Nossos sentidos são a porta de entrada para a compreensão e a interpretação do mundo ao nosso redor. Portanto, não seria estranho constatarmos que eles podem influenciar nossas decisões de compra, seja de forma consciente ou não. E a comunicação sensorial busca exatamente isto: criar estímulos e associações positivas entre marcas e consumidores, de forma que, consequentemente, fortaleçam a lembrança ou a ligação entre eles.
Visão
A visão é uma das linguagens silenciosas mais utilizadas pela publicidade, e um dos sentidos mais poderosos pelo impacto imediato. Então, sempre que possível, tente manter uma unidade visual específica e constante para sua marca, facilitando que o cliente a reconheça.
Audição
Na audição temos uma poderosa ferramenta que nos auxilia a transformar o humor das pessoas. A música, por exemplo, nos sensibiliza e pode evocar memórias de conforto ou estímulo. Repare que o ritmo e a intensidade dos sons escolhidos variam de loja para loja, afinal são públicos diferentes.
Olfato
O olfato é o sentido que se mantém vivo por mais tempo na memória do ser humano. Pode parecer estranho usá-lo como uma ferramenta, mas os cheiros são a ligação mais direta com o cérebro, afinal remetem a recordações e podem reavivar as mais diversas e intensas emoções.
Tato
O tato pode parecer o mais complexo de ser explorado, mas, quando pensado de forma estratégica, até a textura da sua embalagem é uma forma de lembrança. Deixe que seus produtos sejam tocados e experimentados. A oportunidade está em deixar que o consumidor interaja.
Paladar
O paladar influencia em como nos sentimos e é uma maneira de apelar aos impulsos. Criar um cantinho com bebidas e lanchinhos pode tornar a receptividade do seu ambiente mais agradável. O bem-estar do consumidor aumenta o percentual de clientes satisfeitos e negócios fechados.
Marketing e publicidade
Tecnologia e marketing podem ser a combinação imbatível para o sucesso de seu negócio. Aqui você fica por dentro de tudo das últimas tendências do segmento