O ano começou quente na política tubaronense. Nos bastidores políticos estava tudo certo para que o vereador Nilton de Campos (PL) fosse o presidente do Legislativo. Só que os outros três vereadores do seu partido não gostaram da ideia de ter o Progressistas na segunda vice-presidência e deram rasteira em Nilton de Campos, escolhendo Felippe Tessmann como presidente em 2025, o que demonstra um racha dentro do PL. A mudança no acordo teve apoio do prefeito Estêner Soratto, apesar de ele dizer que não. Sabemos que Soratto esteve por trás desse processo, até porque Nilton de Campos não esconde de ninguém que o prefeito participou das reuniões para escolha dos presidentes do Legislativo.
Clima quente (2)
Em entrevista à jornalista Vera Mendonça, da Rádio Jovem Pan, o vereador Nilton de Campos disse que foi “traído pelos colegas do seu partido e que não ficaria na mesma sala de pessoas que não cumprem acordo”. Pois bem, os dias se passaram, as coisas foram se ajustando, e o próprio Nilton de Campos já indicou um assessor parlamentar para a mesa diretora, que é o seu fiel escudeiro Sargento Batista, e deve também indicar mais alguns cargos na prefeitura. Agora quero fazer uma visita à Câmara de Vereadores de Tubarão para ver se Nilton de Campos vai ficar mesmo em local separado dos colegas de seu partido ou se vai permanecer na mesma sala.
PL e MDB
Em Capivari de Baixo parece que a lua de mel entre PL e MDB está com os dias contados. Nesta semana estive conversando com a vereadora Heloisa Cardoso (MDB), que está extremamente chateada com a eleição da mesa diretora. Até então havia um acordo, mas na hora da votação foi feita uma manobra para eleger outro presidente. Ainda na entrevista, Heloisa garantiu que o MDB não participou da escolha dos secretários e que eles foram somente informados das decisões. Creio, pelas palavras da vereadora, que a gestão Claudir/Samira não terá vida fácil no Legislativo, pois ela estará cobrando como nunca. Não é porque faz parte da base do governo que vai esconder o sol com a peneira, e se houver algo errado levará para os órgãos competentes. É, meus amigos, são somente sete dias da nova gestão, e já estão brigando.
Henrique da Saúde
Em Pescaria Brava o prefeito Henrique da Saúde (PP) vive bom momento de sua gestão. Já no início houve alteração do horário de funcionamento da prefeitura para facilitar a vida do morador, a farmácia básica está com horário estendido para atender quem muitas vezes não conseguia buscar remédio e, desde de ontem, retomou os serviços de pavimentação no trecho da Carreira ao Siqueiro - uma obra que vai transformar e melhorar a qualidade de vida daquela localidade. Em apenas sete dias de gestão, quando o gestor quer trabalhar, ele faz acontecer. Parabéns à gestão Henrique/Janaína pelo trabalho.
Preto Crippa
O prefeito de Laguna, Preto Crippa (PL), tem encontrado dificuldades no início de sua gestão. De acordo com ele, os maquinários estão sucateados, não há licença ambiental para usar máquinas na limpeza das praias e a prefeitura está com sérios problemas financeiros, sem falar que enfrenta dificuldades para fazer qualquer tipo de contratação, mesmo que seja em caráter de urgência. Nesse período, até que se coloque a casa em ordem, o lagunense precisará ter paciência, pois o trabalho será árduo.
Bastidores da política
Polêmico e bem informado, Mexicano é uma das vozes mais conhecidas do rádio na região. Agora ele também vai contar aqui, às quartas-feiras, todas as informações do cenário político - sem abrir mão de sua opinião afiada!