O Pinheirinho do Km 60 divulgou no último final de semana a conclusão da compra do terreno que, por muitos anos, serviu de estádio para mandar os jogos. A nova história do clube septuagenário começa a ser reescrita no local onde muitos jogos foram disputados. O próximo passo é seguir para a realização da infraestrutura, com a construção de uma sede moderna e que possa atender o clube, a comunidade e os visitantes. Que orgulho de todos do Km 60 e dos amigos que se dedicaram por anos para que esse sonho se tornasse realidade.
Páscoa solidária
O Clube Atlético Tubarão e a Ortoimagem estão promovendo a Páscoa Solidária. O objetivo é arrecadar alimentos não-perecíveis, que serão doados para famílias carentes do nosso município. A doação poderá ser feita durante os treinos e jogos das categorias de base do Peixe. A estreia está confirmada para o próximo sábado, dia 5, às 15h, contra o Juventus de Jaraguá do Sul - oportunidade de levar a sua doação e acompanhar o sub-21, sob o comando do técnico Everton Soares Ernesto, o Tom.
Emanuel no BEC
Sem previsão de disputar mais nenhuma competição neste ano, o Hercílio Luz encerrou o Campeonato Catarinense Série A na última posição. A classificação final foi homologada pela FCF após o encerramento da competição no último dia 16. Por conta disso alguns jogadores estão sendo emprestados. O volante Emanuel vai disputar o Catarinense Série B pelo Blumenau. O clube está montando uma equipe competitiva para conquistar o acesso. Pelo desempenho do atleta, revelado na base colorada, não tenho dúvida de que terá uma excelente oportunidade para mostrar o seu talento dentro de campo. Quem ganha é o clube, que coloca numa vitrine um dos seus ativos.
Conselho Técnico da ACAT
Nesta quinta-feira, a partir das 20h, a Associação de Clubes Amadores de Tubarão (ACAT) se reúne para lançar a segunda edição da Copa Tubarão. No evento será realizado o sorteio oficial da tabela de jogos - um marco de integração e celebração do esporte amador em Tubarão. A união dos clubes amadores demonstra que é possível organizar uma competição sem vaidades e que tudo se decide dentro de campo. Que venha a segunda edição. Em tempo, agradeço o convite que recebi da organização.
No último domingo, dia 23, o esporte tubaronense ganhou mais um capítulo em sua longa história de superação em busca da excelência. O evento realizado na Arena Multiuso, promovido pela Associação Tubaronense de Ginástica (ATG), transformou um sonho em realidade para as ginastas da Cidade Azul.
Nel Orth é incansável. Profissional apaixonada pelo que faz, proporciona às crianças e jovens a oportunidade de praticar um esporte que muitos da minha idade - olha que já estou perto da meia-idade - assistiam apenas pela televisão na década de 80, com a romena Nádia Comăneci, ou para os mais jovens, a gaúcha Daiane dos Santos.
A entrega do Tapete dos Sonhos vai proporcionar o sediamento de competições estaduais, competições da Fesporte e até eventos nacionais. “Esse sonho começou há muitos anos, no coração de uma menina que acreditava que a ginástica poderia transformar vidas. Houve momentos em que pareceu impossível, momentos em que as dificuldades tentaram apagar a chama da esperança. Mas o esporte ensina que, a cada tombo, levantamos mais fortes. Ensina que os sonhos não são feitos apenas de vontade, mas de persistência, superação e coragem de seguir em frente”, comemora Nel.
Nesta longa e árdua caminhada, encontrou os mais diversos obstáculos, como o distanciamento da entidade que tem o dever de agregar o esporte dentro da sua casa, mas também parceiros, que lhe estenderam a mão sem pensar em voto.
O primeiro passo foi buscar regulamentar no calendário de data comemorativas do município a Mostra de Dança Tubaronense, através da lei nº. 6191/2024, proposta pelo vereador Nilton de Campos, que abraçou mais uma causa do nosso município e com ele trouxe um apoio fundamental. O prefeito municipal, Estêner Soratto, se torna um grande aliado, colocando a Fundação Municipal de Esporte (FME), sob o comando do competente Carlos Zamparetti, para dar todo o suporte e apoio para que mais uma modalidade nos represente além fronteiras.
O final de semana foi marcado pela reinauguração do complexo esportivo do Aníbal Costa, comandado pelo Samuel Farias, o Broa, e os abnegados do Hercílio Luz. Além do retorno das escolinhas e uma partida envolvendo os pais, também entrou em campo a imprensa diante do Conselho Deliberativo colorado. Os donos da casa levaram a melhor por 6 a 3. A imprensa formou com Caio Maximiano, Osvaldo Borges, Gabriel Fernandes, Marcus Vinícius, Pedro Garcia e Luiz Henrique Fogaça, reforçado por Ezequiel Silveira e Guilherme Falchett.
Municipal de Gravatal
Na sexta-feira teve início o Campeonato Municipal de Futebol de Campo - Taça Antônio Longo no Estádio Sílvio Zapelini, localizado no Complexo Esportivo Lídio Bez, em Gravatal. Na partida inaugural, Indaial e Canoas empataram em 2 a 2. A rodada teve ainda Camboim e Termas com empate em 1 a 1; Seri 4 x 2 São Roque; Ilhota 8 x 0 Riacho. A segunda rodada inicia nesta sexta-feira, às 20h, no Estádio Manoel Cardoso de Aguiar, em Várzea das Canoas, com Canoas e São Roque. No sábado o Estádio Hélio Armando Agostinelli, em Termas, recebe o duelo entre Termas e Riacho às 16h, seguido por Ilhota e Camboim, às 20h, no Sílvio Zapelini. A rodada se encerra no domingo, às 10h, com Seri e Indaial no Estádio da Seri.
De volta ao tricolor da Vila
Com o retorno do técnico Sandro Sargentim após cumprir o seu trabalho com o EC São Bernardo na Série A3 do Paulista, o professor seguirá os trabalhos no CA Tubarão SAF visando à apresentação oficial do elenco para o próximo mês. Na segunda-feira o clube anunciou a contratação do goleiro Renan Rocha (ex-Hercílio Luz) e do atacante Bruninho, destaque do Santa Catarina no Catarinense da Série A. A baixa do elenco foi o atacante Michel. Um dos primeiros anunciados, acertou com outro clube para a disputa do Brasileiro da Série D, pagou a multa e foi liberado.
Dupla imbatível
Na seletiva municipal para os Jogos Abertos da Terceira Idade a dupla José Henrique e Flavio Prá foi a campeã na etapa da Cidade Azul com a canastra. Estão classificados para a fase regional, em Gravatal, no mês de abril, valendo vaga para o estadual em São Bento do Sul, entre os dias 1º e 4 de maio.
Na última quinta-feira recebi uma ligação do diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte, Carlos Zamparetti, confirmando aprovação por unanimidade da Lei Ordinária 28/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a lei que instituiu o Programa Bolsa Atleta e Técnico em Tubarão. Entre as alterações, o programa será exclusivo para atletas nascidos em Tubarão e nascidos em outros municípios, porém, moradores de Tubarão ou Amurel com a anuência da Comissão de Análise do programa. Atletas e treinadores da terceira idade passarão a receber o subsídio para treinar e representar o município.
Sem “energético” no Peixe
O Clube Atlético Tubarão SAF segue se preparando para a temporada 2025 com fôlego financeiro de dar inveja para muita gente na Cidade Azul e chamando atenção de clubes da mesma divisão no Estado. Mas um áudio que circulou nos grupos de WhatsApp chamou atenção pelo tom de voz do presidente. Juliano Mendes citou na mensagem que não quer saber nem faz questão de saber quem são os proprietários de uma empresa de energético da cidade. Mendes disse que, no período em que ele for o “mandatário”, a referida empresa não terá uma placa de publicidade e que nem ele e muito menos o clube precisarão do apoio financeiro.
Caras novas
A última segunda-feira, dia 10, foi de apresentação de novas caras no tricolor de Oficinas. Foram apresentados três novos membros para sua comissão técnica. O preparador de goleiros Alex Lima, o auxiliar-técnico Igor Oliveira e o analista de desempenho Eduardo Costa chegam para reforçar a equipe de trabalho visando à Série B do Catarinense. Igor Oliveira é auxiliar de Sandro Sargentim e estava no Sfera, enquanto Eduardo Costa é ex-jogador. Alex Lima, por sua vez, atravessou o trilho. A apresentação do elenco do Tubarão está marcada para o dia 14 de abril.
Força, Vitinho e Espíndola
Quero desejar pronta recuperação ao atleta Vitinho, do Tubarão Futsal, que passou por cirurgia no joelho esquerdo. O procedimento foi realizado com sucesso pelo dr. Charles Cachoeira, médico parceiro do clube. Vitinho já está em casa e, a partir da próxima semana, inicia seu processo de reabilitação. Baixa importante para o elenco de Bruno Silva é o goleiro Espíndola, que sofreu lesão semelhante. O atleta já iniciou a fisioterapia e deverá passar por cirurgia nas próximas semanas.
Dono da melhor marca da história e dos principais personagens do novo modelo de gestão implantado no Hercílio Luz FC, que passou para LTDA e depois SAF, Raul Maia Cabral, ex-treinador do clube e no comando do Tombense de Minas Gerais, há pouco mais de um ano e seis meses, chegou ao seu segundo título no clube, sendo bicampeão do interior e, na atual temporada, foi o dono da melhor campanha na primeira fase, sendo eliminado na semifinal pelo Atlético. Cabral soma no Tombense 38 jogos e 15 vitórias. Na Copa do Brasil, eliminou na primeira fase o CSE (AL) pelo placar de 3 a 1. Na segunda fase, no dia 13, vai até Ponta Grossa (PR) para enfrentar o Operário.
No Hercílio Luz chegou em agosto de 2021. Raul Cabral teve até mesmo a marca de um dos técnicos mais longevos do futebol brasileiro, demitido em novembro de 2023 com o executivo de futebol, Felipe Gil. Poucos dias depois, Pedro Smania assumiu a função no clube, iniciando o desmonte da estrutura, que culminou com o rebaixamento nesta temporada. O profissional comandou o Hercílio Luz em 77 partidas, com 38 vitórias, 24 empates e 15 derrotas - aproveitamento de 59,7%.
O que mais me impressiona é que o CEO do clube, Vinicius Gaidzinski, demonstrou que não entende nada de futebol. Pode ser excelente gestor em outras áreas, mas no futebol apostou num profissional que bagunçou o clube internamente, com demissões, afastamento de atletas, forçando a saída deles algumas vezes, e no campo pouca entrega, falta de comunicação com o torcedor e fechando o clube para os poucos jornalistas esportivos que ainda buscavam divulgar as ações do time. Sendo contrário ou após emitir opinião contrária ao seu trabalho, ele bloqueava no WhatsApp.
Raul Cabral não foi nem nunca terá esses números alcançados por outro profissional na história do clube nos próximos 50 anos. Nasceu em Tubarão e buscou a sua formação na universidade federal, na capital, pedindo carona para ir e voltar aos finais de semana. Não merecia o tratamento que lhe foi dispensado na sua cidade natal. Desejo cada vez mais sucesso para o amigo Raul, excelente profissional e de caráter ilibado.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas