Quinta-feira, 03 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C

COLUNISTAS

A terceira margem do rio

02/07/2025 00h30 | Atualizada em 02/07/2025 00h30 | Por: Eduardo Ventura

Nem nos melhores livros de Guimarães Rosa a linda história de amor da torcida do Tubarão com o elenco, o técnico Sandro Sargentim e o executivo de futebol, Felipe Gil, ia durar tão pouco tempo. Fora do G6 desde que inicio a competição, foram quatro jogos e dois pontos somados. O desespero bateu à porta, inclusive com o muro do Estádio Domingos Silveira Gonzalez pichado com “Fora, Gil”. Sem Sandro Sargentim, e com a união de todos, o objetivo será alcançado. Ainda é cedo para achar culpados. Contra o Carlos Renaux vai ser o divisor de águas. Com a presença do torcedor, cobrança haverá, mas apoiar é fundamental. Num primeiro momento é fincar bandeira na zona de classificação. 

Faltou diálogo

A mudança na legislação do bolsa atleta e técnico, com o atraso no pagamento, gerou insatisfação, e alguns treinadores procuraram o colunista para informar a situação. Claro que o atraso causou desconforto entre os treinadores. Buscamos a posição oficial da FME de Tubarão, através do seu diretor-presidente, Carlos Zamparetti, que confirmou o atraso e que nos próximos dias será feito o pagamento do mês de junho. É ruim para ambos lados, mas as mudanças internas, implementadas pela gestão do prefeito Soratto, vão gerar sempre, em algum momento, situações controversas, que com uma boa conversa entre FME e treinadores se resolvem. Faltou diálogo.

Gol inesquecível

O jogo do Tubarão contra o Corinthians, no local em que fiz vários jogos, o Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, vai ficar marcado na carreira do jovem Dudu Maximiano. O placar não importa, mas sim o gol, um prêmio e a valorização do trabalho de base feito pela ADFT, com o empenho do ex-treinador Pakito e na sequência com Léo e Bruno Silva. Dudu trabalhava meio período em uma empresa em Tubarão, quando optou por deixar o serviço e focar nos treinamentos e no futsal. O bolsa atleta, mesmo que pouco, foi importante. Acompanhei treinamentos e narrei gols, mas nada supera a alegria dele e da família com este novo passo na carreira. Em tempo, ele deixou por um período o bigode, e o chamamos de Tim Maia.

Projeto Juventude Motivada

24/06/2025 20h54 | Atualizada em 24/06/2025 20h54 | Por: Eduardo Ventura

Marco Aurélio Tocha estará em Capivari de Baixo nesta sexta-feira, dia 27, na Escola São João Batista, onde fará palestra do seu projeto Juventude Motivada. Com 29 anos de carreira no ciclismo e 10 de palestras, Tocha já falou para mais de 60 mil pessoas nos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. “Será minha primeira palestra na região da Amurel e estou bem ansioso para compartilhar minhas histórias de vida e profissional com essa meninada”, diz Tocha. 

Tubarão fora do G16

Na noite da última segunda-feira o Tubarão recebeu o Velez Camaquã (RS) pela nona rodada da Liga Nacional de Futsal e perdeu para o clube gaúcho pelo placar de 4 a 0. Foi a primeira partida na LNF sem a presença do agora ex-treinador Bruno Silva, que em comum acordo deixou o clube. O resultado tirou a equipe da Cidade Azul do G16, passando a ocupar a décima sétima posição com nove pontos. A partida foi comandada por Léo Aguiar. Aliás, a direção deveria investir no profissional, montando uma comissão técnica da casa e integrando o ex-jogador Marco Antônio Guimarães. Tenho certeza de que Léo e a experiência de Pakito poderiam contribuir com o clube sem a necessidade de trazer um profissional de fora do Estado. Sem poder de investimento, seria uma solução caseira até o fim da temporada.

O cinto apertou na Vila

O Peixe segue sem vencer na Série B. A frase, sem dúvida, foi manchete entre os torcedores e cornetas de plantão após a derrota para o Camboriú no último sábado. O time está fora do G6 e com a missão do principal objetivo na competição, que é o acesso. O técnico Sandro Sargentim e o diretor de futebol Felipe Gil sabem que o cinto apertou e foram ao mercado. Carlos Renato já chegou, treinou e jogou, e com certeza será titular. Nesta terça-feira foi anunciada a contratação junto ao Marcílio Dias do meia-atacante Juninho Tardelli, 41 anos, excelente camisa 10, que vai colocar a bola no chão e dar ritmo ao ataque. A próxima parada será no sábado, em Joinville, contra o Fluminense. E tenho certeza de que voltará da Manchester catarinense com os três pontos e no G6.

Terra arrasada já?

17/06/2025 22h37 | Atualizada em 17/06/2025 22h38 | Por: Eduardo Ventura

O empate do Tubarão contra o Metropolitano pelo placar de 0 a 0 deixou o torcedor do Peixe com o pé-atrás em relação à performance do clube na competição. São nove clubes na disputa, e com os seis primeiros colocados avançando, é muito utópico não cravar a classificação do clube. Sandro Sargentim sabe como é encardida essa competição. Tem um elenco com qualidade, porém, as lesões atrapalharam a montagem da equipe. Mas pensar em terra arrasada em dois jogos? Somou dois pontos, pior se não tivesse somado nenhum, logo contra dois postulantes ao acesso. Cabe lembrar que o Peixe folgou na primeira rodada, com um jogo a menos. Agora tem ainda pela frente mais seis jogos - dois fora de casa na sequência (Camboriú e Fluminense). Essa é a oportunidade para fazer pelo menos quatro pontos. Se vierem os seis, chegará aos oito pontos ocupando um terceiro ou quarto lugar.

Invasão tricolor

A limitação de público nos dois primeiros jogos em casa foi uma dura lição. Espero que os dirigentes tenham aprendido que o futebol se ganha dentro de campo, e não fora dele. O mea-culpa foi feito pelo próprio gestor do clube, que sabe o prejuízo no bolso pela renda que não cobriu as despesas dos dois jogos. Faltou o combustível que vem da arquibancada. No sábado vai ter invasão da torcida do Peixe em Imbituba, no Emília Mendes Rodrigues - local do mando de campo do Camboriú.

Joguinhos Abertos de SC

A cidade de Tubarão se destacou mais uma vez na fase regional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, realizados em São José, conquistando o 3° lugar na classificação geral e o 2° lugar no quadro final de troféus. Confira os resultados: 1° lugar no futsal masculino, 3° lugar no basquete masculino e 3° lugar no futsal feminino. As equipes tubaronenses brilharam em diversas modalidades e garantiram a vaga na etapa estadual da competição, que ocorrerá entre os dias 21 de julho e 1° de agosto em Rio do Sul.

Um ponto somado

10/06/2025 22h55 | Atualizada em 10/06/2025 22h55 | Por: Eduardo Ventura

A estreia do Tubarão no Campeonato Catarinense da Série B empatando com o Metropolitano pelo placar de 1 a 1 deixa claro que a competição será muito disputada. Não tenho dúvida de que os dois pontos perdidos em casa serão recuperados nos jogos fora da cidade. Com restrição de público e com apenas 128 pagantes, não teve aquela pressão do torcedor nos jogos em casa. Em campo a atuação foi regular, mas tende a crescer ao longo da competição. O clube segue como um dos favoritos ao acesso. Sandro Sargentim sabe como é traiçoeira esta competição. No próximo domingo, o adversário será encardido. Com duas vitórias, o Blumenau divide a liderança com o Nação (surpresa) com seis pontos. Um teste de fogo em que se faz necessário vencer diante do seu torcedor. 

75 anos de fundação

Na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 9, na Câmara de Vereadores de Tubarão, o vereador Nilton de Campos (PL) apresentou moção de cumprimentos ao Clube de Caça e Tiro José Siebert, que no próximo sábado, dia 14, irá completar 75 anos. Fundado em 1950, o Clube de Caça e Tiro José Siebert é uma instituição que representa a tradição esportiva e o espírito de comunidade de nossa cidade. Atualmente, o clube é dirigido pelo presidente Moacir Campos Goulart. Para comemorar o aniversário, Tubarão saiu vitoriosa na 5ª etapa do Campeonato Catarinense de Tiro ao Prato no último fim de semana.

Semifinalistas definidos

A última rodada da fase classificatória do Campeonato Municipal de Tubarão – Taça Grupo Aliança – foi disputada no domingo e definiu os quatro semifinalistas da competição. Os confrontos das semifinais serão Oriente x Santos BR3 e Sul América x Beneficiar Migsul. A competição, organizada pela Liga Tubaronense de Futebol, tem o apoio da prefeitura de Tubarão, através da Fundação Municipal de Esporte.

Em busca do acesso

03/06/2025 22h08 | Atualizada em 03/06/2025 22h09 | Por: Eduardo Ventura

Semana de estreia do Tricolor de Oficinas no Catarinense da Série B é cercada de muita expectativa pela montagem do elenco e o trabalho que está sendo realizado desde o fim do ano passado. Sandro Sargentim, com o elenco montado a dedo por ele e Felipe Gil, tem tudo para recolocar Tubarão no mapa do futebol da Série A. Com a união de todos, o acesso virá, mas passa dentro das quatros linhas. Eu acredito, e o torcedor da mesma forma. 

Luto no esporte

A região perdeu três pessoas que sempre estavam ao lado do esporte de alguma maneira. O primeiro foi o amigo e professor Ismael Medeiros. Engenheiro de formação e sócio da Duoscits, era apoiador da ATFF, onde sua filha é atleta. Na noite de domingo, Jonata Gonçalves de Souza, mais conhecido por Nona, perdeu a vida em uma colisão em Tubarão. Nos jogos que transmitíamos no Estádio Osni Pereira, em Jaguaruna, Nona sempre nos atendia muito bem, sem contar a resenha após os jogos. E na manhã da segunda-feira, Gedeval Ernesto, o Mazo, envolveu-se em um acidente de trânsito a caminho de Florianópolis. Mazo foi presidente do América, de Bentos, e campeão da Copa Master como técnico com o time em 2018. Ergueu novamente a taça em 2019, mas com o Santa Maria, de Barranceira, equipe que também comandou em 2021. Aos familiares o nosso sentimento de pesar, e que Deus dê muita força para superar esse momento difícil.

Peixe é campeão catarinense

Foi na raça e com fortes emoções a devolução da derrota de ida pelo placar de 3 a 2 e a vitória nas penalidades. O Peixe conquistou o Catarinense Sub-21. Trabalho finalizado com sucesso, e atletas da base recebendo oportunidades no elenco profissional. Tom não precisa provar mais nada para ninguém. Com comissão técnica competente e atletas comprometidos, colocou o Peixe na parte mais alta da prateleira. Título merecido!

Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!