Quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Tubarão
29 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
16 °C

COLUNISTAS

Na beira do abismo

15/07/2025 22h23 | Atualizada em 15/07/2025 22h23 | Por: Eduardo Ventura

O sonho do acesso do tricolor de Oficinas está cada vez mais distante para a sofrida torcida. O revés fora de casa expôs a fragilidade do elenco, que visivelmente não deu certo, e a culpa recai sobre o executivo de futebol, Felipe Gil, e o ex-treinador Sandro Sargentim. Nomes com experiência foram contratados, mesclando com indicações de ambos e empresários, o que em campo não traduziu no que mais importa: as vitórias e a briga efetiva pelo acesso. Agora está no abismo de ter que lutar contra o rebaixamento, ficar fora do G6 ou se classificar. Alexandre Lopes tentou armar uma equipe com as peças que tem, mas sucumbiu. A pressão não está em cima dele, e sim no elenco e gestão do futebol. Momento não é de caça às bruxas, mas de lutar até o fim. Eu acredito que irá dar certo, resta saber se os jogadores querem que dê. 

Tubarão na Copa SC

Com início previsto para o dia 7 de setembro, a edição 2025 da Copa Santa Catarina terá 17 clubes na disputa. De forma regionalizada, o Tubarão vai buscar uma vaga na Série D ou Copa do Brasil em 2026. O Peixe está inserido no grupo D e terá como adversários o Camboriú, Caravaggio e Criciúma. Os dois primeiros avançam para a fase eliminatória da competição. Com a confirmação, o clube garante pelo menos calendário até o fim de novembro caso chegue à decisão da competição. Em 2017, o clube foi campeão sob o comando de Waguinho Dias, disputando a Copa do Brasil no ano seguinte, quando eliminou na Vila o América de Natal. Já na segunda fase fez o jogo épico contra o Athletico Paranaense, sendo eliminado pelos paranaenses pelo placar de 5 a 4. Quando vencia sofreu o empate e a virada nos acréscimos.

Viagem nas estrelas

O saque criado por Tande revela algo que Tubarão viveu no último final de semana com a presença da Seleção Brasileira e mais de 4 mil pessoas. A jogada em parceria com Cacá Pavanello privilegiou o sul do Estado com três amistosos. Não tenho dúvida nenhuma de que a nossa arena deve receber mais eventos desse porte com o aval da gestão municipal, fomentando através da Fundação Municipal de Esporte.

Alexandre, o Grande?

08/07/2025 21h00 | Atualizada em 08/07/2025 21h00 | Por: Eduardo Ventura

As mudanças registradas no Tubarão nos últimos dias surtiram efeito com a vitória do tricolor, mesmo que de pênalti, aos 51 minutos da etapa final. Fora do G6, mas colado ao sexto lugar com dois pontos atrás do Camboriú, os primeiros três pontos deram alívio ao torcedor e dirigentes tricolores. Alexandre sabe das dificuldades que terá pela frente, mas assumiu o desafio de buscar o acesso à primeira divisão. Levando em consideração a história grega, Alexandre, o Grande, junto com os seus guerreiros, irá lutar até o fim nesta grande batalha. 

Cesar Neto, o retorno

Registramos o retorno às competições esportivas do jovem Cesar Neto. No final de semana sagrou-se campeão estadual de wrestling, na modalidade greco-romana, durante a etapa dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) realizada em Blumenau. O retorno marca uma nova fase na trajetória esportiva do atleta, que retomou os treinos em ritmo forte após um período de quase dois anos afastado. Cesar treina diferentes modalidades de luta: wrestling e grappling com os técnicos Cris e Thalita, da Giongo Team; jiu-jítsu com o Mestre Dudu, da Okami; e judô com os senseis Thiago, Jaison e Rodrigo, da ATJ. Quem anda faceiro com o retorno às competições, além dos pais, é o avô Cesar Damiani, um apoiador nato do esporte na região e atualmente vereador atuante no município de Jaguaruna.

CEFF lapidando talentos 

Com passagens pelo Centro de Formação Futebol e Futsal (CEFF), o jovem atleta Senna Mena Barreto assinou no fim do mês passado contrato de formação com o Cova da Piedade, clube da cidade de Almada que disputa a segunda divisão portuguesa. É importante ressaltar o trabalho de formação que é feito em Tubarão pelo Centro de Formação Futebol e Futsal. No final de semana encerrou a sua participação no catarinense de futsal sub-13, do qual participou pela primeira vez desde que foi fundado, em 2021. A disputa só foi possível por conta da parceria com o município de Pedras Grandes e parceiros do CEFF.

A terceira margem do rio

02/07/2025 00h30 | Atualizada em 02/07/2025 00h30 | Por: Eduardo Ventura

Nem nos melhores livros de Guimarães Rosa a linda história de amor da torcida do Tubarão com o elenco, o técnico Sandro Sargentim e o executivo de futebol, Felipe Gil, ia durar tão pouco tempo. Fora do G6 desde que inicio a competição, foram quatro jogos e dois pontos somados. O desespero bateu à porta, inclusive com o muro do Estádio Domingos Silveira Gonzalez pichado com “Fora, Gil”. Sem Sandro Sargentim, e com a união de todos, o objetivo será alcançado. Ainda é cedo para achar culpados. Contra o Carlos Renaux vai ser o divisor de águas. Com a presença do torcedor, cobrança haverá, mas apoiar é fundamental. Num primeiro momento é fincar bandeira na zona de classificação. 

Faltou diálogo

A mudança na legislação do bolsa atleta e técnico, com o atraso no pagamento, gerou insatisfação, e alguns treinadores procuraram o colunista para informar a situação. Claro que o atraso causou desconforto entre os treinadores. Buscamos a posição oficial da FME de Tubarão, através do seu diretor-presidente, Carlos Zamparetti, que confirmou o atraso e que nos próximos dias será feito o pagamento do mês de junho. É ruim para ambos lados, mas as mudanças internas, implementadas pela gestão do prefeito Soratto, vão gerar sempre, em algum momento, situações controversas, que com uma boa conversa entre FME e treinadores se resolvem. Faltou diálogo.

Gol inesquecível

O jogo do Tubarão contra o Corinthians, no local em que fiz vários jogos, o Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, vai ficar marcado na carreira do jovem Dudu Maximiano. O placar não importa, mas sim o gol, um prêmio e a valorização do trabalho de base feito pela ADFT, com o empenho do ex-treinador Pakito e na sequência com Léo e Bruno Silva. Dudu trabalhava meio período em uma empresa em Tubarão, quando optou por deixar o serviço e focar nos treinamentos e no futsal. O bolsa atleta, mesmo que pouco, foi importante. Acompanhei treinamentos e narrei gols, mas nada supera a alegria dele e da família com este novo passo na carreira. Em tempo, ele deixou por um período o bigode, e o chamamos de Tim Maia.

Projeto Juventude Motivada

24/06/2025 20h54 | Atualizada em 24/06/2025 20h54 | Por: Eduardo Ventura

Marco Aurélio Tocha estará em Capivari de Baixo nesta sexta-feira, dia 27, na Escola São João Batista, onde fará palestra do seu projeto Juventude Motivada. Com 29 anos de carreira no ciclismo e 10 de palestras, Tocha já falou para mais de 60 mil pessoas nos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. “Será minha primeira palestra na região da Amurel e estou bem ansioso para compartilhar minhas histórias de vida e profissional com essa meninada”, diz Tocha. 

Tubarão fora do G16

Na noite da última segunda-feira o Tubarão recebeu o Velez Camaquã (RS) pela nona rodada da Liga Nacional de Futsal e perdeu para o clube gaúcho pelo placar de 4 a 0. Foi a primeira partida na LNF sem a presença do agora ex-treinador Bruno Silva, que em comum acordo deixou o clube. O resultado tirou a equipe da Cidade Azul do G16, passando a ocupar a décima sétima posição com nove pontos. A partida foi comandada por Léo Aguiar. Aliás, a direção deveria investir no profissional, montando uma comissão técnica da casa e integrando o ex-jogador Marco Antônio Guimarães. Tenho certeza de que Léo e a experiência de Pakito poderiam contribuir com o clube sem a necessidade de trazer um profissional de fora do Estado. Sem poder de investimento, seria uma solução caseira até o fim da temporada.

O cinto apertou na Vila

O Peixe segue sem vencer na Série B. A frase, sem dúvida, foi manchete entre os torcedores e cornetas de plantão após a derrota para o Camboriú no último sábado. O time está fora do G6 e com a missão do principal objetivo na competição, que é o acesso. O técnico Sandro Sargentim e o diretor de futebol Felipe Gil sabem que o cinto apertou e foram ao mercado. Carlos Renato já chegou, treinou e jogou, e com certeza será titular. Nesta terça-feira foi anunciada a contratação junto ao Marcílio Dias do meia-atacante Juninho Tardelli, 41 anos, excelente camisa 10, que vai colocar a bola no chão e dar ritmo ao ataque. A próxima parada será no sábado, em Joinville, contra o Fluminense. E tenho certeza de que voltará da Manchester catarinense com os três pontos e no G6.

Terra arrasada já?

17/06/2025 22h37 | Atualizada em 17/06/2025 22h38 | Por: Eduardo Ventura

O empate do Tubarão contra o Metropolitano pelo placar de 0 a 0 deixou o torcedor do Peixe com o pé-atrás em relação à performance do clube na competição. São nove clubes na disputa, e com os seis primeiros colocados avançando, é muito utópico não cravar a classificação do clube. Sandro Sargentim sabe como é encardida essa competição. Tem um elenco com qualidade, porém, as lesões atrapalharam a montagem da equipe. Mas pensar em terra arrasada em dois jogos? Somou dois pontos, pior se não tivesse somado nenhum, logo contra dois postulantes ao acesso. Cabe lembrar que o Peixe folgou na primeira rodada, com um jogo a menos. Agora tem ainda pela frente mais seis jogos - dois fora de casa na sequência (Camboriú e Fluminense). Essa é a oportunidade para fazer pelo menos quatro pontos. Se vierem os seis, chegará aos oito pontos ocupando um terceiro ou quarto lugar.

Invasão tricolor

A limitação de público nos dois primeiros jogos em casa foi uma dura lição. Espero que os dirigentes tenham aprendido que o futebol se ganha dentro de campo, e não fora dele. O mea-culpa foi feito pelo próprio gestor do clube, que sabe o prejuízo no bolso pela renda que não cobriu as despesas dos dois jogos. Faltou o combustível que vem da arquibancada. No sábado vai ter invasão da torcida do Peixe em Imbituba, no Emília Mendes Rodrigues - local do mando de campo do Camboriú.

Joguinhos Abertos de SC

A cidade de Tubarão se destacou mais uma vez na fase regional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, realizados em São José, conquistando o 3° lugar na classificação geral e o 2° lugar no quadro final de troféus. Confira os resultados: 1° lugar no futsal masculino, 3° lugar no basquete masculino e 3° lugar no futsal feminino. As equipes tubaronenses brilharam em diversas modalidades e garantiram a vaga na etapa estadual da competição, que ocorrerá entre os dias 21 de julho e 1° de agosto em Rio do Sul.

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!