Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Tubarão
19 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
19 °C
12 °C

COLUNISTAS

Diferenças entre ideação, pré-incubação, incubação e aceleração

15/11/2023 10h55 | Atualizada em 15/11/2023 10h55 | Por: Luiz Antonio "Maninho" Duarte

Saudações, inovadores! Nossa jornada iniciou-se com a introdução de alguns conceitos importantes para que tenhamos todos o mesmo entendimento sobre as temáticas relacionadas à inovação e tecnologia. 

Hoje vamos buscar entender os conceitos e diferenças entre ideação, pré-incubação, incubação e aceleração. Bora lá!

Ideação e pré-incubação

Pré-incubadora é um habitat de inovação cujo principal objetivo é oferecer suporte aos empreendedores que estão na fase de criação do seu futuro negócio ou projeto, ou seja, a fase de ideação.O processo de pré-incubação visa evoluir ideias de negócios até virarem empresas formalizadas, com registro legal e modelo de negócios validado. 

Essa transformação se dá por meio de um processo com metodologia que utiliza serviços de consultoria técnica e mercadológica, mentorias, assessorias, cursos e apoio institucional, além de networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento.

Incubação

A incubadora de empresas é um ambiente planejado e protegido que serve para desenvolver os empreendimentos que desejam investir em novos projetos. Por isso, a incubadora oferece apoios gerencial e técnico com serviços de recepção, internet, telefone, secretaria e salas de reunião, ou seja, a estrutura necessária para que se possa desenvolver o negócio.

Além disso, a incubadora possibilita parcerias e oportunidades para que você, como empreendedor, realize seu sonhado projeto.

Por meio da incubadora, o empresário tem um serviço de assessoria voltado às áreas de gerência, contabilidade, jurídica, gestão financeira, apuração, controle de custo e exportação.

Uma empresa incubada é um negócio com grande chance de expansão e crescimento, pois o empreendimento se desenvolve em um ambiente voltado à inovação e ao empreendedorismo.

De acordo com as informações do Portal do Brasil, tanto no Brasil quanto no mundo a taxa de mortalidade de uma empresa que faz parte de uma incubadora é reduzida em 20% com relação àquelas que não fazem.

Aceleração

Aceleradoras de startups são organizações criadas para acelerar e suportar o desenvolvimento das startups, auxiliando-as a passar por este momento de incerteza e a completar sua transição pelo vale da morte.

Para vencê-lo, a principal necessidade de quase todas as startups é financeira. Portanto, a maioria busca nas parcerias aporte em dinheiro. As aceleradoras ainda podem auxiliar em conhecimento científico, de mercado e tecnológico, criando conexões, oferecendo infraestrutura e até mesmo dando suporte na desburocratização.

Luiz Antonio "Maninho" Duarte

Inovação e tecnologia

Poucas palavras estão hoje tão em alta quanto inovação, tecnologia e empreendedorismo. A cada semana, Maninho leva você a uma viagem por esse universo desafiador e também muito inspirador

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!