Quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Tubarão
30 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
30 °C
19 °C

COLUNISTAS

Nada de novo na prefeitura de Tubarão

26/09/2023 20h06 | Atualizada em 26/09/2023 20h06 | Por: Mexicano

O prefeito Jairo Cascaes definiu novos nomes do primeiro e segundo escalão do seu governo. Entre eles, Carlos Zamparetti assume a Secretaria de Serviços Públicos, Marlon Collaço Pereira será o novo procurador-geral do município e Ramires Linhares assume a Fundação Municipal de Cultura. Foram anunciados ainda Diego Goulart para a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Dionísio de Quadros para a Cosip e a jornalista Adriana Oliveira, que assume a Coordenação de Comunicação no gabinete do prefeito. Perceba que não há nada de novo, o que se tem é um novo penteado com as mesmas pessoas em secretarias e fundações diferentes. Agora, se quero um governo diferente, precisava trazer novos gestores e com novas ideias. Não sou contra as nomeações, até compreendo que são pessoas preparadas para suas áreas, mas creio que repetir os mesmos nomes de outras gestões não traz novidade nenhum para um governo que quer ser diferente. Esperamos que essas nomeações possam dar certo, pois nossa Cidade Azul precisa avançar em todas as áreas.

Ex-prefeito poderá voltar à cena política

Nos bastidores da política da Amurel, comenta-se que um ex-prefeito poderá voltar à cena política para as eleições municipais de 2024. Caso isso ocorra, haverá grande mudança no cenário político dessa cidade, pois é uma pessoa benquista, e os eleitores sentem saudade de sua administração, que foi honesta e trouxe desenvolvimento para o município. O que posso dizer é que, nesta semana ainda, deve sentar com um (a) vereador (a) que está bem nas pesquisas para conversar e fazer uma dobradinha para as eleições do ano que vem. Se isso se confirmar será uma eleição emocionante nessa cidade. Na próxima semana conto mais detalhes do encontro. 

Henrique Castro

O jovem Henrique Castro (PP), de Pescaria Brava, vem costurando as eleições municipais de 2024. Seu nome tem ganhando força tanto dentro do PP quanto nos partidos que vêm demostrando apoio à sua candidatura ao Executivo de Pescaria Brava. É um jovem trabalhador, guerreiro e que corre atrás de recursos não somente para sua cidade como também para a região. Creio que é uma ótima opção para Pescaria Brava. Desejo sucesso nesta caminhada para você, Henrique.

Phelipe Schmoeller Felippe

O ex-vereador Phelipe Schmoeller Felippe, popular Felipinho, está se preparando para as eleições de Capivari de Baixo, mas não se sabe por qual partido deverá concorrer. Atualmente está no Progressistas e é o atual vice-presidente. Agora, se fica em seu atual partido, não se sabe. Mas ele vem trabalhando fortemente para conseguir uma cadeira no Legislativo. Já ouvi dizer nos bastidores que ele está se preparando para conseguir a majoritária, mas para isso ele precisará deixar o Progressistas, pois ali não haverá espaço para ele. Então, precisará procurar outro ninho político.

Prefeito Agnaldo Filippi no Republicanos?  

19/09/2023 20h22 | Atualizada em 19/09/2023 20h22 | Por: Mexicano

Na quinta-feira, dia 14, em Pedras Grandes houve um encontro do Republicanos com a presença de mais de 100 pessoas. Nessa reunião foi escolhida a nova executiva do partido, que já está se preparando para as eleições de 2024. Ficou definido que Progressistas, Republicanos e PSD estarão juntos nas eleições ao Executivo. Surpresa maior foi o convite que o prefeito Agnaldo Filippi (PP) recebeu do presidente estadual do Republicanos, Carlos Moisés, para ir para o partido e ser candidato a prefeito por Tubarão, e em 2026 ser bola a da vez para conquistar uma cadeira na Alesc. Agnaldo ficou bem balançado com o convite e deve responder até outubro. O prefeito é morador de Tubarão há 25 anos. Se caso isso ocorrer, Tubarão terá uma ótima opção para candidato, pois garra, determinação e trabalho Agnaldo tem. Para esse eu tiro meu chapéu.

Republicanos, Progressistas e PSD em Tubarão

Já diz um ditado popular: onde tem fumaça tem fogo. E nos bastidores da política não é diferente, pois tudo leva a crer que Republicanos, Progressistas e PSD poderão estar juntos nas eleições municipais tanto para Legislativo quanto Executivo. Havia uma conversa muito forte de que o PL estaria com o PSD e Progressistas, mas me parece que isso mudou. Como todos sabemos, na política tudo pode mudar. Na última sexta-feira, dia 15, o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) realizou diversas visitas e participou de eventos na Cidade Azul, para fortalecer seu partido e a tríplice aliança entre Republicanos, Progressistas e PSD. Será que vai dar liga essa formação? Vamos esperar para ver as cenas dos próximos capítulos. 

Jairo Cascaes x Maurício da Silva

Nos próximos dias o prefeito Jairo Cascaes (PSD) deve nomear os novos secretários e presidentes de fundação, para que possa avançar em sua administração e Tubarão volte a crescer, pois é bem verdade que a cidade parou no tempo. Por outro lado, como fica o professor Maurício da Silva? Volta ou não para a Fundação de Educação? Sabemos que o vice-prefeito Moisés Nunes não quer vereadores no comando de secretarias e fundações. A pergunta que faço é a seguinte: é melhor ter Maurício na Educação ou na Câmara, como uma pedra para a atual administração? Na eleição indireta foi prometida muita coisa para obter votos, só que até agora foi cumprido quase nada. Ah, se eu pudesse falar... Vamos esperar para ver qual será o destino de Maurício. Conforme a decisão, o relacionamento entre ele e Jairo pode ficar estremecido.

João Fernandes de volta ao cenário político de Tubarão

12/09/2023 20h19 | Atualizada em 12/09/2023 20h20 | Por: Mexicano

O ex-vereador João Fernandes (PL) confirmou para mim que está se preparando para disputar as eleições para o Executivo tubaronense do ano que vem. Ressaltou que é promessa do governador Jorginho Mello (PL) ele ser o candidato a prefeito por Tubarão. João Fernandes só não será o nome do PL se o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto, for o candidato do governador para a Cidade Azul. Nesse caso ele abre mão e trabalha para eleger Soratto. Agora, caso for outro nome e não houver espaço para ele, João Fernandes irá para outro projeto político para ser o candidato. O que me chama atenção é que o governador já prometeu a vaga do PL para pelo menos três pessoas. Isso só me mostra que, quando o partido tem diversos nomes, na verdade não tem nenhum. E tem mais: a cada dia que passa o PL em Tubarão está se dividindo.

MDB

O MDB deve realizar um encontro regional agora no dia 29 de setembro com cerca de 150 filiações. O objetivo é fortalecer o partido para as eleições, tanto para Executivo quanto Legislativo. Nesse sentido o MDB vem mostrando sua força e garra. Em pelo menos duas cidades da Amurel, quem pensa que será o candidato poderá cair do cavalo. Estou louco para dizer quais são as duas cidades, mas não posso falar ainda. Só posso garantir que haverá muito choro e decepção. Lembrando que o MDB sempre tem suas surpresas de última hora, isso não é novidade para ninguém. 

Sangão

O prefeito de Sangão, Castilho Silvano Vieira (PP), está reagindo, pois em suas redes sociais apresentou o resultado de sua última viagem a Brasília em parceria com o deputado estadual Pepê Collaço (PP) e o chefe de gabinete, Henrique Castro, que conseguiram os recursos para a construção da UBS do Sangãozinho. Um investimento que vem em ótima hora para o município, para auxiliar no atendimento à população.

União Brasil em Tubarão  

Alex Sotero, engenheiro civil e empresário de 48 anos, é o novo presidente do União Brasil em Tubarão. Sob sua liderança, o partido está lançando ambicioso projeto para a cidade e está montando uma equipe de vereadores comprometida com o bem-estar da população e o progresso local. Com essa nova liderança, o partido pretende consolidar sua presença e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da cidade e do Estado.

Vereadora Bia Alves no PL ou MDB?

05/09/2023 20h05 | Atualizada em 05/09/2023 20h05 | Por: Mexicano

Quero aqui destacar que na última semana a vereadora Bia Alves (União) recebeu o troféu Amigo da Educação, ao lado de deputados da nossa região, mostrando assim seu prestígio com lideranças estaduais. Vale ressaltar que Bia recebeu convite do deputado estadual Volnei Weber para se filiar no MDB e ser candidata à prefeita de Capivari de Baixo nas próximas eleições. Claro que isso mexeu muito com ela, pois também tem o convite do PL. Bia ficou de pensar e está consultando sua base. O que me chamou atenção foi o seu desempenho nas pesquisas a que tive acesso. Vai incomodar muita gente no próximo pleito.

Moacir Rabelo

O ex-prefeito de Capivari de Baixo Moacir Rabelo, hoje sem partido, está ensaiando seu retorno à política no ano que vem com as eleições municipais, disputando uma cadeira no Legislativo local. Ele deve nos próximos dias conversar com o presidente estadual do Republicanos, Carlos Moisés, para fechar os últimos detalhes. Experiência e trabalho Moacir Rabelo tem para conquistar essa cadeira na Câmara. 

Joares Ponticelli

Joares Ponticelli deve estar indo para o Republicanos de Carlos Moisés nos próximos meses. Isso porque no Progressistas não há mais espaço para ele. Uma fonte bem próxima a ele me garantiu que sua ida é certa. Será?

PL e PSD juntos  

Escrevi aqui na coluna que o PL havia traído o MDB em Tubarão. Isso deu o que falar, a ponto de o presidente do MDB, vereador José Luiz Tancredo, não gostar e dizer que não era bem assim. Pois bem, na última semana ficou claro que o PL estará nas eleições de 2024 com o PSD, afinal uma foto diz mais que mil palavras. Nessa foto aparecem o prefeito Jairo Cascaes, o secretário da Casa Civil, Soratto, o deputado estadual Júlio Garcia e o governador Jorginho Mello na liberação de recursos para Tubarão. Minha pergunta é: por que nossos nobres deputados estaduais Volnei Weber e Pepê Collaço não estão? Resposta bem simples: PSD abandonou o Progressistas, e o PL largou o MDB. Resultado final será PL e PSD juntos nas eleições do ano que vem. Volto a repetir: uma foto vale mais que mil palavras. Não enxerga quem não quer.

Capivari de Baixo de luto

29/08/2023 20h22 | Atualizada em 29/08/2023 20h22 | Por: Mexicano

A segunda-feira amanheceu triste para os munícipes de Capivari de Baixo. Aos 82 anos, faleceu o senhor Nilton Fernandes Pereira, o popular Niltinho das Placas. Niltinho foi empresário, secretário de Indústria e Comércio de Capivari de Baixo e presidente de partidos políticos.Outro fato muito importante sobre Niltinho foi o incentivo ao desenvolvimento do futebol amador, principalmente da equipe do Siderurgia, pela qual tinha carinho especial. Niltinho sempre estava disposto a ajudar. Tenho a certeza de que Niltinho deixa um legado de trabalho e dedicação para Capivari de Baixo e região. Nossos sentimentos à família e amigos.

Vereadora Bia Alves

Na última semana a vereadora Bia Alves (União Brasil) esteve em Brasília visitando autoridades para auxiliar Capivari de Baixo com projetos e recursos. Uma de suas visitas foi para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher Nacional. Entre muita conversa e troca de experiências, Michelle fez um convite para Bia Alves: ir para o PL de Capivari de Baixo e ser candidata ao Executivo com seu apoio e de seu marido, Jair Bolsonaro. Bia agradeceu o convite e ficou de pensar na proposta. Mas a pergunta que faço é: como fica Claudir Bitencourt nessa situação? O governador Jorginho Mello já havia prometido que ele seria o candidato a prefeito do município pelo PL. Esse convite de Michelle Bolsonaro não agradou a executiva municipal do partido. Durma com um barulho desse. 

PL de Tubarão

Já o PL de Tubarão começa a trabalhar suas estratégias para as eleições municipais. No último sábado promoveu um encontro liderado pelo presidente do partido em Tubarão, o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto, que contou com diversas lideranças, entre elas o presidente da Copagro, Dionísio Bressan, recém-filiado ao partido. A reunião serviu para traçar objetivos e a organização do PL na Cidade Azul. Todos sabemos que o candidato ao Executivo de Tubarão, com aval de Jorginho Mello, chama-se Dionísio Bressan, que, além disso, tem o apoio forte dos granjeiros da cidade. Caso não for Dionísio, e, sim, Soratto, os granjeiros não irão apoiá-lo e vão trabalhar contra. Você acha que Jorginho vai entrar nessa briga para perder o apoio dos granjeiros em 2026? Claro que não. Isso demostra claramente que o candidato do PL é Dionísio Bressan. O que me chamou a atenção foi a participação do vereador Felippe Tessmann (PSC). Será que está trocando de partido e indo para o PL? É ótimo soldado e puxador de voto. 

Giocondo Tasso em Laguna  

O gerente regional da Celesc, Giocondo Tasso, é um dos nomes fortes para a eleição de 2024 em Laguna para o Executivo. Nas últimas pesquisas seu nome vem superando o atual prefeito, Samir Ahmad. Giocondo não esconde sua vontade de ser prefeito. Ele ainda não está filiado a nenhum partido, mas tudo leva a crer que nos próximos dias deve estar se filiando ao PL de Laguna - claro, com a bênção de Jorginho Mello.

Mexicano

Bastidores da política

Polêmico e bem informado, Mexicano é uma das vozes mais conhecidas do rádio na região. Agora ele também vai contar aqui, às quartas-feiras, todas as informações do cenário político - sem abrir mão de sua opinião afiada!

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!