Jetuba 14 a 16 anos
Reunindo 29 escolas do município nas modalidades de futsal, voleibol, xadrez, tênis de mesa e handebol, os Jogos Escolares de Tubarão (Jetuba) seguem movimentando a semana esportiva. Na última sexta-feira foram definidos os resultados do voleibol masculino, categoria 14 a 16 anos. A Escola Técnica do Comércio de Tubarão (ETCT) conquistou o primeiro lugar, seguida pelo Colégio Legado, em segundo, e pela Escola Henrique Fontes, em terceiro lugar. As disputas do voleibol feminino também na categoria 14 a 16 anos acontecem nesta quinta-feira, dia 16. Nesta segunda e ontem foram disputados os jogos de futsal masculino, na categoria 14 a 16 anos. Os campeões do Jetuba garantem vaga nos Jogos Escolares de Tubarão (JESC) e em outras competições organizadas pela Fesporte.
Judô nos Jogos Abertos
A Associação Tubaronense de Judô (ATJ), com o apoio da prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação de Esporte, e do Clube 29, realizou a seletiva oficial para definir os representantes do município no judô para os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) 2025. O evento contou com a presença de professores e atletas da região da Amurel, convidados a participar do processo seletivo para compor a equipe adulta da cidade. A competição estadual será realizada em novembro, no município de Chapecó. A seletiva teve como objetivo fortalecer a modalidade em nível adulto, valorizando atletas locais e regionais e garantindo a representatividade tubaronense em uma das maiores competições esportivas do Estado.
Incentivo ao esporte escolar
A Fundação de Esporte realizou a doação de 10 kits de bolas esportivas, abrangendo diversas modalidades, para escolas da rede municipal de ensino. A ação foi possível graças a uma parceria com a Fundação de Educação, com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre os alunos e contribuir para o seu desenvolvimento fora do ambiente da sala de aula. Carlos Zamparetti, diretor-presidente da Fundação de Esporte, destacou a importância da iniciativa para o futuro do esporte no município: “A importância dessa parceria é porque é nas escolas que nascem os atletas que podem disputar nas competições estaduais, como os Joguinhos Abertos e o JASC. Além disso, queremos incentivar cada vez mais os alunos a praticarem esportes”. Marlise Nunes, diretora-presidente da Fundação de Educação, ressaltou os benefícios da ação na formação dos estudantes: “Essa iniciativa fortalece o trabalho pedagógico e oferece mais oportunidades para que nossos estudantes desenvolvam habilidades motoras, disciplina, espírito de equipe e, principalmente, o gosto pelo esporte. É uma ação que soma para a educação integral dos nossos alunos”.
No futebol catarinense a novidade é a dança das cadeiras. A primeira é a confirmação de Waguinho Dias (ex-Marcílio Dias) no Figueirense. Ainda falando do alvinegro do Estreito, uma reunião entre dirigentes do clube e investidores pode mudar ainda neste ano os rumos do clube. O empresário e presidente do Hercílio Luz FC SAF, Vinícius Gaidzinski, que nunca escondeu a paixão pelo Figueirense, estaria liderando um grupo de empresários para assumir o controle da SAF. Ajustes nos bastidores estão sendo feitos para que tudo seja realizado dentro da legalidade. Resta saber se o clube da Cidade Azul seria uma filial do clube da capital.
Camboriú no Aníbal Costa
Falando do futebol do interior catarinense, o recémpromovido para a primeira divisão Camboriú não poderá mandar os jogos da Série A no Estádio Emília Mendes Rodrigues, em Imbituba, transferindo o mando de campo para Tubarão e utilizando a estrutura do Estádio Dr. Aníbal Torres Costa. O Hercílio Luz tem o gramado padrão que a FCF solicita no seu caderno de encargos. As negociações seguem em andamento, e o martelo deverá ser batido nos próximos dias.
Calendário do futebol brasileiro
O anúncio do calendário do futebol brasileiro, feito pela entidade máxima da modalidade, vai, com certeza, modificar o hábito de clubes, atletas, torcedor e a imprensa de modo geral. Com o pouco tempo de pausa de uma competição para outra, vai ser uma nova realidade para todos: a final da Copa do Brasil será disputada em 21 de dezembro, e os estaduais iniciam no dia 11 de janeiro de 2026. O início do Brasileirão da Série A no final de janeiro vai forçar os clubes a anteciparem o planejamento para o longo calendário de 2026, que terá ainda a pausa para a disputa da Copa do Mundo e competições sul-americanas.
Sem Série E, tiro no pé
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, tem surpreendido muita gente pelas atitudes em relação ao futebol brasileiro. Com uma equipe de apoio de muita competência, anunciou mudanças e a criação de novas competições, buscando contemplar o maior número de clubes em todas as divisões. De forma correta, a criação da Série E era tiro no pé. Contabilizando o aumento da Série D, o futebol brasileiro vai movimentar nas quatro divisões 156 clubes, que receberão algum tipo de subsídio pela participação, forçando os dirigentes, que tanto reclamavam da falta de calendário, a serem criativos na busca por reforços para os elencos, atraindo patrocinadores e, principalmente, o torcedor, que não mede esforço para torcer pelo time do coração.
O Tubarão Futsal encerrou a sua participação na LNF ao ser derrotada na Arena pelo São José-SP pelo placar de 5 a 3. O clube da Cidade Azul somou 18 pontos em 23 jogos, encerrando a sua participação em 19° lugar. Agora o foco da equipe é o Catarinense Sério Ouro, que está finalizando a primeira fase. A equipe está na zona de classificação, em 6° lugar com 13 pontos, e enfrenta o São Lourenço em casa na última rodada. Além do Catarinense, o time da Cidade Azul vai em busca de uma medalha na edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Os Jasc deste ano serão realizados em Chapecó entre os dias 18 e 29 de novembro.
Festival Judokinhas
O último sábado foi de alegria, integração e muito judô na COMBEMTU, em Tubarão, com a realização do Festival Judokinhas 2025. O evento reuniu 164 judocas de diferentes idades e 8 núcleos do município e região, proporcionando uma experiência única que uniu esporte, ludicidade e convivência familiar. Todos os participantes foram premiados com medalhas, além de receberem um kit especial com frutas, picolé e pipoca, garantindo um clima de celebração e inclusão. O festival não registrou vencedores ou perdedores: o destaque foi a união, a amizade e a vivência dos valores do judô. O sucesso do festival mostra que o judô vai além do tatame: é um instrumento de transformação social, que contribui para a educação, a convivência e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Jasc Regional Sul
Tubarão encerrou no último domingo, em Criciúma, a etapa Regional Sul dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). O município garantiu bons resultados, fechando a competição em 4° lugar no quadro final de pontos, 4° lugar no quadro final de medalhas e 4° lugar no quadro final de troféus, além de conquistar a classificação para a etapa estadual nas modalidades de basquete e futsal. O grande destaque ficou para o futsal feminino. Na sexta-feira (26) o município ganhou de Laguna em um placar de 3 a 0; no sábado (27) ganhou de 2 a 1 de Garopaba; e no domingo (28) venceu Criciúma pelo placar de 2 a 0, conquistando o título de campeão da modalidade e a vaga para o estadual.
O futebol da Cidade Azul em 2025 é total decepção para o torcedor tricolor e colorado. Me refiro ao rebaixamento do Hercílio Luz, que praticamente, através da sua gestão, só não fechou as portas. O grupo que controla a SAF segue no mercado em busca de repassar o clube para um novo grupo de investidores. Do outro lado dos trilhos, a expectativa do acesso implodiu o futebol do clube, que sequer chegou às semifinais. O desmanche do departamento de futebol criou uma nova expectativa na Copa SC, o que novamente não se concretizou. Com remotas chances de classificação, levou quatro do Criciúma em pleno Domingos Silveira González, frustrando o seu apaixonado torcedor.
Talvez Série A em 2027
E quem mais sofre com essa situação são os torcedores do Leão do Sul e do Peixe. Ambos irão buscar na deficitária segunda divisão uma vaga na Série A em 2027. Para complicar, teremos redução de datas nos estaduais. O alento é a disputa de uma competição nacional em 2028, sim, estou falando que daqui a três anos o futebol da Cidade Azul poderá retornar à Serie D do Brasileiro por conta da alteração de 64 para 92 clubes, que deverá ser confirmada pela CBF nos próximos dias.
O retorno de Nasareno
Pela formação do grupo A desta Copa Santa Catarina, eu tinha a convicção que o Peixe iria brigar pela segunda vaga de forma direta com o Caravaggio. Me enganei feio. Sem caça às bruxas, mas se tem um nome para reorganizar o futebol do Tubarão é Nasareno Silva, porém, a atual gestão achou caro o investimento no profissional. Mas tem que recorrer a ele. Resta saber se ele ainda vai estar disponível para isso. Ainda dá tempo para reparar o erro.
Copa SC Sub-16
Na manhã do último sábado Criciúma e Hercílio Luz ficaram em igualdade por 2 a 2 no CT Antenor Angeloni, em Criciúma. O empate foi o primeiro ponto do Leão em quatro jogos, o qual volta a campo hoje, em Araranguá, enfrentando o Irmã Carmem. No sábado encerra a sua participação recebendo o Profut no Aníbal Torres Costa. Com essa participação o clube não corre mais risco de ficar de fora da disputa da Série B em 2026.
O futuro de um clube de futebol passa pelas categorias de base, mas quando você é “obrigado” a participar de pelo menos uma competição, sem se complicar no futuro, é melhor fazer bem feito para não passar vergonha. Circulou nas redes sociais o estado deplorável do gramado do Estádio Dr. Aníbal Torres Costa com o Hercílio Luz perdendo de 4 a 0 para o Irmã Carmem, de Araranguá. O Leão está na disputa da Copa SC Sub-16. Em três jogos, foram dez gols sofridos e nenhum marcado. Está na condição de disputar uma competição de base. Caso contrário, seria rebaixado para a terceira divisão. Olha, analisando a atual competição, com três clubes, na qual sobem dois, sem dinheiro eu focaria na base Sub-23 em vez de fazer esse fiasco. Já não basta o rebaixamento e o clube à deriva, com a SAF à venda.
Frustração tricolor
Numa competição curta, e com três jogos em casa, perder pontos para um adversário direto na disputa de uma das duas vagas é dar um tiro no próprio pé. O gol sofrido pelo Tubarão nos acréscimos, após buscar o empate, deixou o torcedor do Peixe muito frustrado. Logo na sequência, são dois jogos contra o Criciúma, Caravaggio e, encerrando a primeira fase, um possível jogo amistoso contra o Camboriú. Agora tem que buscar os pontos perdidos em casa. O que vier contra o Criciúma é lucro, e depois decidir a vida na última rodada. O desafio é gigante. Tenho certeza de que não faltará empenho e apoio do torcedor. O tigre vive excelente fase na Série B do Brasileiro e está usando a Copinha para dar ritmo aos que têm pouca minutagem. Hora de aparecer o protagonismo tricolor.
Aplausos para a LNF
São lastimáveis alguns horários dos jogos da Liga Nacional com mando do Tubarão Futsal. Na última sexta-feira enfrentou o Joaçaba no melhor horário do início do final de semana, às 18h. Em quadra vitória pelo placar de 3 a 1, com Leo Aguiar se consolidando no comando da equipe. Mas dessa forma como atrair patrocinadores e torcedores e vender camisa com um público de, no máximo, 100 pessoas? Sendo que na maioria vai quem gosta mesmo, e o restante são familiares dos jogadores. O mundo inteiro viu, pois passou no canal do YouTube da LNF TV – Canal Goat.

Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas