Sábado, 18 de janeiro de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C

COLUNISTAS

Estreia dia 15

06/12/2022 20h40 | Por: Eduardo Ventura

O departamento de competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF) desmembrou as seis primeiras rodadas num total de 11 do Campeonato Catarinense Série A 2023. O Hercílio Luz fará a sua estreia fora de casa, no dia 15 de janeiro, às 17h, contra o Marcílio Dias, no Estádio Dr. Hercílio Luz. A primeira fase encerrará em 26 de fevereiro, quando enfrentará o Camboriú no Estádio Dr. Anibal Torres Costa. A expectativa é de que o clube consiga a vaga entre os oito primeiros colocados e siga em busca da vaga na Série D do Brasileiro em 2024. Para chegar à Copa do Brasil precisa ir para a decisão do campeonato.

Preparação forte

A pré-temporada segue em sua segunda semana com três jogos-treinos confirmados para dezembro. Os dois primeiros serão fora de casa: dia 17, em Bento Gonçalves, contra o Esportivo; e dia 21, em Porto Alegre, o adversário será o São José. O terceiro jogo-treino será dia 29 com o jogo da volta contra o São José. O quarto jogo-treino programado será contra o Esportivo, em 7 de janeiro. Com ambos os jogos com mando do Hercílio Luz, ainda não há local definido pelo departamento de futebol colorado. Isso porque o clube está realizando melhorias no gramado do Estádio Dr. Anibal Torres Costa. Davi Lopes, volante que veio do Caxias (RS), é uma das novidades do clube para 2023.

Revisão no gramado e iluminação

Para atender a demanda dos jogos noturnos, o clube trabalha na revisão dos refletores e fiação elétrica, conforme solicitação do departamento de competições. Em meio à preparação, o clube terá duas pausas para que os atletas, comissão técnica e staff do clube possam passar o Natal e o Réveillon em família. Os treinamentos acontecerão até o dia 22, retornando dia 27. Os trabalhos seguem por mais três dias, voltando em 2 de janeiro. Até o momento o clube anunciou seis contratações: Wallace (zagueiro), Gustavo (volante), Igor Silva (volante), Davi Lopes (volante), Carlos Renato (atacante) e Anderson Ligeiro (atacante).

Mais dois atletas

Ao longo dos próximos dias, o clube deverá anunciar mais dois atletas para aumentar as opções de Raul Cabral. O departamento de futebol busca a contratação de um camisa 10, um meia que faça a articulação no meio-campo colorado. Para a função, o comandante colorado tem apenas Da Silva. A outra opção é o atacante de referência, titular da Copa Santa Catarina, o camisa 9 Giovani, que marcou dois gols na competição.

Tubarão conquista título no vôlei

29/11/2022 20h23 | Por: Eduardo Ventura

Foi realizada no último domingo, em Araranguá, a 6ª edição da Copa Master de Vôlei Feminino, competição que envolve atletas com idade acima de 30 anos. Ao todo nove equipes participaram, incluindo a presença de uma equipe gaúcha. A competição chega à sua sexta edição, organizada por Alcionir do Nascimento Lídio, mais conhecido por Professor Nico. Experiente na modalidade, tem credencial da Confederação Brasileira de Voleibol – Treinador Nível III. A campeã da Série Ouro foi a equipe Master de Tubarão; em segundo ficou a AUVO, de Urussanga; e o terceiro lugar ficou com as Amigas do Vôlei, de Balneário Arroio do Silva. Na Série Prata a equipe campeã foi a Fênix, de Criciúma; em segundo Stars, de Torres (RS); e em terceiro, Amigas da Quadra, de Jacinto Machado.

Unidas pela modalidade

As equipes participantes elegeram seus destaques, que foram premiados. Tubarão, além de conquistar o título do torneio, levou mais três prêmios oferecidos pela organização do evento. Guga foi eleita a melhor central; Grazi, destaque da equipe; Ignes, aos 51 anos, foi a atleta de maior idade participante do torneio; Felipe Desidério, eleito o melhor treinador do evento. O grupo que disputou a competição foi formado por 11 atletas: Grazi, Kamila, Manu, Gheysa, Guga, Débora, Paula, Thairine, Preta, Ignes e Karina, sob o comando de Felipe Desidério. Foram quatro jogos e quatro vitórias, vencendo Fênix (Criciúma), Stars (Torres/RS), Armazém e AUVO (Urussanga), num tiebreaker emocionante, vencido por 16 a 14. A equipe Master de Voleibol Feminino de Tubarão tem o apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME).

Equipes de SC e RS

Participaram da competição: Amigas do Vôlei, de Balneário Arroio do Silva; Fomas, de Sombrio; Master de Tubarão; Master de Armazém; AUVO, de Urussanga; Amigas da Quadra, de Jacinto Machado; Pincas, de Criciúma; e Stars, de Torres (RS). Os jogos aconteceram simultaneamente nos ginásios do Colégio Murialdo, Mario Canela (Bolha) e Padre Ézio Julli. “Quero agradecer o Professor Nico pela organização do evento, arbitragem e equipes participantes da competição. Orgulho por representar Tubarão num evento que reúne atletas acima dos 30 anos, jogando voleibol com muita qualidade. Quero agradecer o nosso técnico, o professor Felipe Desidério, que, além de estar conosco há algum tempo, foi eleito o melhor treinador da competição, e a FME de Tubarão pelo apoio para que pudéssemos participar da competição”, comentou a central Emanuela Bristot, a Manu.

Confirmados e pré-contrato

22/11/2022 19h23 | Por: Eduardo Ventura

A temporada 2023 do Hercílio Luz só iniciará no dia 29, mas fora de campo os bastidores colorados seguem a todo o vapor. Até o momento o clube só anunciou uma contratação, a do zagueiro Walace (ex-Marcílio Dias), mas já tem pré-contrato com o volante Igor Silva. Seu último clube foi o São Luiz (RS), campeão da Copa Federação Gaúcha (FGF). Outro atleta que tem pré-contrato com o clube e foi citado por Matheus Aguiar no podcast Grande Área Debate (Rádio Cidade) é o atacante Anderson Ligeiro. No fim da temporada ele se desligou da Portuguesa de Desportos (RS), mas é conhecido no futebol catarinense por ter atuado por três anos no Marcílio Dias. Em entrevista ao Central do Esporte na última semana, o diretor de futebol colorado, Felipe Gil, confirmou que o clube irá fazer de sete a oito contratações. Aí no campo da especulação, os atacantes Hélio Paraíba e Júnior Pirambu foram oferecidos ao clube, porém, sem confirmação de contratação.

Vini Urbano no Esportivo

Aos poucos o clube vai enxugando a sua folha salarial. O primeiro a deixar o time, após o encerramento da temporada 2022, é o atacante Vinicius Urbano. No início da tarde desta segunda-feira, dia 21, ele se apresentou no Esportivo de Bento Gonçalves, clube da serra gaúcha que conquistou o acesso à elite do futebol gaúcho, ao lado do Avenida de Santa Cruz do Sul. O clube da Montanha dos Vinhedos venceu o Campeonato Gaúcho Série A2. Vinicius Urbano Pereira dos Santos, 23 anos, é natural de Laguna e tem contrato com o Hercílio Luz até o fim de 2023. Emprestado para o Esportivo, mantém vínculo com o clube gaúcho até o término do Campeonato Gaúcho. Sob o comando do técnico do Esportivo, Carlos Moraes, o atacante deverá reencontrar o seu ex-clube. O Esportivo tem marcado quatro amistosos, um contra o rival Caxias e o Hercílio Luz. Essas partidas ainda não têm datas confirmadas.

Quarto lugar nos JASC

A 61º edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), disputado na cidade de Rio do Sul, chegou ao fim no último domingo. A competição reuniu 6.500 atletas, e Tubarão foi representado por 320 atletas, em 16 modalidades diferentes, masculinas e femininas. O fim de semana ficou marcado pelas medalhas conquistadas no judô, na natação e no karatê, além da estreia do ciclismo tubaronense. O calendário de competições por parte dos nadadores encerrou de forma positiva, ao ficarem na quarta colocação geral dos Jasc, tanto no feminino, quanto no masculino. Foram 12 medalhas conquistadas - um ouro, quatro pratas e mais sete bronzes.

Adesc e Liga Voleibol SC

O Tubarão Futsal conquistou o título da Copa Adesc em duas categorias no último sábado. As decisões foram realizadas no Ginásio Lino Philippi, em São Ludgero. No Sub-9 a vitória foi sobre São Ludgero por 4 a 3; no Sub-15 o adversário foi Lauro Müller, e o placar foi de 5 a 0. No domingo, foram realizadas as últimas partidas da Liga de Voleibol de Santa Catarina, e a equipe feminina Sub-14 foi a terceira colocada da competição. Tubarão perdeu inicialmente para a Fube, equipe de São João Batista, por dois sets a zero. Uma nova derrota por 2 a 1 diante de Braço do Norte colocou as jovens jogadoras na disputa pelo terceiro lugar. Na disputa pelo bronze, Tubarão venceu São Ludgero por 2 a 0 e encerrou assim o calendário de competições do vôlei tubaronense.

Um vice e muitas lições

15/11/2022 19h37 | Por: Eduardo Ventura

E ficou no quase a conquista de um título, a oportunidade de vencer a Copa Santa Catarina. A derrota fora de casa por 2 a 1 para o Marcílio Dias colocou o marinheiro na Copa do Brasil do ano que vem. O jogo de ida, com empate em 0 a 0, mesmo com um jogador a mais em Tubarão, deixou claro que haveria dificuldades fora de casa. Deixo claro que o título do Hercílio Luz foi perdido jogando no Aníbal Torres Costa. Faltou ousadia para o comandante colorado. Segundo o diretor de futebol colorado, Felipe Gil, que não citou nomes, o clube tem quatro atletas contratados para o ano que vem. O vice-campeonato dói para a torcida colorada, mas o momento é de reunir os cacos e repensar muito para 2023.

O fiasco do futsal nos Jasc

Após a decepcionante eliminação do Tubarão Futsal na fase estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina, o presidente da ADFT/Tubarão Futsal, Eduardo Rigotti, pediu desculpas à população da Cidade Azul e aos torcedores pelo fiasco do clube com as cores do município. Tubarão não passou para a segunda fase da Liga Nacional de Futsal por tropeços em casa. Na fase estadual dos Jasc, era esperado chegar entre os quatros primeiros colocados. No Campeonato Catarinense Série Ouro, já está classificado para a segunda fase, a qual encerra jogando fora de casa, dia 21, contra o Curitibanos. Presidente promete renovação total no clube em 2023.Vamos aguardar.

Jasc: Tubarão campeão no tiro

No último sábado, veio a primeira conquista para o município de Tubarão. No tiro ao prato, o troféu de campeão foi nosso. Tubarão venceu as duas modalidades de tiro ao prato: o single e o double, com direito aos dois melhores atletas do torneio, Jucinei da Rosa Machado (double) e Leandro Cardoso Martins (single). Na classificação geral do troféu de campeão Tubarão somou 13 pontos, seguido de Criciúma, em segundo, com 8, e Araranguá, em terceiro, com 5. A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com o município de Rio do Sul.

Leão do Sul é vice no Sub-20

A Chapecoense é a grande campeã do Campeonato Catarinense Sub-20 da Série A 2022. Na tarde da última sexta-feira, na Arena Condá, a Chapecoense venceu o Hercílio Luz por 1 a 0, no jogo de volta da final da disputa promovida pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). Na partida de ida, na última segunda-feira, no Estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão, os dois times fizeram um grande jogo e que terminou empatado em 3 a 3. A Chapecoense jogou a partida de volta com a vantagem do empate por ter feito melhor campanha durante a competição. O gol da vitória e do título da Chapecoense foi marcado pelo camisa 9 Lucas. A entrega das premiações foi feita pelo diretor do Departamento de Competições da FCF, Carlos Crispim. A Chapecoense, além do título, também levou as premiações individuais. O goleiro menos vazado foi Gabriel, e Lucas o artilheiro com 16 gols.

O que faltou?

09/11/2022 06h40 | Por: Eduardo Ventura

Não dá para jogar a toalha antes de disputar o segundo jogo em Itajaí, mas, domingo, jogando diante da sua torcida, o Hercílio Luz perdeu a grande oportunidade de fazer a final da Copa Santa Catarina com vantagem. Empate em zero a zero, com um jogador a mais desde os 15 minutos do primeiro tempo, e um pênalti perdido por Jonathan Cabeça. 

O Marinheiro ficou faceiro da vida com o resultado. Agora joga por dois resultados iguais, ou seja, o empate lhe garante na Copa do Brasil em 2023 e o título da competição. O que faltou? Ousadia por parte do treinador colorado. Agora é arrumar a casa para vencer o Marcílio Dias, algo que não consegue há 31 anos. Bora quebrar esse tabu e voltar com o título.

Peixe nas semifinais da Copa SC

Com um jogador a menos, e de virada, vitória por 2 a 1. Assim o Tubarão conquistou a vaga nas semifinais da Copa Santa Catarina – Sub-17. A partida foi realizada no Estádio Domingos Silveira Gonzalez. Os gols foram marcados por Henrique Blasius, natural da Cidade Azul, e João Marcelo. 

Com o resultado, o Peixe, comandado por Edinho Silva, avança às semifinais e vai enfrentar o Brusque, com o primeiro jogo em Tubarão, e o segundo na Capital Catarinense dos Tecidos. E o Hercílio Luz perdeu na Capital para o Avaí por 2 a 0, terminando na quinta colocação. Acabou eliminado da competição.

Empate e foco nos JASC

O Tubarão Futsal, em sua décima sétima partida no Campeonato Catarinense Série Ouro, empatou fora de casa contra o Jaraguá pelo placar de 1 a 1. Os gols foram marcados no segundo tempo. Rabisco marcou para o Tubarão, e o gol do empate dos aurinegros foi marcado por Felipe. As atenções do Tubarão se voltam para a disputa da fase estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), a qual inicia na próxima sexta-feira, dia 11. 

Estreia marcada para as 15h15, quando enfrentará o Cunha Porã. A segunda rodada será disputada no sábado, dia 12, às 15h, contra o Pinhalzinho. O Tubarão fecha a primeira fase jogando no domingo, dia 13, às 10h30, contra o Blumenau. Para chegar às eliminatórias, Tubarão precisa ficar entre os dois primeiros. Os jogos serão disputados na segunda-feira, dia 14; semifinais na terça, dia 15; e a disputa de terceiro lugar e final, na quarta-feira, dia 16. Pelo estadual, a última rodada da fase classificatória da Série Ouro está prevista para ser disputada dia 19, novamente fora de casa, contra o Curitibanos.

Elenco reduzido nos JASC

Passando de fase, o Tubarão enfrentará os municípios do grupo A. Dois deles são velhos conhecidos: Jaraguá do Sul e Joaçaba. Compõem o grupo, os municípios de Catanduvas e São Bonifácio. Não tenho dúvida de que enfrentará Jaraguá ou Joaçaba nas eliminatórias. Com jogos diários, e sem folga, o elenco reduzido, comandado pelo técnico Morruga, vai enfrentar muitas dificuldades e terá que dosar a experiência dos seus jogadores em competições de tiro curto. 

Se for levar ao pé da letra, com os Jogos de Verão, de que participou em Blumenau e Rio do Sul, creio que o clube não terá dificuldades. Mas, por conta do fim de temporada e do desgaste dos jogos, que serão disputados no ginásio do Sesi em Rio do Sul, será um grande desafio para o clube da Cidade Azul.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!