A gente já alertou na primeira coluna do ano, lá em 8 de janeiro, que o Hercílio Luz não teria vida fácil neste Campeonato Catarinense. Primeiro, a escolha errada do treinador. Pelo fato de ser amigo de longa data do primeiro-ministro colorado, isso não lhe credenciava a comandar o clube na primeira divisão de SC. O resultado: três jogos, um ponto somado em nove, a demissão de Willian Araújo, e o clube na lanterna e na zona do rebaixamento.
Salvador da pátria
Para o seu lugar, o clube agiu rápido e acertou com Paulo Baier, que já comanda o clube nesta quarta-feira contra o Barra. Baier terá uma árdua missão: em nove jogos buscar a permanência na série A. Se Paulo Baier tiver competência, conseguirá uma das oito vagas para as quartas de finais. Pela média da temporada passada, o Figueirense passou com doze pontos, com três vitórias, três empates e cinco derrotas. Pode pegar o terço e pedir para Nossa Senhora da Piedade uma força.
Será que faltou coragem?
A incompetência do primeiro-ministro colorado é algo que me deixa estupefato. Num período de um ano, são cinco treinadores e um acúmulo de decepções. Eu me lembro que, na coletiva no fim da Copa Santa Catarina, ele pediu unidade com a imprensa, mas na prática foi o contrário. E no pós-jogo contra o Santa Catarina a tradicional coletiva de imprensa não aconteceu. Será que lhe faltou coragem para dar a cara a tapa?
Excelente aquisição
A comunicação do CA Tubarão SAF está sob nova direção. A jovem Bianca Coan (ex-Hercílio Luz) assumiu os trabalhos no Peixe. Competente, ela é mais um dos vários que atravessaram os trilhos para desenvolver o seu trabalho. Decisão acertada do presidente Juliano Mendes, que vai aproximar cada vez mais o torcedor do clube e a imprensa de modo geral, que vai ter conteúdo de qualidade. O time está sendo montado a dedo, desde o goleiro ao ponta-esquerda e o staff, para dar todo o suporte na busca pelo acesso à Série B deste ano.
Após 20 dias de ter assumido a função de prefeito da Cidade Azul, Estêner Soratto nomeou o novo diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (FME). Trata-se do suplente de vereador Carlos Zamparetti. A sua missão é dar a cara do novo governo também no esporte, e com uma árdua missão: fazer funcionar de forma integral o Ginásio Salgadão, reformar a Arena Multiuso e, de forma responsável, fazer o bolsa atleta e técnico ser direcionado para atletas da nossa cidade. Chega de ver atleta importado levando o benefício, por vaidade de entidades e treinadores que buscam o topo de qualquer forma. Sucesso, Zamparetti, na nova função. Competência tens de sobra.
Apatia na capital
Acompanhei a partida de estreia do Hercílio Luz no Campeonato Catarinense com empate contra o Figueirense. Sem muito rodeio, já vou adiantar que o torcedor vai sofrer muito na competição. Mesmo com Ingro fazendo o gol de empate nos acréscimos da etapa final, alguns jogadores que permaneceram, pelo que assisti, nem foram para o jogo na capital, devido à apatia em campo. Claro que falta um pouco de entrosamento, mas falta qualidade também. O alerta vem na primeira partida. Se não jogar um pouco mais, vai brigar feio pela parte de baixo da tabela.
Lá vem o Marinheiro
A partida desta quinta-feira contra o Marcílio Dias, válida pela terceira rodada, será um confronto interessante no reencontro com o ex-treinador Eduardo Souza, que pulou da barca após o término da Copa Santa Catarina e, dias após, foi anunciado pelo Marinheiro. Souza conhece bem o plantel colorado. Se não ficar ligado, o Hercílio Luz poderá voltar de Itajaí sem pontos na bagagem. Não tem vida fácil o torcedor colorado.
Estrutura de Série A
O Clube Atlético Tubarão SAF, sob a regência de Felipe Gil, vem organizando sua estrutura como se estivesse na elite do futebol catarinense. Errado não está. Méritos para o gestor do clube, Juliano Mendes. A chegada de Agenor Junqueira demonstra a excelência que o clube busca na preparação física. Os trabalhos iniciam em março com foco no acesso.
O ano esportivo do Hercílio Luz FC SAF inicia no próximo sábado, em Florianópolis, onde enfrentará o Figueirense. A disputa é válida pela segunda rodada das 11 partidas que terá pela frente. A estreia estava prevista para ser contra o Criciúma, mas foi adiada por conta da alteração do calendário 2025. Por causa disso a sequência será de dois jogos fora de casa, contra Figueirense e Marcílio Dias - um desafio e tanto para os comandados de William Araújo. Dentro de campo e fora dele, o clube sabe das suas limitações e vai buscar superá-las, correndo atrás da pontuação necessária para se manter na elite do futebol catarinense em 2026 e, por consequência, conquistar uma das duas vagas disponíveis para retornar à sua participação no Brasileiro da Série D do próximo ano.
Briga para não cair
Conquistar o título catarinense seria utopia, pelo menos da minha parte. O Hercílio Luz é forte candidato ao rebaixamento, e desta vez não estará sozinho. Tem mais dois candidatos: os recém-promovidos da Série B Caravaggio e Santa Catarina. Os três não têm grandes investimentos, mas, se conseguirem ser regulares na competição, podem colocar outros clubes no bolo - caso de Concórdia e Barra. Os oito primeiros avançam, e os dois últimos caem para a segunda divisão de 2026.
Meus favoritos ao título
Mesmo com o desmanche sofrido, o Criciúma sempre figura entre os favoritos, ao lado de Avaí, Brusque e Chapecoense. É muito difícil o título de campeão catarinense escapar desses quatro clubes, com o time do sul do Estado buscando o tricampeonato. Corre por fora o Marcílio Dias. Confio muito no trabalho de Eduardo Souza.
Programa verão nas escolas
As inscrições para o programa Verão nas Escolas, promovido pelo Departamento de Esportes de Capivari, começaram nesta semana. O projeto oferece oficinas gratuitas de futsal, voleibol e futebol de campo e tem o objetivo de realizar atividades esportivas nas comunidades, proporcionando entretenimento e socialização, principalmente no período de recesso escolar. Os interessados devem se inscrever no ginásio municipal. As oficinas de futsal e voleibol são às segundas e quartas-feiras. O futebol de campo ocorre às terças e quintas.
O lagunense Bráulio da Silva Machado, de 45 anos, deixa o quadro de arbitragem da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A informação foi confirmada após a Comissão de Arbitragem da CBF divulgar a lista dos árbitros centrais, árbitros-assistentes e árbitros de vídeo (VAR) que vão fazer parte do quadro da Fifa para a temporada 2025. A lista faz parte de uma indicação realizada anualmente pela comissão presidida por Wilson Seneme dos profissionais aptos a serem designados para competições internacionais masculinas, femininas e de base. Os nomes são enviados ao Comitê de Árbitros da FIFA, que os analisa e aprova. Uma das explicações é que Bráulio chegou à idade tida como limite para compor a equipe.
Núcleo de Futebol Trieste/Tubarão
A partir de fevereiro os jovens da região sul de Santa Catarina que sonham em se tornar atletas de futebol profissional terão oportunidade única. Tubarão será a nova sede do NFT - Núcleo de Futebol Trieste/Tubarão, um projeto inovador focado na captação e desenvolvimento de talentos. A iniciativa é resultado de parceria entre o Trieste e a Stival Sports, gestora oficial do núcleo, que conta com aliança estratégica com o Flamengo para identificar e formar jovens promessas.
Na reserva eu não fico
O elenco do Hercílio Luz sofreu uma baixa antes mesmo do início do Campeonato Catarinense. O goleiro Allan, de 27 anos, que foi contratado junto ao Ypiranga-RS, não faz mais parte do grupo. Renan Rocha foi o escolhido pelo técnico William Araújo para ser o camisa 1 nas atividades contra Barra, Caravaggio e Grêmio (sub-20). Allan era o reserva imediato, sendo utilizado na parte final dos jogos-treino. Insatisfeito com a falta de oportunidades, o atleta manifestou o desejo de deixar o Hercílio. O atleta foi liberado pelo Leão do Sul e buscará novo rumo para a sequência da temporada 2025.
São Silvelho
A Corrida de São Silvelho, em sua 24ª edição, foi um verdadeiro espetáculo, em Laguna. O evento reuniu corredores de todas as idades e arrecadou grande quantidade de alimentos, que serão destinados a entidades assistenciais. Organizada pelo Departamento de Esporte, a competição teve atletas de diferentes faixas etárias e níveis de experiência em uma tarde repleta de energia, superação e confraternização.
Antes de encerrar a temporada, em período natalino, já são tradicionais aqui na coluna os pedidos ao velho Noel, que prontamente responderá na próxima edição. O primeiro pedido vem do prefeito eleito Estêner Soratto, que sabe dos desafios que terá a partir de 1º de janeiro para conduzir a Cidade Azul. No esporte, soube que ele pediu um pouco de paciência para adequar quem tem direito realmente ao bolsa atleta e técnico (chega de atletas importados) e melhorias nas praças esportivas, com foco na arena que leva o nome do seu saudoso pai, comprometendo-se a fomentar todos os esportes tanto nas escolinhas sociais quanto os de rendimento.
Os pedidos da ATFF
O ano de ouro foi no futsal feminino e no voleibol. André Farias demonstrou muita competência num ano difícil com a perda da sua mãe, mas Deus olhou com carinho e lhe presentou com a chegada do Caleb e o casamento com a sua amada Aline. Nos seus pedidos, primeiro agradeceu os feitos deste ano na modalidade e pediu um ano de 2025 com aporte financeiro maior, indo em busca de mais patrocinadores, com a sequência de captação de atletas da base, a oportunidade de disputar a Série Ouro e, como quem não quer nada, o título da Recopa Catarinense diante do Barateiro. E muita saúde para o Caleb, que vem aí.
Os pedidos da Greysian
A nossa treinadora Greysian, destaque do nosso Salim Mussi Miguel, foi direto ao ponto com o Sr. Noel: “Olha, bom velhinho, precisamos ter um espaço nosso e com qualidade para treinar, para prosseguir com o trabalho de oportunizar o acesso ao voleibol às nossas crianças”. Gostei do pedido, mas ela foi além. Precisa ampliar o apoio para disputar e sediar mais competições e, por último, sonha com o pódio em competições estaduais da Fesporte.
Os pedidos de Juliana
Revelação do esporte em 2024, Juliana Rosa Gomes, que no dia 28 completará 15 anos e é destaque na natação e jiu-jítsu, pediu ao Papai Noel a valorização no seu subsídio do bolsa atleta e mais competições em 2025. Claro que busca apoio de empresários da cidade e região e assim levar cada vez mais longe o nome da Cidade Azul nas duas modalidades.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas