O esporte a cada dia nos proporciona momentos inesquecíveis. No sábado, por exemplo, tive a oportunidade de acompanhar a rodada da Adesc, realizada em Orleans, entre DME de Orleans e CEFF de Tubarão. Com transmissão exclusiva do Esporte de Primeira no Youtube, foram exibidos quatro jogos, com os seguintes resultados : sub-9, 1 a 1; sub-11, 5 a 0; sub-13, 1 a 0; e sub-15, 2 a 4. Não vou abordar tabela de classificação após a rodada, mas quero destacar o encontro esportivo, a educação dos atletas e, principalmente, a presença dos pais e familiares nos jogos. Outro que também prestigiou foi o prefeito Jorge Koch, incentivando os jovens atletas e cumprindo o papel de gestor. Ele mesmo comentou conosco que, por meio do esporte, as crianças e os jovens ficam longe das coisas ruins que a vida oferece.
Equilíbrio
Um jogo equilibrado e empolgante foi registrado no empate em 1 a 1 na categoria sub-9. Mesmo saindo na frente no placar com gol de Heitor e cedendo o empate ainda no primeiro tempo, o CEFF mostrou que o trabalho feito ao longo da semana está em crescente evolução, com forte marcação, saída de jogo pelas alas e, principalmente, buscando a vitória em todos os momentos. No sub-11, a DME de Orleans tem um fixo chamado Vitória, que joga acima da média. Segurou os tubaronenses, para quem, mesmo em alguns momentos conseguindo equilibrar o jogo, faltou o gol. Depois da derrota por 5 a 0, agora é erguer a cabeça e seguir para a próxima rodada, pois há ainda dois jogos para buscar a classificação às semifinais.
A competitividade de Sena
O choro é algo que em certo momento conforta o atleta, pois a emoção contagia, seja por uma grande conquista, seja quando algo não sai como o esperado. É o caso de Sena, fixo de naturalidade australiana. Abatido com a derrota por 1 a 0 na categoria sub-13, ele desabou aos prantos. Nesse momento entra o papel do educador. O professor Leo Aguiar reuniu o grupo e conversou de forma lúdica, mostrando para Sena e outros atletas que eles lutaram, sim, e buscaram o resultado do empate, que não aconteceu. O choro de Sena mostra o nível de competitividade dos meninos em quadra. Eu também quando jogava não gostava de perder, mas é nas derrotas que você aprende a ser vencedor. Além do australiano Sena, a DME de Orleans teve a presença do atleta de origem Haitiana, o bom de bola Roschild.
Vitória suada no sub-15
O melhor jogo da rodada ficou para a categoria sub-15. Um pivô do CEFF chamado Caio comeu a bola, como se diz no jargão popular. Foi uma vitória conquista nos minutos finais. O CEFF abriu 1 a 0, com gol marcado por Caio, e levou a virada com dois gols de André. De falta Tiago empatou, e Caio, num lindo lance individual, marcou o terceiro e também o quarto gols. Em resumo, trata-se de um trabalho de qualidade feito não só pelo CEFF, mas também pela DME de Orleans, dirigida pelo professor João Ribeiro, com os trabalhos de quadra coordenados por Felipe Bonetti. O nosso esporte da região da Amurel tem uma qualidade acima da média. Esses meninos, quando lapidados, podem tranquilamente ganhar o mundo do esporte, com educação aliada à boa qualidade técnica. Sem dúvida, um sábado para ficar registrado na memória pelos bons jogos e excelente recepção em Orleans.
A tarde fria, típica de outono, mostrou o quanto tem que se estar ligado 100%, nos jogos do Campeonato Brasileiro da Série D. Mesmo sendo surpreendido por um recuo involuntário do volante Igor Silva, que mais uma vez fez grande partida, viu-se o foco e a meta bem definida pelo elenco do Hercílio Luz. A surpresa veio no aquecimento. Halef Pitbull sentiu desconforto muscular, informação relatada pelo repórter do Esporte de Primeira, Caio Maximiano. Giovani foi o seu substituto, iniciando como titular na competição nacional. Foi dele o gol de empate, aos 35’ da etapa inicial. O gol do Camboriú foi marcado por Rian Felipe, aos 25’, após receber o passe involuntário de Igor Silva. Na etapa final, mesmo pressionando o adversário, o gol veio após uma cobrança de escanteio. Rafael Lima, aos 28’, fez o gol da virada e da vitória colorada. Com oito pontos, o Hercílio Luz é o vice-líder do grupo 8. Próxima rodada será fora de casa, no domingo, dia 4, em Concórdia.
Com racismo não tem jogo
Na nossa transmissão do Esporte de Primeira aderimos à campanha da CBF contra o racismo. Na partida contra o Aimoré, Rafael Lima sofreu com isso. Vinicius Jr, do Real Madrid, é perseguido por torcedores no campeonato espanhol. E partiu do zagueiro, capitão e líder do elenco colorado, ao marcar o gol da virada que deu a vitória ao Leão do Sul, o punho cerrado - um símbolo da luta antirracista, que expressa a unidade, a força e o orgulho do povo preto. Na narração do gol, confesso que me emocionei pelo gesto. E seguimos na luta interminável contra o racismo.
Agora, sim, temos o camisa 10
Pela coletiva pré-jogo o comandante colorado deixou visível que teria alteração na equipe inicial. Não que não estivesse rendendo o esperado, mas Anderson Ligeiro cedeu a vaga para a estreia de Felipe Menezes. O experiente jogador não só correspondeu no período em que esteve em campo, mas no posicionamento do atacante Juliano. Sem dúvida a melhor dos quatro jogos, uma dobradinha interessante com o lateral Kaike, deixando o Hercílio Luz ofensivo pelas laterais, já que Cleiton e Leozinho faziam a movimentação pela direita. Raul Cabral citou essa dificuldade nas partidas contra Novo Hamburgo e São Joseense. Na sua leitura de jogo, a troca foi providencial. Tanto que Anderson Ligeiro entrou muito bem e teve uma chance de marcar o terceiro gol colorado, nos acréscimos, mas foi bloqueado pelo volante Balotelli.
Evento de sucesso
Foi realizado no sábado, na sede da AABB Tubarão, o torneio de futsal B2B.Log, organizado pelo Bar Sem Lona Futsal em parceria com AABB. Em quadra as equipes do Ajax, Real Madrid, Os100Limites, Barca FC, Gigante da Colina e Milan B. Após intensa disputa, o título ficou com o Gigantes da Colina; em segundo lugar, Barca FC; e com a terceira colocação o Ajax. Em conversa conosco, o organizador Cristian Medeiros agradeceu a participação das equipes: “Foi um evento esportivo muito bem disputado, com atletas de várias cidades da região, o que nos deixou muito satisfeito. Parabenizamos o campeão e as demais equipes pela participação”. O Bar Sem Lona Futsal representará AABB Tubarão na Jemab, em 24 de junho, em Balneário Camboriú. Ao lado das AABBs de Itajaí e Florianópolis, irá disputar a única vaga na Jesab (fase estadual), que ocorrerá na capital entre os dias 1º e 3 de setembro.
O Centro de Formação Futsal e Futebol (CEFF)entrou em quadra, no último sábado, para disputar a quarta rodada do Campeonato Regional de Futsal, promovido pelo Instituto Adesc. Enfrentou a CME de Santa Rosa de Lima. Os jogos foram disputados no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho, em Santa Rosa de Lima. Na categoria sub-9, vitória pelo placar de 3 a 1. Com o resultado, o CEFF assumiu o terceiro lugar da chave B, com quatro pontos em dois jogos. A liderança é da CME de Gravatal, que soma sete pontos em quatro jogos. No sub-15, vitória do CEFF pelo placar de 3 a 0. Essa foi a primeira vitória na competição, em dois jogos disputados. Na classificação do grupo B, o CEFF ocupa o terceiro lugar, com três pontos. O líder é a CME de Gravatal, com sete pontos em quatro jogos. Ao final da primeira fase os quatro primeiros colocados avançam para a fase eliminatória da competição, que tem término previsto para novembro.
E o Renan Bressan, hein?
Contratado durante o Campeonato Catarinense da Série A, estreou em 26 de fevereiro, na vitória do Hercílio Luz por 1 a 0 contra o Joinville. De lá pra cá foram sete jogos com a camisa do Leão, sendo que em nenhum atuou por 90 minutos. Seu último jogo foi contra o Criciúma, do qual participou por 12 minutos. Com a campanha colorada no Brasileiro da Série D, e pela sua experiência, Bressan foi relacionado para os dois primeiros jogos e não entrou em nenhum deles, e no fim de semana, contra o São Joseense, sequer foi relacionado. Na coletiva pós-jogo, Raul Cabral foi indago pelo repórter Giovane Martins/Rádio Tubá. O comandante colorado afirmou que foi opção dele para a partida não relacionar Renan Bressan: “Segue no elenco trabalhando para buscar o espaço dele no time titular e opção no banco também”.
Menezes e Bressan
Não quero discordar do treinador colorado, pois a decisão é dele, para buscar o melhor rendimento na equipe. Mas, por três vezes, reclamou no pós-jogo que falta ainda mais aproximação do meio com o ataque. Cabral busca alternativas no elenco. Com Bressan e a recuperação de Felipe Menezes, que ainda não fez sua estreia, quem sabe por aí pode pintar uma alternativa. Veremos, sábado, contra o Camboriú.
Taça Daniel Antônio Gonçalves
No domingo, foi realizado o complemento da primeira rodada do Campeonato Municipal da Cidade Azul – Taça Daniel Antônio Gonçalves Panifício Km 60. Destacamos os jogos do grupo B. Na categoria júnior, derrota do Pinheirinho para o Palmeiras pelo placar de 1 a 0; no outro jogo desta rodada, o Ecus perdeu para o União Operária pelo placar de 3 a 1. Na categoria principal, o Pinheirinho foi goleado pelo Palmeiras por 5 a 1. O Ecus foi derrotado pelo União Operária pelo placar de 2 a 0. A segunda rodada será disputada no próximo domingo, dia 28. Às 15h30, no Estádio Antônio Silvestre, em Congonhas, confronto de líderes: jogam Palmeiras e União Operária. No mesmo horário, na Arena Sertão, no Sertão dos Correas, o Ecus recebe o Pinheirinho. Quem vencer segue vivo para buscar uma das duas vagas para as quartas de finais. A partida marcará a presença do Esporte de Primeira, que transmitirá a partida a partir das 15h.
Pouco mais de mil pessoas foram ao Aníbal Costa acompanhar a vitória colorada pelo placar de 1 a 0, com o gol marcado pelo zagueiro Walace. No final da partida, nos microfones do Esporte de Primeira, o zagueiro exaltou o apoio da família e a confiança do clube em contratá-lo. A vitória, com os resultados da rodada, deixa o colorado no terceiro lugar com quatro pontos, em seis disputados, e dentro do G-4. O colega de defesa Rafael Lima não gostou da atuação, mesmo vencendo, demonstrando o nível de competitividade do atleta. Raul Cabral busca nesta nova formação organizar o time taticamente. Eu penso que faltam alguns detalhes, que, com os treinamentos, serão corrigidos. A competição exigirá muito mais nas próximas rodadas. Por conta disso, Cabral não quer correr riscos e ficar longe do objetivo do clube na primeira fase.
Sábado de integração no CEFF
No sábado, na Associação dos Ferroviários, em Oficinas, o Centro de Formação Futsal e Futebol (CEFF) realizou uma integração com a Escolinha do Belo, de Imbituba. Além de realizar os jogos contra uma equipe parceira de nossa região, leva ao encontro, além da integração, a troca de cultura com cidades e modelos diferentes de treinamento, e as crianças ainda podem fazer novas amizades. Tanto lá quanto cá, os meninos são observados e ganham oportunidades de jogar em competições regionais, pelo Centro de Formação ou pela Escolinha do Belo.
Visita de cortesia
Com a presença do fixo Marinho e do presidente da ADFT/Tubarão Futsal, Eduardo Rigotti, o clube foi recebido no Campi Tubarão pelo diretor de operações Brasil I - Ânima, Rafael Ciccarini. A Unisul - marca do Grupo Ânima - é uma das parcerias do clube na temporada. Participaram ainda do encontro a gerente geral da Unisul, campi Tubarão e Braço do Norte, Daniela Correa, e o diretor geral da Unisul, Rodrigo Alves.
O Campeonato Municipal de Futsal – Taça Marlon de Oliveira Zapellini, organizado pela DME de Capivari de Baixo, já tem os clubes confirmados e a data de início. Compõem o grupo A: Aparecida, Alvorada, América e Siderurgia. No grupo B estão: Nacional, Falter, 3 de Maio e Paraíso. A rodada de abertura será no dia 13 de junho, a partir das 19h30. O atual campeão, o Aparecida, enfrentará o 3 de Maio. No segundo jogo da noite, Siderurgia e Paraíso. No complemento da primeira rodada, dia 15, jogam América e Nacional e Alvorada e Falter. Na primeira fase, os jogos serão disputados entre o grupo A e o grupo B, com cada clube jogando quatro jogos. Avançam para as semifinais os dois primeiros de cada grupo, disputando dois jogos. A final será em partida única, sendo disputada num sábado; já o terceiro lugar, na sexta que antecede a grande final.
Meta alcançada
Vitória de virada e entrada no G-16, a zona de classificação. Embalado após o empate em 3 a 3 contra o Magnus, em Sorocaba, o elenco do Tubarão Futsal vem se ajustando a cada partida, sob o comando de Bruno Silva. A meta era buscar quatro dos seis pontos a disputar fora de casa, mas um ponto somado em Sorocaba aumentou a confiança. Numa partida com duas expulsões e um atleta deixando a quadra para levar pontos no hospital, o elenco deu a resposta de que a diretoria gostaria, e logo num jogo contra o ex-treinador do clube na temporada passada, o Morruga. Mesmo sendo vice-campeão em 2022, não fez um bom trabalho, deixando má impressão por aqui. São quatro jogos sem perder na Liga Futsal e seis, somando com a Série Ouro. O momento é de a torcida dar o seu retorno na sexta-feira, às 20h, quando recebe o Minas na Arena.
Ponto importante no RS
Estreia fora de casa com um ponto conquistado tem que ser comemorado sempre pelo torcedor colorado. Na minha modesta opinião, o 0 a 0 mostrou que a competição vai ser de jogos encardidos e que será preciso ficar atento o tempo inteiro. Rafael Pin fez boas defesas. A defesa clorada salvou duas bolas praticamente em cima da linha. Wiliam pegou uma cabeçada de Halef Pitbull aos 49 do segundo tempo e no primeiro tempo salvou um chute de Juliano. O próprio treinador Raul Cabral no fim partida confirmou ao Esporte de Primeira que o elenco tem que ficar ligado o tempo inteiro, ou seja, não pode relaxar. A competição é cheia de surpresas, e correções deverão ser efetuadas. É o reinício de um trabalho após o Campeonato Catarinense. Até pegar liga, demora um, dois ou até três jogos. Sábado que vem o adversário será o Novo Hamburgo, no Aníbal Costa.
Esporte de Primeira na Série D
Registrando a presença do Esporte de Primeira na primeira das sete partidas do Hercílio Luz fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série D, no Estádio Cristo Rei, de propriedade do Aimoré de São Leopoldo. Próxima partida fora de casa será no dia 20, em São José dos Pinhais, com a minha presença e do Caio Maximiano. Acompanhe a gente pelo canal do YouTube e no app do radiosnet. Conto com a sua audiência.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas