Quinta-feira, 03 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C

COLUNISTAS

Eternizando as raízes

22/04/2025 22h02 | Atualizada em 22/04/2025 22h02 | Por: Eduardo Ventura

Quando o futebol se faz de forma organizada, os frutos começam a ser colhidos bem antes de a bola rolar. O trabalho de organização do Clube Atlético Tubarão SAF já engoliu o rebaixado Hercílio Luz. O silêncio sepulcral do Colorado abriu espaço para mostrar que a Cidade Azul tem condições de fazer o melhor dentro de campo e fora dele. Convido o torcedor ou não do Peixe a acompanhar as redes sociais do clube e assistir ao filme de lançamento do uniforme. Publicado usando o bairro de Oficinas como locação, resgatou para os saudosistas os símbolos do bairro da Zofa, com torcedores apaixonados pelo Tricolor da Vila, aliás, que nunca abandonaram o Peixe, e jogadores com a missão de colocar o clube na elite do futebol catarinense em 2026. 

Canal 100 tricolor

Ressaltamos o trabalho da dupla que assumiu a comunicação do clube, digno de Canal 100. Bianca Coan e Roger Cancelier (ambos tubaronenses) trabalharam em parceria com a torcida organizada e atletas com o objetivo de entregar um resgate histórico, algo que nunca tive a oportunidade de acompanhar no esporte tubaronense. Resgate das vozes de Vânio Santos (in memoriam) e o mais torcedor do futebol de Oficinas, o amigo Danei Tartari. Com a narração de Alexandre Galdino, é de arrepiar. Que siga o processo de aproximação do clube com a comunidade externa. Com liberdade e sem censura se reconstrói algo que foi esquecido na Cidade Azul.

Pré-venda do manto

E quem quiser acompanhar os jogos do Peixe devidamente fardado já pode fazer a sua aquisição na pré-venda disponível da camisa tricolor ou branca pelo valor de R$ 259,90. Os pedidos podem ser realizados pelo fone (48) 9 9928 - 2526 com Aline. “Nos trilhos da história, levamos com orgulho o nome, as cores e o escudo de Tubarão. E, agora o nosso povo tem um novo manto para eternizar as raízes dessa cidade.” Essa é uma parte do texto de divulgação da pré-venda da nova camisa.

Atlético Tubarão: Ressurgindo das cinzas

15/04/2025 22h10 | Atualizada em 15/04/2025 22h10 | Por: Eduardo Ventura

O Clube Atlético Tubarão completou 20 anos em meio a altos e baixos. Ressurge com nova gestão, mostrando competência e sabendo fazer a administração de um clube SAF. Eu estive uma ou no máximo duas vezes conversando com Juliano Mendes, mesmo tímido e reservado. Ele entregou as chaves do clube para Felipe Gil, profissional competente e com credibilidade no meio do futebol. Basta olhar o elenco que está montando com o professor Sandro Sargentim. Gil está remodelando um clube sucateado e abandonado pela SPE, e com um único objetivo: jogar a elite em 2026 e ser o único representante da Cidade Azul na competição. 

Campeã catarinense

A atleta Juliana Gomes, de 15 anos, conquistou o pódio na 1ª etapa do Campeonato Catarinense de Jiu-Jítsu 2025. A competição ocorreu no último fim de semana na Arena Multiuso de São José. Ela competiu na categoria feminino juvenil, faixa azul e peso pena, enfrentando adversárias em combates de alto nível técnico. Foram duas lutas com duas finalizações. Juliana superou as adversárias e garantiu o 1º lugar no pódio. Agora, Juliana se prepara para o maior desafio da temporada até aqui: o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu da CBJJ, que acontecerá nos dias 3 e 4 de maio, em Barueri (SP). Além disso, ela também pretende competir em outras etapas e eventos importantes ao longo do ano. Interessados em apoiar a atleta podem entrar em contato pelo Instagram @julianarosagomes_.

Destaque no Circuito Caixa

O tubaronense Aislan Júnior, de 15 anos, foi destaque no Campeonato Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2025 – Seletiva Paralimpíadas Escolares. Em Santa Catarina, as competições ocorreram no último final de semana em Florianópolis. O paratleta representou neste sábado, dia 12, os municípios de Tubarão e Braço do Norte por meio da Associação Esportiva e Paradesportiva de Braço do Norte (Asespp). Os competidores conquistaram 22 medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. Aislan Júnior trouxe na bagagem três medalhas de ouro nas modalidades de arremesso, corrida de 100 metros e 200 metros rasos. 

Leão do Sul à venda

Em entrevista ao Caio Maximiano (Rádio Cidade), o CEO Vinicius Gaindzinski confirmou que o Hercílio Luz FC SAF está em busca de um novo investidor para repassar a SAF. Vamos aguardar quem vai comprar um clube sem estádio, rebaixado e com imagem arranhada pelo trabalho da gestão do futebol.

João Vitor Rigotti

08/04/2025 21h39 | Atualizada em 08/04/2025 21h39 | Por: Eduardo Ventura

O ano era 2008

A cidade de Chapecó foi palco de mais uma partida do estadual de futsal Série Ouro. O encontro entre Chapecoense e ADFT foi marcado pelo empate em 2 a 2. Me recordo que em 2008, quando comecei a acompanhar o futsal de base com a categoria sub-8, havia um menino muito tímido, mas apoiado pela família, chamado João Vitor Rigotti. Sim, o autor do gol de empate atuando como goleiro-linha é a prova da persistência de uma família que passou a se dedicar ao futsal. No ano seguinte, o outro irmão, o Dudu, passou a jogar nas categorias de base do clube. 

O resiliente João Vitor 

A vibração com o gol marcado por João Vitor Rigotti é o sinônimo da resiliência em busca do seu objetivo, cobrado e corneteado por ser filho do presidente e levar adiante o sobrenome Rigotti. João merece, sim, todo o carinho e respeito por vestir as cores do clube da cidade natal e se emocionar com o abraço caloroso do técnico Bruno Silva ao ir no encontro do professor após o gol de empate. A trajetória de um atleta não inicia no último sábado com o gol marcado, e sim nas longas viagens, na mesma cidade, nas quadras do Colégio Marista. E agora, meu amigo Eduardo Rigotti, pode marcar o churrasco com o Maicon, pois eu sei que tens muito o que desabafar.

Vitória tricolor

O técnico Tom iniciou com pé direito a disputa do Catarinense Sub-21. As equipes do Tubarão e do Juventus se enfrentaram no Estádio Domingos Silveira Gonzalez. O clube tubaronense venceu por 2 a 1. A vitória do Tubarão foi construída no primeiro tempo com tentos anotados por Thauan e Tinoco. A equipe de Jaraguá do Sul descontou com Cadu.

Casa (re)organizada

Quando existe profissionalismo no futebol a tendência é que os objetivos traçados alcancem o êxito. Todos sabem que quando um clube de futebol se organiza de dentro para fora o ambiente fica leve. Nesta semana o CA Tubarão anunciou o término da revitalização da academia. Foi realizada a reforma e lubrificação dos aparelhos; troca do piso emborrachado para mais segurança e estabilidade; novos equipamentos e acessórios, como barra hexagonal, hack de agachamento, sandbag, anilhas e kettlebell; pintura e revitalização do ambiente.

O estádio é nosso

01/04/2025 22h07 | Atualizada em 01/04/2025 22h07 | Por: Eduardo Ventura

O Pinheirinho do Km 60 divulgou no último final de semana a conclusão da compra do terreno que, por muitos anos, serviu de estádio para mandar os jogos. A nova história do clube septuagenário começa a ser reescrita no local onde muitos jogos foram disputados. O próximo passo é seguir para a realização da infraestrutura, com a construção de uma sede moderna e que possa atender o clube, a comunidade e os visitantes. Que orgulho de todos do Km 60 e dos amigos que se dedicaram por anos para que esse sonho se tornasse realidade. 

Páscoa solidária

O Clube Atlético Tubarão e a Ortoimagem estão promovendo a Páscoa Solidária. O objetivo é arrecadar alimentos não-perecíveis, que serão doados para famílias carentes do nosso município. A doação poderá ser feita durante os treinos e jogos das categorias de base do Peixe. A estreia está confirmada para o próximo sábado, dia 5, às 15h, contra o Juventus de Jaraguá do Sul - oportunidade de levar a sua doação e acompanhar o sub-21, sob o comando do técnico Everton Soares Ernesto, o Tom.

Emanuel no BEC

Sem previsão de disputar mais nenhuma competição neste ano, o Hercílio Luz encerrou o Campeonato Catarinense Série A na última posição. A classificação final foi homologada pela FCF após o encerramento da competição no último dia 16. Por conta disso alguns jogadores estão sendo emprestados. O volante Emanuel vai disputar o Catarinense Série B pelo Blumenau. O clube está montando uma equipe competitiva para conquistar o acesso. Pelo desempenho do atleta, revelado na base colorada, não tenho dúvida de que terá uma excelente oportunidade para mostrar o seu talento dentro de campo. Quem ganha é o clube, que coloca numa vitrine um dos seus ativos.

Conselho Técnico da ACAT

Nesta quinta-feira, a partir das 20h, a Associação de Clubes Amadores de Tubarão (ACAT) se reúne para lançar a segunda edição da Copa Tubarão. No evento será realizado o sorteio oficial da tabela de jogos - um marco de integração e celebração do esporte amador em Tubarão. A união dos clubes amadores demonstra que é possível organizar uma competição sem vaidades e que tudo se decide dentro de campo. Que venha a segunda edição. Em tempo, agradeço o convite que recebi da organização.

O Tapete dos Sonhos: um passo no futuro da ginástica

25/03/2025 22h02 | Atualizada em 25/03/2025 22h02 | Por: Eduardo Ventura

No último domingo, dia 23, o esporte tubaronense ganhou mais um capítulo em sua longa história de superação em busca da excelência. O evento realizado na Arena Multiuso, promovido pela Associação Tubaronense de Ginástica (ATG), transformou um sonho em realidade para as ginastas da Cidade Azul. 

Nel Orth é incansável. Profissional apaixonada pelo que faz, proporciona às crianças e jovens a oportunidade de praticar um esporte que muitos da minha idade - olha que já estou perto da meia-idade - assistiam apenas pela televisão na década de 80, com a romena Nádia Comăneci, ou para os mais jovens, a gaúcha Daiane dos Santos. 

A entrega do Tapete dos Sonhos vai proporcionar o sediamento de competições estaduais, competições da Fesporte e até eventos nacionais. “Esse sonho começou há muitos anos, no coração de uma menina que acreditava que a ginástica poderia transformar vidas. Houve momentos em que pareceu impossível, momentos em que as dificuldades tentaram apagar a chama da esperança. Mas o esporte ensina que, a cada tombo, levantamos mais fortes. Ensina que os sonhos não são feitos apenas de vontade, mas de persistência, superação e coragem de seguir em frente”, comemora Nel.

Nesta longa e árdua caminhada, encontrou os mais diversos obstáculos, como o distanciamento da entidade que tem o dever de agregar o esporte dentro da sua casa, mas também parceiros, que lhe estenderam a mão sem pensar em voto. 

O primeiro passo foi buscar regulamentar no calendário de data comemorativas do município a Mostra de Dança Tubaronense, através da lei nº. 6191/2024, proposta pelo vereador Nilton de Campos, que abraçou mais uma causa do nosso município e com ele trouxe um apoio fundamental. O prefeito municipal, Estêner Soratto, se torna um grande aliado, colocando a Fundação Municipal de Esporte (FME), sob o comando do competente Carlos Zamparetti, para dar todo o suporte e apoio para que mais uma modalidade nos represente além fronteiras.

Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!