Na última semana confirmamos através da coluna a negociação do pivô Dé Martins para o Campo Mourão (PR) com contrato de dois anos. Outro nome que vai mesmo deixar a ADFT/Tubarão é o goleiro Gustavo Pagliari. O camisa 21 acertou com o Magnus de Sorocaba e vai ser atleta do clube em 2025. Ele vai trabalhar com o treinador Ricardinho e o capitão Rodrigo e um elenco recheado de grandes jogadores. Natural de Videira (SC), está no clube tubaronense desde 2020 e não hesitou em aceitar a proposta do Magnus. Além de conseguir a tão sonhada valorização profissional, vai ter a oportunidade de, quem sabe, chegar à Seleção Brasileira. Sucesso no novo clube.
Torcida tem que comparecer
A partida do próximo sábado será recheada de emoções para o torcedor colorado, que viverá mais uma vez a oportunidade de chegar à decisão da Copa Santa Catarina. E pelo quarto ano consecutivo busca a vaga. Em 2022, ficou com o vice-campeonato; no ano passado ficou nas semifinais. Com uma campanha invicta na Copa SC, o técnico Eduardo Souza nos pós-Raul Cabral vai caindo nas graças do torcedor, que tem buscado incentivar o trabalho do Leão nesta competição. Mas para que a corrente fique cada vez mais forte, tem que estar presente no Aníbal Costa. O serviço do jogo deverá ser liberado hoje.
Peixe não avança às semifinais
Pela Copa Santa Catarina Sub-21, o Atlético Tubarão SAF não conseguiu avançar às semifinais da competição ao ser derrotado no Augusto Bauer pelo Brusque pelo placar de 2 a 1. A equipe comandada por Tom ficou de fora do G4. Mesmo não avançando, é elogiável o trabalho deste profissional, que mesclou jovens da região com outros que vieram de outros Estados para incomodar muita gente. Espero que o clube agora sob a batuta de Felipe Gil possa aproveitar tanto o treinador quanto os atletas que buscam espaço no futebol profissional. Sem esquecer que um clube sem categoria de base fica refém de jogador em fim de carreira que vem para o Peixe fingir que joga futebol, sem estar comprometido com os objetivos de uma Série B, que é o acesso para a Série A.
O departamento de competições da FCF divulgou as datas dos jogos de ida das semifinais da Copa Santa Catarina. No sábado, às 16h, na Arena Condá, a Chapecoense encara o Concórdia, iniciando a disputa por uma vaga nas finais da competição. O Hercílio Luz encara o Marcílio Dias fora de casa no domingo, às 16h. A partida do Leão não terá, pelo menos nesta rodada, transmissão na TV aberta. Donos das melhores campanhas da fase classificatória, Hercílio Luz e Concórdia terão a vantagem de decidir em casa. O Esporte de Primeira transmite a partida neste domingo, dia 27, direto de Itajaí, a partir das 15h.
Campeão da Série C do Brasileiro
O tubaronense Karl Della Vedova, meio campista do Volta Redonda (RJ), conquistou no sábado o título de campeão do Campeonato Brasileiro da Série C. O Voltaço não deu moleza para o rival Atlético de São João Del Rei (MG), vencendo o jogo de ida e da volta da decisão. Karl é oriundo das categorias de base do Hercílio Luz, promovido pelo técnico Cassio Carreira e com uma partida no elenco principal. O título coroa uma carreira que ainda conta com passagens pelo futebol português e gaúcho. No elenco também estava o ex-zagueiro do Hercílio Luz Léo Rigo.
Perdemos o Paulinho
No final de semana tivemos a perda do amigo Paulo De Tharsis Larroyd Filho, aos 65 anos. Paulinho foi parceiro de futebol no campo da Asdert, com altas resenhas após o jogo com aquela gelada e churrasco. No futebol amador foi destaque em vários clubes da nossa região, atuando no Santos de São Martinho, São José, Seri (Pouso Alto), União de Armazém e União Operária, sendo campeão pelo clube do bairro Fabio Silva. Aos seus familiares, o mais profundo sentimento de pesar.
Próximo das quartas de final
A ADFT/Tubarão não teve que fazer muita força para vencer a ACF/Concórdia pelo placar de 4 a 0, mostrando que a partida perdida em casa foi acidente de percurso. Na sexta-feira, às 19h, tem a partida da volta, com a vantagem de se dar ao luxo de perder nos primeiros 40 minutos de jogo, para ir à prorrogação jogar pelo empate. Confio em nova vitória do clube da Cidade Azul, até por conta de os visitantes terem que forçar o jogo para vencer duas vezes, no tempo normal e prorrogação. É trabalhar bem a semana e seguir focado na vitória.
O sábado foi de alegria para a torcida colorada com a vitória pelo placar de 3 a 2 diante do provável adversário da final da Copa Santa Catarina. O susto com o gol sofrido aos quatro minutos bagunçou um pouco o Leão em campo. Mas ainda no primeiro tempo contou com os gols de Vinicius Popó duas vezes e Alex Henrique. Na etapa final, novamente Pedro Alves marcou para os visitantes, fechando o placar com vitória colorada. Cabe avaliação do treinador Eduardo Souza às correções de posicionamento e às alternâncias de alguns atletas na partida. Os testes devem ser feitos, e a partida contra o Joinville é uma grande oportunidade, pois o clube favorito do norte do Estado está ELIMINADO.
Boxe e muay thai no Maratorres
No final de semana, a cidade de Torres (RS) sediou a maior maratona do Sul do Brasil. A quinta edição teve presença da academia Raízes, com muay thai treinado pelo professor Fernando Luiz Ribeiro, e do clube de boxe comandado pelo professor Saulo Brizola. A equipe ganhou dois troféus, um de maior equipe e outro de melhor equipe. As conquistas no boxe foram: Ana Ester, Yuri Matheus Nogueira Barbosa e Ryan Felipe, que venceram por nocaute técnico. Anthony Bertey venceu por WO. E no muay thai Micael Silva venceu por unanimidade. Participaram ainda do evento representando Tubarão os atletas Pedro Davi e Alexandre Mendes no boxe e Ailton Tomé no muay thai.
Datas e confrontos confirmados
Jogos únicos no próximo final de semana vão definir outros dois semifinalistas do Campeonato Municipal de Laguna. No sábado, dia 19, em Caputera, o Baixada enfrenta o Aval no aspirante às 13h30 e o Independente pelo titular às 15h15. Já no domingo, dia 20, o Santa Maria joga contra o Beira Mar pelo aspirante a partir das 13h30. No titular, às 15h15, o confronto é entre Aval e Avaí. O mandante que terminou em segundo lugar na chave busca o empate para seguir na competição, conforme o regulamento.
Clube de Campo vence Copa Master
Em uma final emocionante e recheada de gols, o Clube de Campo superou o Independente pelo placar de 5 a 3 e comemorou o título no fim da partida. O duelo foi disputado na manhã do último domingo na Arena Noroeste, em Tubarão. Foi a terceira final consecutiva do clube do bairro Aeroporto e sua segunda conquista, sagrando-se bicampeão.
A diretoria da ADFT/Tubarão Futsal bateu o martelo e renovou o contrato do treinador Bruno Murari Silva por mais duas temporadas. O anúncio oficial será realizado em breve. Bruno chegou à Cidade Azul em dezembro de 2022 e, no final deste ano, chegaria ao segundo ano de contrato após renovação no fim do ano passado. Confirmado na próxima temporada, o treinador e o clube iniciam as tratativas da renovação de contrato de atletas e já estão no mercado do futsal buscando opções para o elenco da ADFT/Tubarão Futsal.
Felipe Gil é do Peixe
Com o cargo vago desde a saída de Cadu Pereira, o Atlético Tubarão SAF definiu o nome que vai assumir a função de gestão do futebol. Trata-se de Felipe Gil. A primeira informação foi trazida pelo repórter Caio Maximiano no final do mês passado. Felipe Gil tem passagens pelo Brasil de Pelotas, Figueirense, Paraná, Santos, Hercílio Luz, Internacional e por último estava no Athletico Paranaense. Curiosamente foi o primeiro gestor do futebol após a implantação da SAF no Hercílio Luz. O Peixe tem se concentrado na reestruturação da diretoria, e agora com Gil, o foco é a montagem do elenco e da comissão técnica, visando ao retorno à primeira divisão.
Partida decisiva no sábado
A semana colorada será encarada como a primeira decisão do clube nesta Copa Santa Catarina. A partida contra o Concórdia está marcada para o sábado, às 15h. Conquistando a vitória, garante a primeira colocação do grupo e a eventual partida final em casa. Pelo que estou acompanhando, o Galo do Oeste deverá ser o adversário do Leão num possível reencontro na decisão da Copinha. O esforço e a união de todos - comissão técnica, atletas, gestores do clube e torcida - têm tudo para fazer o sonho se tornar realidade.
Qualidade no Sub-21
No sábado tive a oportunidade, ao lado do novo comentarista da Web, o ex-jogador Pakito, de narrar a partida do Atlético Tubarão SAF na derrota para o Caravaggio. O trabalho do técnico Tom no Peixe é de tirar o chapéu. Entre os destaques da partida, o bom camisa 10 Prata, o zagueiro e capitão Nathanael, o jogador de beirada Gui e o centroavante Caio. Lapidados por Tom, poderão ser as novidades do clube na busca pelo acesso em 2025.
Os números do goleiro Matheus Aurélio o consolidam como o grande nome deste elenco colorado. O paulista de São José do Rio Preto tem 68 jogos pelo Hercílio Luz e não sofre gol há 557 minutos. O último gol foi marcado por William Alves na partida válida pela décima segunda rodada da Série D. Na Copa SC são quatro jogos sem sofrer um único gol. Assediado por outros clubes, e com contrato vencendo no final do mês de novembro, mas não querendo renovar com o Leão, Matheus, aos 25 anos, busca com mérito um novo clube. Mas não deveria deixar de lado o apoio do time que lhe abriu as portas quando veio do Mirassol em 2021.
Lua de mel com o torcedor
Nas redes sociais do clube, após a partida com vitória do Hercílio Luz diante do Nação pelo placar de 1 a 0, o torcedor foi citado. Aqui também já havia comentado e volto ao assunto. A lua de mel vem muito pela mudança do elenco e o trabalho feito com o respaldo do técnico Eduardo Souza. Os 627 pagantes representam um número que vai crescer na partida contra o Concórdia daqui a duas semanas. Foco segue, e de olho no Marinheiro. Faltam três pontos para se garantir entre os quatro.Nação, Barra e Chapecoense não ameaçam mais o Hercílio Luz.
Copa SC Sub-21
A derrota do Atlético Tubarão SAF por 2 a 1 para o Atlético Catarinense no sábado pela Copa Santa Catarina Sub-21 poderá tirar o Peixe do G4. Tudo por conta de o lanterna Baruch receber o Brusque nesta quarta-feira em Imbituba. Restam quatro rodadas para o término da primeira fase. No próximo sábado, diante do seu torcedor na Vila, o Peixe enfrenta o Caravaggio, líder do certame. Uma boa oportunidade para os comandados do técnico Tom carimbarem o líder e fincarem a âncora no grupo dos classificados às semifinais.
A velha trairagem do futebol
Sim, os bastidores do futebol derrubaram Tite do comando técnico do Flamengo. Com Tite no comando, o Flamengo disputou 70 jogos, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, um aproveitamento de 65,7% dos pontos. Eliminado da Libertadores por um Peñarol de orçamento muito inferior, o Flamengo ocupa a quarta colocação no Brasileirão e deposita suas chances de título na Copa do Brasil.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas