Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C

COLUNISTAS

Um encontro memorável em Orleans

06/06/2023 19h54 | Atualizada em 06/06/2023 19h55 | Por: Eduardo Ventura

O esporte a cada dia nos proporciona momentos inesquecíveis. No sábado, por exemplo, tive a oportunidade de acompanhar a rodada da Adesc, realizada em Orleans, entre DME de Orleans e CEFF de Tubarão. Com transmissão exclusiva do Esporte de Primeira no Youtube, foram exibidos quatro jogos, com os seguintes resultados : sub-9, 1 a 1; sub-11, 5 a 0; sub-13, 1 a 0; e sub-15, 2 a 4. Não vou abordar tabela de classificação após a rodada, mas quero destacar o encontro esportivo, a educação dos atletas e, principalmente, a presença dos pais e familiares nos jogos. Outro que também prestigiou foi o prefeito Jorge Koch, incentivando os jovens atletas e cumprindo o papel de gestor. Ele mesmo comentou conosco que, por meio do esporte, as crianças e os jovens ficam longe das coisas ruins que a vida oferece.

Equilíbrio

Um jogo equilibrado e empolgante foi registrado no empate em 1 a 1 na categoria sub-9. Mesmo saindo na frente no placar com gol de Heitor e cedendo o empate ainda no primeiro tempo, o CEFF mostrou que o trabalho feito ao longo da semana está em crescente evolução, com forte marcação, saída de jogo pelas alas e, principalmente, buscando a vitória em todos os momentos. No sub-11, a DME de Orleans tem um fixo chamado Vitória, que joga acima da média. Segurou os tubaronenses, para quem, mesmo em alguns momentos conseguindo equilibrar o jogo, faltou o gol. Depois da derrota por 5 a 0, agora é erguer a cabeça e seguir para a próxima rodada, pois há ainda dois jogos para buscar a classificação às semifinais.

A competitividade de Sena

O choro é algo que em certo momento conforta o atleta, pois a emoção contagia, seja por uma grande conquista, seja quando algo não sai como o esperado. É o caso de Sena, fixo de naturalidade australiana. Abatido com a derrota por 1 a 0 na categoria sub-13, ele desabou aos prantos. Nesse momento entra o papel do educador. O professor Leo Aguiar reuniu o grupo e conversou de forma lúdica, mostrando para Sena e outros atletas que eles lutaram, sim, e buscaram o resultado do empate, que não aconteceu. O choro de Sena mostra o nível de competitividade dos meninos em quadra. Eu também quando jogava não gostava de perder, mas é nas derrotas que você aprende a ser vencedor. Além do australiano Sena, a DME de Orleans teve a presença do atleta de origem Haitiana, o bom de bola Roschild.

Vitória suada no sub-15

O melhor jogo da rodada ficou para a categoria sub-15. Um pivô do CEFF chamado Caio comeu a bola, como se diz no jargão popular. Foi uma vitória conquista nos minutos finais. O CEFF abriu 1 a 0, com gol marcado por Caio, e levou a virada com dois gols de André. De falta Tiago empatou, e Caio, num lindo lance individual, marcou o terceiro e também o quarto gols. Em resumo, trata-se de um trabalho de qualidade feito não só pelo CEFF, mas também pela DME de Orleans, dirigida pelo professor João Ribeiro, com os trabalhos de quadra coordenados por Felipe Bonetti. O nosso esporte da região da Amurel tem uma qualidade acima da média. Esses meninos, quando lapidados, podem tranquilamente ganhar o mundo do esporte, com educação aliada à boa qualidade técnica. Sem dúvida, um sábado para ficar registrado na memória pelos bons jogos e excelente recepção em Orleans.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!