Após polêmicas extra-campo, com a eliminação do Gatorads pelo TJD-SC, o campeonato regional da LTF terminou no último domingo com o Barreirinho vencendo o Palmeiras (Congonhas) nas penalidades e conquistando mais um título para o município de Pescaria Brava, sendo o quinto de forma consecutiva. O verdão de Congonhas perdeu na partida de ida pelo placar de 2 a 1. No jogo da volta, devolveu o placar, levando a decisão para as penalidades, com o clube visitante fazendo 100% nas cobranças e vencendo pelo placar de 5 a 4. Os dois clubes garantiram vaga na edição de 2026 da Copa Sul dos Campeões, a ser disputada no primeiro semestre.
Ato de vandalismo contra a UNITV
Segue aqui o meu repúdio pelo ato e solidariedade aos companheiros da nossa UNITV, que faz a cobertura da competição há alguns anos com exclusividade. Inclusive tive a oportunidade de narrar a partida de abertura da competição entre Água Verde e Barreirinho. Um irresponsável cometeu um ato de vandalismo cortando e deixando o alicate junto ao fio da internet que vem da sede do Palmeiras na van de transmissão da TV. O fato prejudicou a transmissão e os milhares de telespectadores que acompanhavam a final pela TV aberta e redes sociais da emissora. Não podemos, em pleno 2025, acolher e aplaudir atitudes iguais a essa por discordar ou tomar partido. O que aconteceu em campo e no pós-jogo foi definido pelo TJD-SC, e a emissora não tem nenhuma responsabilidade pelo ocorrido. Precisamos evoluir e ter os veículos de comunicação ao lado do nosso futebol amador.
Luto no futebol amador
O esporte do sul catarinense se despediu de Guilherme Leacina da Silva, o Gui Praia, que faleceu na madrugada desta segunda-feira, dia 1º, no Hospital São José, em Criciúma, aos 34 anos. Ele era morador do Balneário Rincão e conhecido na região por sua atuação nos campeonatos de futebol amador. Segundo relato de familiares, ele acordou com febre no domingo, dia 30, e foi diagnosticado com meningite. Chegou a ser entubado, mas não resistiu. Deixa pais, esposa e filho.
JASC abaixo do esperado
Após duas semanas de disputas no oeste catarinense, os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC)terminaram no último domingo com Tubarão encerrando a competição estadual bem abaixo do esperado. Mas considero a performance normal pelo nível dos outros municípios, que estão se qualificando para a disputa da principal competição da Fesporte. No quadro de medalhas a Cidade Azul ficou em sétimo lugar, com doze medalhas de ouro, quatorze de prata e doze de bronze. No quadro geral de pontos, décimo quarto lugar. O município sede, Chapecó, ficou com o título.

Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas