Sábado, 04 de maio de 2024
Tubarão
29 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
19 °C

COLUNISTAS

Turismo x veraneio em Jaguaruna

28/02/2023 19h41 | Atualizada em 28/02/2023 19h41 | Por: Jorge Pereira

Quando passamos pelo Balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna, e nos deparamos com um dos maiores empreendimentos da comunidade no ramo gastronômico fechado, alguma coisa parece não estar certa. Além da gastronomia, o Restaurante Maré Alta já foi palco de grandes eventos, se destacando como o point da galera durante o veraneio.

Seus diretores fizeram investimentos altos, além de todo o trabalho em prol da comunidade, buscando valorizar e desenvolver o turismo em nossa orla. Não é fácil, os investidores que o dizem, permanecer nos balneários e manter o padrão de atendimento na baixa temporada, já que se trata da maior parte do ano.

Turismo batendo à nossa porta

Precisamos buscar alternativas que promovam nosso turismo fora da temporada de veraneio. Roteiros, alternativas oferecidas por uma boa gastronomia e pelo cicloturismo (nossas condições geográficas e belezas naturais são propícias para isto), a tão sonhada Rota dos Sambaquis (temos o maior do mundo, outras cidades já fazem isto), sem falar na polêmica ideia do mirante no Morro do Careca, capaz de resgatar e propagar os históricos naufrágios de dezenas de navios em nossa orla, entre eles o de Giuseppe Garibaldi. Uma história em que poderíamos mostrar em tempo real a causa de toda esta tragédia. Isto são apenas alguns de nossos principais potenciais.

Particularmente, acredito no potencial com que a natureza nos brindou. Desenvolver projetos, vender a imagem do nosso município, proporcionando às agências de turismo pacotes que contemplem a passagem por Jaguaruna, gerando desenvolvimento, pois temos tudo, inclusive o próprio turista, afinal milhares deles passam diariamente pela BR-101 e agora também pelo Aeroporto Regional, mas não dispomos de políticas públicas que aproveitem toda esta estrutura, recheados de clientes batendo à nossa porta. É preciso dar o primeiro passo. Ainda estamos esperando...

Para onde ia o dinheiro?

07/02/2023 19h52 | Por: Jorge Pereira

A aquisição dos ônibus estudantis pela prefeitura de Jaguaruna nos faz pensar sobre o que era feito anteriormente com o tamanho deste investimento. Foram aproximadamente R$ 10 milhões em apenas dois anos de gestão Laerte e Henrique. Antes de concluir este comentário, quero deixar claro que meu trabalho de imprensa é livre, e já critiquei o atual governo quando, na minha interpretação, mereceu. Mas como cidadão, acho que devemos reconhecer as boas ações. Não quero entrar aqui na questão da depreciação dos bens adquiridos com recursos próprios da Educação e a manutenção dos mesmos, mas lembro que, antigamente, quando era adquirido um ônibus velho, já era motivo de festa. Agora em dois anos foram adquiridos 17, todos novos, e com recursos próprios. Fica o questionamento: o que era feito com estes recursos em gestões passadas?

Atenção, jovens!

As 28 paróquias pertencentes à Diocese de Tubarão estão recebendo a visita dos ícones em motivação ao grande encontro de jovens, o Enjocri. No último fim de semana, a Paróquia Nossa Senhora das Dores de Jaguaruna recebeu lideranças diocesanas do Setor da Juventude e da Pastoral Vocacional, que estão motivando e convidado a juventude em geral para o grande encontro organizado pela diocese, que será realizado em agosto deste ano, com dia e local ainda a serem definidos. É a igreja indo ao encontro da juventude. Sinta-se convidado, jovem!

Projeto reciclagem

24/01/2023 19h49 | Por: Jorge Pereira

O amigo leitor tem ideia da quantidade de lixo que produzimos no dia a dia? E para onde vai tudo isto? E o pior, você tem ideia dos danos estamos causando ao meio ambiente e a herança que estamos deixando para as gerações futuras? E se você pudesse fazer a sua parte, melhorando a vida do planeta, você colocaria em prática?

Pensando no meio ambiente e na destinação correta do lixo no município de Jaguaruna, a bióloga Vanessa Pacheco desenvolveu um projeto socioambiental com escolas da região. A iniciativa realizada no último semestre de 2022 visou a colocação de pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis. As escolas também receberam palestras de conscientização sobre a importância de desviar os resíduos recicláveis de aterro sanitário.

Atualmente, Jaguaruna deposita 100% do lixo recolhido em aterro sanitário. O município também não conta com coleta seletiva, ou seja, todo o lixo recolhido vai para o aterro. “Tudo isto acaba virando um impacto ambiental para região e o planeta”, ressalta Vanessa. Com ajuda dos Pontos de Entrega Voluntária, uma equipe consegue garantir a logística de enviar para a reciclagem. “Quando enviamos papel, plástico, vidro e metal para a reciclagem reduzimos mais da metade a extração dos nossos recursos naturais, o consumo de água e energia, e fazemos com que o lixo vire matéria-prima, novamente gerando fonte de renda para milhares de pessoas”, enfatiza a bióloga.

Com a finalização do período letivo, houve a necessidade de realocar esses Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs). A ativista destaca que hoje em Jaguaruna tem vários Pontos em determinados estabelecimentos comerciais parceiros e apoiadores do projeto. São eles: Padaria Flor e Farinha - Cristo Rei (Rua da Delegacia Polícia Civil); Madeiras Souza Pacheco - Centro (Rua do Mercado Sanlart); SilFarma - Olho D’ Água (farmácia da Silvana no Olhão); Perecourt Petiscos - (Balneário Dunas do Sul frente à Associação de Moradores); Madeiras Pacheco (Encruzo); Restaurante Recando das Flores – Morro Azul.

Caso tenha interesse em saber mais ou participar do projeto ou ser um parceiro, no Instagram @reciclarjaguaruna você encontra todas as informações necessárias. A bióloga Vanessa Pacheco também deixou o contato para maiores esclarecimentos 998132747. Seja um parceiro e ajude nosso município a ser uma referência em meio ambiente.

Projeto reciclagem II

É com muita honra que esta semana dediquei este espeço para escrever sobre este magnífico projeto. Uma iniciativa que tem o apoio e o anseio da comunidade. Um governo se diferencia por suas atitudes e acredito piamente que o poder público de nossa cidade tem plenas condições de dar todo o incentivo a um projeto como este. Que cada um possa fazer sua parte.

Treze de Maio deu a vitória para Xela

17/01/2023 19h59 | Por: Jorge Pereira

A eleição da Coorsel também serviu para mostrar que Xela, ex-prefeito de Treze de Maio, ainda é a maior liderança política do município. Posição que não se desgastou, mesmo com tantos anos frente à prefeitura e também como vereador. A confiança consolidada do cidadão trezemaiense fez diferença de 700 votos em cima de seu oponente, que estava com todas as armas da cooperativa em mãos. Xela foi destaque catarinense como chefe do Executivo e como vereador, e mesmo há uma década fora de um cargo público, manteve sua liderança e seu prestígio junto à população, que soube valorizar um dos maiores trabalhos à frente da prefeitura na história do município. Que este trabalho, o qual tem a transparência como uma de suas principais características, possa novamente ser aplicado, agora na administração da Coorsel. Quem vai ganhar com isto é o cidadão associado, juntamente com a comunidade.

Interesse pela cooperativa

Uma curiosidade dos números mostra que o cidadão trezemaiense é o mais interessado pela cooperativa de energia elétrica. O município teve praticamente o mesmo número de associados votantes que todos os demais municípios juntos. Quase mil votos a mais que Orleans, município onde Vitorassi esperava cobrir a diferença de Treze de Maio.

Festa da Melancia

Evento realizado com muita propriedade e sucesso em Jaguaruna. Se o primeiro do gênero tinha que ser marcante, entrou para a história e deve entrar também para o calendário de eventos do Estado. Acredito ter vendido bem a imagem do município. Críticas sempre vão existir e, se forem construtivas, que venham muitas para somar e aperfeiçoar os próximos. O mais importante é que foi dada a largada, valorizando a produção de uma fruta em que somos destaque nacional e agora com o título de Capital Catarinense do Produtor da Melancia.

Nossos valores

Nossos valores culturais tiveram seus momentos de glória na primeira Festa da Melancia. É de suma importância oportunizá-los para mostrar que temos gente talentosa em nosso município. Ainda temos muito a crescer culturalmente. Vimos como é importante uma festa deste nível para mostrar e revelar talentos da casa. Sucesso a todos os nossos valores, e até a próxima oportunidade!

Festa da Melancia em Jaguaruna

10/01/2023 20h10 | Por: Jorge Pereira

Enfim chegou o dia que há tanto tempo se esperava, a festa da fruta mais saborosa da época. E para nossa alegria ela é jaguarunense. Para comemorar o título de Capital Catarinense do Produtor da Melancia, nada melhor do que uma festa à altura, de acordo com a expectativa. Serão quatro dias com muitos shows, gastronomia, apresentação de valores culturais e, claro, a anfitriã do evento. Parabéns aos organizadores pela iniciativa.

Apoio

O Conselho Municipal de Turismo de Jaguaruna tem a honra de dar todo o apoio à festa, no sentido de aprovar os investimentos para que o evento aconteça. Na verdade, esperamos há anos por este acontecimento, e agora que a primeira Festa da Melancia está acontecendo que seja um evento marcante. E que venha a 2ª, 3ª...

O título de capital

Jaguaruna, durante muitos anos, sustentou o título de Capital Catarinense da Melancia, mesmo que muitas autoridades já soubessem que este título não nos pertence. Caxambu do Sul, município do oeste catarinense, que fica a cerca de 50 km de Chapecó, já detinha o cobiçado título.

Homenagem ao autor

Ulisses Gabriel, suplente de deputado que assumiu a Assembleia Legislativa por alguns meses no início do governo Carlos Moisés, sugeriu o título para Jaguaruna. Aprovado pela Alesc, Jaguaruna para então de sonhar ou de falar em Capital da Melancia, trocando por algo real, Capital Catarinense do Produtor da Melancia, em homenagem aos nossos produtores, que produzem a melhor fruta do país. É claro que Caxambu também afirma que a melhor é a deles, mas eu vou continuar afirmando sempre que a melhor é a nossa. Viva, nossos produtores! E boa festa a todos!

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!