Terça-feira, 13 de maio de 2025
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C

COLUNISTAS

Enzo Tartari faz história no futsal de base

06/05/2025 22h04 | Atualizada em 06/05/2025 22h05 | Por: Eduardo Ventura

O futsal é feito de gols, dribles e vitórias, mas também de histórias que inspiram. E uma delas marcou o Campeonato Catarinense Sub-11 no último fim de semana: Enzo Ferreira Tartari, de 10 anos, entrou em quadra e deixou sua marca como o primeiro atleta amputado a disputar uma partida oficial da competição. 

Natural de Tubarão, Enzo nasceu com uma má formação na perna esquerda e passou por uma amputação ainda pequeno. Nada disso, porém, o impediu de seguir seu maior sonho: jogar futebol. Vestindo a camisa do CEFF Pedras Grandes, ele atuou como goleiro na partida contra a Elase, com garra e alegria de quem venceu muito mais do que um jogo. Além de defender o CEFF, Enzo também participa da escolinha Conexão Comunitária e compartilha sua jornada nas redes sociais, no perfil “Vida com Prótese”.

A presença de Enzo nos jogos é uma vitória coletiva: dele, de sua família, dos clubes envolvidos e de toda a comunidade esportiva catarinense. Ele abriu portas para que outras crianças com deficiência acreditem que também podem viver seus sonhos no esporte. Esse momento histórico e reforça seu compromisso com a inclusão e o incentivo à participação de todas as crianças no esporte, independentemente de suas limitações físicas. Casos como o de Enzo mostram que o futsal vai muito além das quadras, é um instrumento de transformação social, empoderamento e pertencimento.

Um projeto que deixa de lado o resultado e sim oportunizar as todas as crianças a chance de competir numa competição federada, parabéns Daniel, Douglas, Marcelo, comissão técnica, pais e tantos anônimos que fazem parte desta linda história, pra cima deles Enzo, nós sempre estaremos ao teu lado, vibrando, se emocionando e que seja o exemplo para muitas crianças da nossa região.

ATFF na Recopa Catarinense

29/04/2025 20h56 | Atualizada em 29/04/2025 20h57 | Por: Eduardo Ventura
Eduardo Ventura/Ventura Sports/Divulgação/Folha Regional

O futsal feminino da Cidade Azul, campeão catarinense da Série Prata Adulto em 2024, abre o calendário esportivo de Santa Catarina. Na disputa da Recopa Catarinense enfrentará o Barateiro de Brusque, campeão da Série Ouro. A partida de ida será realizada na Arena Estêner Soratto, nesta sexta-feira, a partir das 19h30. O jogo da volta será em Brusque. Com vaga garantida na principal competição estadual, que reúne os clubes que disputam a Liga Nacional Feminina, o clube ainda não definiu a sua participação devido ao alto valor do investimento com viagens. Mesmo assim é um grande avanço da Associação Tubaronense de Futsal (ATFF), que busca sempre manter o trabalho realizado com excelência pelos professores Betinho e André, comissão técnica e atletas que fazem parte da associação. 

O novo bolsa atleta e técnico

A prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Esporte, realizou na última quinta-feira a cerimônia de outorga do Programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2025. A iniciativa, criada em 2011, visa reconhecer e apoiar atletas e técnicos do município nas modalidades educacional e, em casos específicos, de alto rendimento. Em 2025, dos 215 inscritos 150 foram considerados aptos a receber o benefício. A prefeitura investirá aproximadamente R$ 3 milhões no programa ao longo do ano, com pagamentos em 11 parcelas. O prefeito Estêner Soratto anunciou que as três primeiras parcelas serão pagas de uma vez até o final de abril devido à atualização do edital e processos de início de gestão.

Anotem este nome

Fiquem de olho nele! Cria do futsal da nossa cidade, o tubaronense Cauã Zappelini, jogador do Botafogo (RJ), conquistou a Copa Dallas Cup, competição de base disputada nos EUA. O meia vem chamando atenção do americano John Textor e de clubes da Europa. Aos 18 anos, já foi relacionado para atuar na equipe principal. Na atual temporada jogou a Copa São Paulo de Futebol Junior, na qual marcou um gol, e segue no Brasileirão Sub-20 e Copa Rio, à espera de uma oportunidade no elenco profissional.

Eternizando as raízes

22/04/2025 22h02 | Atualizada em 22/04/2025 22h02 | Por: Eduardo Ventura

Quando o futebol se faz de forma organizada, os frutos começam a ser colhidos bem antes de a bola rolar. O trabalho de organização do Clube Atlético Tubarão SAF já engoliu o rebaixado Hercílio Luz. O silêncio sepulcral do Colorado abriu espaço para mostrar que a Cidade Azul tem condições de fazer o melhor dentro de campo e fora dele. Convido o torcedor ou não do Peixe a acompanhar as redes sociais do clube e assistir ao filme de lançamento do uniforme. Publicado usando o bairro de Oficinas como locação, resgatou para os saudosistas os símbolos do bairro da Zofa, com torcedores apaixonados pelo Tricolor da Vila, aliás, que nunca abandonaram o Peixe, e jogadores com a missão de colocar o clube na elite do futebol catarinense em 2026. 

Canal 100 tricolor

Ressaltamos o trabalho da dupla que assumiu a comunicação do clube, digno de Canal 100. Bianca Coan e Roger Cancelier (ambos tubaronenses) trabalharam em parceria com a torcida organizada e atletas com o objetivo de entregar um resgate histórico, algo que nunca tive a oportunidade de acompanhar no esporte tubaronense. Resgate das vozes de Vânio Santos (in memoriam) e o mais torcedor do futebol de Oficinas, o amigo Danei Tartari. Com a narração de Alexandre Galdino, é de arrepiar. Que siga o processo de aproximação do clube com a comunidade externa. Com liberdade e sem censura se reconstrói algo que foi esquecido na Cidade Azul.

Pré-venda do manto

E quem quiser acompanhar os jogos do Peixe devidamente fardado já pode fazer a sua aquisição na pré-venda disponível da camisa tricolor ou branca pelo valor de R$ 259,90. Os pedidos podem ser realizados pelo fone (48) 9 9928 - 2526 com Aline. “Nos trilhos da história, levamos com orgulho o nome, as cores e o escudo de Tubarão. E, agora o nosso povo tem um novo manto para eternizar as raízes dessa cidade.” Essa é uma parte do texto de divulgação da pré-venda da nova camisa.

Atlético Tubarão: Ressurgindo das cinzas

15/04/2025 22h10 | Atualizada em 15/04/2025 22h10 | Por: Eduardo Ventura

O Clube Atlético Tubarão completou 20 anos em meio a altos e baixos. Ressurge com nova gestão, mostrando competência e sabendo fazer a administração de um clube SAF. Eu estive uma ou no máximo duas vezes conversando com Juliano Mendes, mesmo tímido e reservado. Ele entregou as chaves do clube para Felipe Gil, profissional competente e com credibilidade no meio do futebol. Basta olhar o elenco que está montando com o professor Sandro Sargentim. Gil está remodelando um clube sucateado e abandonado pela SPE, e com um único objetivo: jogar a elite em 2026 e ser o único representante da Cidade Azul na competição. 

Campeã catarinense

A atleta Juliana Gomes, de 15 anos, conquistou o pódio na 1ª etapa do Campeonato Catarinense de Jiu-Jítsu 2025. A competição ocorreu no último fim de semana na Arena Multiuso de São José. Ela competiu na categoria feminino juvenil, faixa azul e peso pena, enfrentando adversárias em combates de alto nível técnico. Foram duas lutas com duas finalizações. Juliana superou as adversárias e garantiu o 1º lugar no pódio. Agora, Juliana se prepara para o maior desafio da temporada até aqui: o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu da CBJJ, que acontecerá nos dias 3 e 4 de maio, em Barueri (SP). Além disso, ela também pretende competir em outras etapas e eventos importantes ao longo do ano. Interessados em apoiar a atleta podem entrar em contato pelo Instagram @julianarosagomes_.

Destaque no Circuito Caixa

O tubaronense Aislan Júnior, de 15 anos, foi destaque no Campeonato Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2025 – Seletiva Paralimpíadas Escolares. Em Santa Catarina, as competições ocorreram no último final de semana em Florianópolis. O paratleta representou neste sábado, dia 12, os municípios de Tubarão e Braço do Norte por meio da Associação Esportiva e Paradesportiva de Braço do Norte (Asespp). Os competidores conquistaram 22 medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. Aislan Júnior trouxe na bagagem três medalhas de ouro nas modalidades de arremesso, corrida de 100 metros e 200 metros rasos. 

Leão do Sul à venda

Em entrevista ao Caio Maximiano (Rádio Cidade), o CEO Vinicius Gaindzinski confirmou que o Hercílio Luz FC SAF está em busca de um novo investidor para repassar a SAF. Vamos aguardar quem vai comprar um clube sem estádio, rebaixado e com imagem arranhada pelo trabalho da gestão do futebol.

João Vitor Rigotti

08/04/2025 21h39 | Atualizada em 08/04/2025 21h39 | Por: Eduardo Ventura

O ano era 2008

A cidade de Chapecó foi palco de mais uma partida do estadual de futsal Série Ouro. O encontro entre Chapecoense e ADFT foi marcado pelo empate em 2 a 2. Me recordo que em 2008, quando comecei a acompanhar o futsal de base com a categoria sub-8, havia um menino muito tímido, mas apoiado pela família, chamado João Vitor Rigotti. Sim, o autor do gol de empate atuando como goleiro-linha é a prova da persistência de uma família que passou a se dedicar ao futsal. No ano seguinte, o outro irmão, o Dudu, passou a jogar nas categorias de base do clube. 

O resiliente João Vitor 

A vibração com o gol marcado por João Vitor Rigotti é o sinônimo da resiliência em busca do seu objetivo, cobrado e corneteado por ser filho do presidente e levar adiante o sobrenome Rigotti. João merece, sim, todo o carinho e respeito por vestir as cores do clube da cidade natal e se emocionar com o abraço caloroso do técnico Bruno Silva ao ir no encontro do professor após o gol de empate. A trajetória de um atleta não inicia no último sábado com o gol marcado, e sim nas longas viagens, na mesma cidade, nas quadras do Colégio Marista. E agora, meu amigo Eduardo Rigotti, pode marcar o churrasco com o Maicon, pois eu sei que tens muito o que desabafar.

Vitória tricolor

O técnico Tom iniciou com pé direito a disputa do Catarinense Sub-21. As equipes do Tubarão e do Juventus se enfrentaram no Estádio Domingos Silveira Gonzalez. O clube tubaronense venceu por 2 a 1. A vitória do Tubarão foi construída no primeiro tempo com tentos anotados por Thauan e Tinoco. A equipe de Jaraguá do Sul descontou com Cadu.

Casa (re)organizada

Quando existe profissionalismo no futebol a tendência é que os objetivos traçados alcancem o êxito. Todos sabem que quando um clube de futebol se organiza de dentro para fora o ambiente fica leve. Nesta semana o CA Tubarão anunciou o término da revitalização da academia. Foi realizada a reforma e lubrificação dos aparelhos; troca do piso emborrachado para mais segurança e estabilidade; novos equipamentos e acessórios, como barra hexagonal, hack de agachamento, sandbag, anilhas e kettlebell; pintura e revitalização do ambiente.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!