25 | Por: Eduardo Ventura

Os últimos dias do mês de janeiro foram determinantes para reativar a paixão dos torcedores do Leão do Sul e do Peixe. O anúncio do retorno de Nasareno Silva para ser o novo homem forte do futebol tricolor e, no mesmo dia, o Hercílio Luz não só anunciou um novo gestor para o futebol, como abriu os comentários nas redes sociais, dando boas-vindas a Diego Cope, deixaram claro que o calendário 2026 iniciou buscando o mesmo objetivo: o acesso à primeira divisão em 2027. 

Renascimento do futebol tubaronense

O trabalho de Silva dispensa qualquer comentário.Por tantas vezes ele atuou nos dois, sendo responsável por reerguer a instituição. Na disputa entre os dois clubes, o Tubarão sai em vantagem por não precisar mostrar a sua capacidade. Pela experiência no mundo da bola, por outro lado Diego Cope tem um longo caminho a percorrer, mas em curto prazo, tem que reativar toda a estrutura de um clube que fechou as portas após o rebaixamento. Mas no alinhamento da comunicação, ganhou pontos mesmo com aqueles torcedores mais críticos, onde a paixão fala mais alto. Me refiro a ambos os lados da cidade: quem ganha? Sem dúvida, o futebol, que renasce após um ano de muito aprendizado.

AVT abre vagas para escolinha

A Associação de Vôlei Tubaronense (AVT) é uma associação beneficente que atua desde 2019 e hoje soma quase 400 crianças e adolescentes atendidos. Seguirá em 2026 com um trabalho que acho fantástico na preparação e busca de novos atletas para a modalidade. A escolinha já está em fase de inscrições e captação de novos atletas. Os recursos para custear os professores são oriundos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), com as aulas sendo ministradas pela professora Maria Cristina Cardoso, recémformada pela instituição de ensino superior Univinte Fucap, atuando com o professor Leandro Ponciano, técnico das equipes da Olesc masculino AVT. A dupla estará junta no período matutino e vespertino, trazendo muito conhecimento tanto no vôlei de praia quanto no vôlei de quadra.

Seletiva municipal dos Jasti

Os atletas com 60 anos ou mais de Tubarão iniciam a disputa por uma vaga na fase estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). As seletivas municipais acontecem nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1° de março, com os locais ainda a serem divulgados pela Fundação de Esporte. Após a seletiva municipal, os atletas seguem para a fase regional e, posteriormente, para a fase estadual, que será realizada entre os dias 17 a 21 de abril em Joinville. As modalidades disponíveis para participação são dominó, bocha, canastra, truco, beach tennis e vôlei adaptado.

Atividades suspensas

27/01/2026 23h32 | Atualizada em 27/01/2026 23h32 | Por: Eduardo Ventura

A queda de braço que ocorre desde o ano passado ganha mais um capítulo triste na recente história de clara divisão entre clube associativo e SAF. De um lado Zé Martins, que anunciou renunciar ao cargo de presidente e segue firme igual uma rocha. Do outro lado, Juliano Mendes, dono da SAF tricolor, que, segundo interlocutores, quer a saída imediata de Martins. Na outra ponta, o principal ativo do clube: a torcida. Sim, a torcida tricolor, através da sua apaixonada torcida organizada, informou em nota a suspensão imediata e por tempo indeterminado de todas as atividades relacionados às ações da Torcida Organizada Batalhão Garra Tricolor, inclusive com o mascote. A nota se posiciona de forma contrária, e em hipótese alguma, à fusão ou qualquer outro tipo de acordo para se formar um clube só em Tubarão com o seu rival, o Hercílio Luz. 

Basta renunciar

Já me posicionei aqui por algumas vezes e entendo o posicionamento da BGT em forma de retaliação, exigindo a saída do presidente do clube associativo. É justo esse pedido, mas faltou um pequeno detalhe para que tudo isso pudesse ser realizado sem a ruptura entre torcida e clube associativo: a entrega da tal carta de renúncia. A torcida não escolheu um lado, e sim apoiar quem está de fato investindo no clube. O acesso tem que ser este ano, com o quadrangular do rebaixamento da Série A definido e com a possibilidade de ter no ano que vem Joinville, Figueirense e Marcílio Dias. A possibilidade para a dupla da Cidade Azul ficar por mais alguns anos na segundona é algo real e sem precedentes.

Estado de abandono

Repercutiu na imprensa da capital o estado de abandono do Estádio Dr. Aníbal Torres Costa. O jornalista Polidoro Júnior divulgou imagens que particularmente não são novidade nenhuma para um clube SAF que encerrou as atividades após o rebaixamento na temporada passada. Se na casa da gente a manutenção tem que ser periódica e preventiva, imagina num clube de futebol e num estádio onde, ao longo dos últimos anos, foram feitos trabalhos paliativos para passar na vistoria da FCF. Nas próximas semanas, o estádio será submetido à tradicional visita por parte da federação para sediar os jogos da Série B. Da forma em que está atualmente, vai ter que pedir emprestado ou alugar o Estádio Emília Mendes Rodrigues, na cidade de Imbituba. Em tempo: o estádio foi vendido há alguns anos, e a SAF colocou o clube à venda. Triste fim para um clube centenário.

Vaga nas quartas

E por falar em Hercílio Luz, o ex-treinador do Leão do Sul, o tubaronense Raul Cabral, decide no sábado uma vaga nas quartas de final do Campeonato Gaúcho. Dirigindo o Ypiranga de Erechim, recebe no Colosso da Lagoa o São José. No último sábado quem marcou os gols no empate contra o São Luiz foi o ex-lateral Cleiton. Por lá estão o goleiro Zé Carlos (ex-Criciúma) e o volante Igor Silva. Seguimos na torcida pelo Mister Cabral.

Competição definida

20/01/2026 22h02 | Atualizada em 20/01/2026 22h02 | Por: Eduardo Ventura

A Copa Sul dos Campeões, tradicional competição de futebol amador que envolve as ligas não profissionais do sul de Santa Catarina, definiu na última sexta-feira os clubes que irão participar e a fórmula de disputa, com início previsto para o dia 28 de fevereiro. A LTF terá apenas um representante, o Barreirinhos de Pescaria Brava. O clube bravense buscará o feito de Santo Anjo e Alvorada, campeões da competição em 2005 e 2008. O clube está no grupo A, ao lado de Içara e Village, que se enfrentam na rodada de abertura, com o Barreirinho folgando na primeira rodada, que terá ainda os seguintes jogos: Grupo B - Termas x Quase Gol - (Vila Nova folga); Grupo C - União BN x Mampituba - (União de Armazém folga); Grupo D - Metropolitano x 7 de Setembro - (Juventus folga). Os finalistas conquistam uma vaga no estadual de amadores, que será disputado no segundo semestre. 

Temporada 2026

O Tubarão Futsal anunciou nesta segunda-feira, dia 19, o retorno das atividades para a temporada 2026, e com duas novidades. A primeira é que o ex-atleta e capitão Marinho assumirá a função de gerente técnico. A segunda é a chegada da nova fornecedora de material esportivo. A partir deste ano o Tubarão Futsal passa a ser patrocinado pela Athleta, marca que fornecerá todo o material esportivo do clube. Com relação ao anúncio de atletas, o clube segue em busca de reforços no mercado da bola pesada.

Praião no Mar Grosso

A prefeitura de Laguna, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, promoverá até dia 23 de fevereiro o Campeonato Municipal de Futebol de Areia 2026, conhecido como Praião. A competição iniciou no último final de semana nas areias da Praia do Mar Grosso com bom público e jogos bastante disputados. O evento deste ano conta com uma adesão expressiva, reunindo atletas de diversas gerações, distribuídos em três categorias: Categoria Livre: 12 equipes na disputa pelo título; Categoria 40tão: 7 equipes trazendo a experiência para a quadra; e Feminino: 3 equipes confirmadas na busca pelo troféu. Os jogos estão programados para todos os sábados e domingos, prometendo movimentar o esporte local e o turismo durante toda a temporada de veraneio.

Jogos de verão

O município de Laguna segue com uma agenda esportiva muito movimentada. Além do Praião, acontecem nos balneários os Jogos de Verão. Duas etapas já foram realizadas, nas praias do Cardoso e Itapirubá. Dezenas de atletas em disputas de vôlei de praia, nas categorias feminino (quarteto) e masculino (duplas), promovendo integração, lazer e incentivo à prática esportiva.  Os Jogos de Verão 2026 seguem com novas modalidades e etapas ao longo da temporada. Os próximos jogos acontecem na Praia do Mar Grosso nos dias 24, 25, 31 e 01/02.

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!