Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C

COLUNISTAS

Quem tem medo do cancelamento?

09/05/2023 20h05 | Atualizada em 09/05/2023 20h05 | Por: Mariana Goulart

O “bicho papão” do corporativismo muda de tempos em tempos, e o vilão da vez é a intitulada cultura do cancelamento, o boicote virtual a indivíduos ou empresas que tenham cometido alguma atitude considerada inapropriada pela opinião pública. Mas se engana quem pensa que os malefícios ficam apenas no ambiente on-line. Os danos podem resultar em perda de reputação e até mesmo em prejuízo financeiro. 

Redes sociais

As redes sociais são atualmente o principal campo de batalha, onde canceladores e cancelados utilizam os mais diversos canais e formatos para entregar suas mensagens, sejam de ataque ou defesa. Por isso se faz cada vez mais importante que as empresas criem conteúdos de forma estratégica, e principalmente tenham uma comunicação assertiva visando o seu público-alvo. Aproveite o momento para revisitar os valores da sua empresa, os pilares desenvolvidos juntamente com a missão e visão. 

Os clientes escolhem ou se lembram de marcas, produtos ou serviços com os quais se identificam com seus valores, e criam inclusive laços afetivos e emocionais. Obviamente, a questão de preço conta, mas reflita comigo: em algum momento da sua vida você escolheu não fazer negócios com uma empresa, apesar de estar mais barato, seja por não estar de acordo com o atendimento ou o posicionamento que recebeu durante a negociação.

Cancelamento

Isso, em maior escala, é basicamente o processo de cancelamento. A partir de uma conduta inadequada, as relações entre empresa e consumidor são abaladas, quebrando a confiança. Em contraponto, importante lembrar que ele também pode ser utilizado de forma equivocada e injusta. Por isso antes de tomar qualquer atitude para defender sua empresa, averigue os fatos. É vital ser transparente e aberto ao diálogo, buscando esclarecer a situação e mostrar que estão dispostos a aprender com os erros e fazer mudanças positivas, caso necessário.

E sempre vale lembrar que seu perfil profissional é uma extensão de você até certo ponto. É preciso ter bom senso na hora de compartilhar mensagens, sabendo que você tudo pode, mas nem tudo convém.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!