O burburinho é grande, mas oficialmente não vi nada por parte do empresário Luciano Menezes em ser cotista da SAF do Hercílio Luz ou comprar uma parte de algum investidor. Na formação inicial do grupo ele estava inserido e à época se retirou. Espero que não seja um novo balão de ensaio, entrando com o investimento necessário e recuperando um parceiro que anda afastado do clube. Tenho certeza de que terá um grande aliado, pois ele é mentor do incentivo ao desenvolvimento da base, empresário esse que é dono da área onde está o estádio e um dos cotistas da SAF.
Hercílio está na Série B
Nos últimos dias recebi mensagens do torcedor colorado, muito indignado com o rebaixamento do clube e a falta de transparência por parte dos gestores da SAF. Outros concordando que após a venda do clube por parte do clube associativo nem tem nenhum motivo para reclamar, e não adianta chorar pelo leite derramado. Em 2026, vai ter que disputar a segunda divisão e ficar entre os finalistas para retornar. Caso contrário, vai ficar penando numa competição sem atrativo algum. Tem o restante do ano para avaliar a melhor estratégia, e a primeira é: não participar da Copa Santa Catarina, mesmo valendo uma vaga na Copa do Brasil e no Brasileiro da Série D em 2026. O foco é recuperar a confiança do torcedor e não fazer mais um fiasco e colocar dinheiro no ralo.
Catarinense Série Ouro
A competição em 2025 contará com a participação de 12 equipes: APAFF, Blumenau, Criciúma, Concórdia, Chapecoense, Jaraguá, JEC Krona, Joaçaba, Pouso Redondo, São Lourenço, Tubarão e Xaxiense. Uma das novidades da temporada será o rebaixamento de duas equipes para a Série Prata 2026. O Tubarão confirmou a sua participação na competição, buscando o seu segundo título. O primeiro foi conquistado no ano de 2018.
Melhoras, professor
Quero enviar o pronto reestabelecimento do professor Betinho, que ao realizar uma cirurgia teve alguns problemas e foi internado na UTI. Recuperado do susto, segue em plena recuperação e logo estará ao lado do professor André Farias na lida diária com o futsal feminino, que disputará a final da Recopa.
A situação está cada vez mais crítica para o torcedor do Hercílio Luz. Além de um elenco fraco e com severas dificuldades para conseguir vencer uma partida por conta de um time com qualidade de disputar uma Série C catarinense, precisa nas duas partidas que restam, hoje contra o Criciúma e no sábado contra o Brusque, vencer os dois jogos e torcer por resultados paralelos. Por causa dessa situação, uma faixa foi exposta pela torcida durante a partida contra a Chapecoense. As alegações são de que os gestores do clube não abrem diálogo. Sem haver nenhum tipo de conversa, o modelo de SAF, para o torcedor assíduo, naufragou.
O modelo escolhido pelo clube associativo, em se retirar da gestão vendendo a sua participação para desconhecidos, não deixava dúvida de que o time teria um dono. Esse dono faz a gestão da maneira que lhe convier. Errados eles não estão, pois receberam as chaves do Leão para fazerem a gestão da forma que quiserem. Pedem a saída de Pedro Smania. Profissional contestado por tantos, mas no perfil de trabalho que os investidores querem, ele tem dado resultado por conta dos contatos e clubes onde trabalhou.
Eu também iria espernear vendo o meu clube voltando para o limbo da segunda divisão e, do outro lado dos trilhos, o Peixe se reerguendo, e com potencial enorme para ser o melhor time da cidade, pois quem estará na elite ou buscará esse espaço que será deixado pelo Hercílio Luz é o Clube Atlético Tubarão SAF. O sucesso da dupla que foi desmembrada, com Raul Cabral e Felipe Gil, seguiu dando frutos em outros clubes. Gil no Peixe e Raul Cabral nas semifinais do Campeonato Mineiro e mais uma vez campeão do interior mineiro, classificado para a Copa do Brasil e com forças para chegar à segunda divisão nacional com o seu Tombense.
As portas do clube fechadas para membros da imprensa, por vazamento de algumas informações veiculadas nas emissoras de rádio e jornais, e a valorização de quem busca bem informar o seu ouvinte. Chamo atenção para dois profissionais que tentam nos seus veículos passar o que há de bom, mas, na maioria das vezes, a repercussão que deveria ser positiva passa ao lado negativo porque eles querem. Caio Maximiano e Lucas Marques vivem a essência do jornalismo esportivo. Portas abertas há décadas, lembro o nome de Sebastião Farias, o criador do bordão “Vibra que é teu, Leão do Sul”. Observa lá de longe a perspicácia desses jovens, por muitas das vezes sendo maltratados pela falta de educação e também pela soberba de quem entende que se faz gestão de um clube de futebol centenário pisando nas pessoas.
Após ser “emprestado” ao EC São Bernardo, pegando o clube do ABC Paulista na zona do rebaixamento para a Série A4, o técnico Sandro Sargentim, que retorna ao Peixe para seguir o seu trabalho na Cidade Azul, após o encerramento da competição, não perde há três jogos no Paulistão, com o clube ocupando o nono lugar, um ponto atrás do União São João (Araras). A meta, quando assumiu, era não deixar o clube cair de divisão. Agora o time já projeta uma vaga nas quartas de finais. Restam oito rodadas, e pelo que tenho acompanhado, tem tudo para conseguir esse feito.
Rivalidade x realidade
Observado a distância pelo clube da Cidade Azul, existe um grande abismo entre a terceira divisão do futebol paulista e a segunda catarinense, o que deixa animado o torcedor do Peixe, que vislumbra retornar à primeira divisão, sendo o único clube da cidade na competição. Inclusive, a torcida rendeu no final de semana uma homenagem ao diretor do co-irmão. No mundo da bola a corneta é livre, e neste caso, eu me divirto, pois enquanto um estava à deriva e retomou o caminho, o outro nem à deriva está mais, e, sim, afundando. Isso é o futebol.
Lei da mordaça
Pelo visto, o Hercílio Luz FC SAF vai mesmo voltar para o limbo em 2026, e sem nenhuma justificativa da gestão colorada. Com apenas dois pontos em sete jogos, e com uma sequência de difícil recuperação, sem qualquer manifestação oficial do CEO e administrador Vinicius Gaindzinski, mantendo na gestão do futebol o contestado Pedro Smania, o torcedor colorado está cada vez mais distante de uma resposta dos responsáveis. A torcida organizada Império Vermelho suplica uma reunião com os gestores e sequer foi atendida.
Tubarão Futsal
O Tubarão Futsal lançou o programa de sócio-torcedor “Joga Junto” para a temporada 2025. O associado terá direito a uma camisa oficial exclusiva do time, um copo personalizado e descontos especiais em estabelecimentos patrocinadores da equipe. O valor do plano é de R$ 249,90, podendo ser parcelado no cartão de crédito. Em 2025, o plano de sócio-torcedor poderá ser adquirido pelo minhaentrada.com.br.
A jovem tubaronense Juliana Rosa Gomes participou no último domingo do Campeonato Sul Brasileiro de Jiu-jítsu, em São José. Estreando na faixa azul, Juliana conquistou o terceiro lugar. “Não é o resultado que eu esperava, mas ótimo para minha estreia com essa faixa. Quero agradecer aos meus mestres, minha família, a Deus e todos os amigos que torceram por mim. Cada um de vocês faz parte dessa conquista. Foi para você, Cath”, mencionou Juliana em uma rede social. A coluna parabeniza pela troca de faixa e a participação neste importante evento esportivo.
Lanterna da Série A
Após sair de campo derrotado para o Caravaggio, em Nova Veneza, com golaço do zagueiro Vinicius Barcellos, o Leão do Sul retorna ao seu estádio nesta quarta-feira para enfrentar o Avaí. Com apenas um ponto em cinco jogos, ocupando a lanterna do Catarinense, somente uma vitória para iniciar a reação para evitar a queda à segunda divisão. No final de semana, viaja até Concórdia para enfrentar o Galo do Oeste.
Fechamento da base
A pergunta que não quer calar: o que estão fazendo com a gestão esportiva do Hercílio Luz FC SAF? O clube praticamente sepultou as suas categorias de base, não confirmando a presença nas competições da Série A nas categorias sub-15, 17 e 20. A participação deve ser no sub-13, sob o comando dos Pequenos Leoninos. O clube de forma oficial não se manifestou, mas já dá para perceber que algo estranho existe no reino de Avelã. O próximo passo da história todos já sabem, ou deveriam saber. E o clube associativo vai ficar sem estádio e na segunda divisão, infelizmente.
Um grande desportista
Laguna amanheceu de luto no domingo com o falecimento do ex-cartorário Luiz Paulo Carneiro, aos 89 anos. Luiz Paulo teve vida ativa na política, no esporte e na comunicação da cidade e do Estado. O futebol esteve presente durante toda a vida do ex-cartorário, que, depois de pendurar as chuteiras, virou árbitro. O desempenho lhe rendeu convite para integrar os quadros da Federação Carioca de Futebol e foi vice-presidente sulista da Federação Catarinense de Futebol.
A gente já alertou na primeira coluna do ano, lá em 8 de janeiro, que o Hercílio Luz não teria vida fácil neste Campeonato Catarinense. Primeiro, a escolha errada do treinador. Pelo fato de ser amigo de longa data do primeiro-ministro colorado, isso não lhe credenciava a comandar o clube na primeira divisão de SC. O resultado: três jogos, um ponto somado em nove, a demissão de Willian Araújo, e o clube na lanterna e na zona do rebaixamento.
Salvador da pátria
Para o seu lugar, o clube agiu rápido e acertou com Paulo Baier, que já comanda o clube nesta quarta-feira contra o Barra. Baier terá uma árdua missão: em nove jogos buscar a permanência na série A. Se Paulo Baier tiver competência, conseguirá uma das oito vagas para as quartas de finais. Pela média da temporada passada, o Figueirense passou com doze pontos, com três vitórias, três empates e cinco derrotas. Pode pegar o terço e pedir para Nossa Senhora da Piedade uma força.
Será que faltou coragem?
A incompetência do primeiro-ministro colorado é algo que me deixa estupefato. Num período de um ano, são cinco treinadores e um acúmulo de decepções. Eu me lembro que, na coletiva no fim da Copa Santa Catarina, ele pediu unidade com a imprensa, mas na prática foi o contrário. E no pós-jogo contra o Santa Catarina a tradicional coletiva de imprensa não aconteceu. Será que lhe faltou coragem para dar a cara a tapa?
Excelente aquisição
A comunicação do CA Tubarão SAF está sob nova direção. A jovem Bianca Coan (ex-Hercílio Luz) assumiu os trabalhos no Peixe. Competente, ela é mais um dos vários que atravessaram os trilhos para desenvolver o seu trabalho. Decisão acertada do presidente Juliano Mendes, que vai aproximar cada vez mais o torcedor do clube e a imprensa de modo geral, que vai ter conteúdo de qualidade. O time está sendo montado a dedo, desde o goleiro ao ponta-esquerda e o staff, para dar todo o suporte na busca pelo acesso à Série B deste ano.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas