Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C

COLUNISTAS

Governo Lula discrimina pescadores catarinenses

29/04/2025 21h12 | Atualizada em 29/04/2025 21h12 | Por: Nilton Veronesi

É inacreditável a discriminação promovida pelo governo federal aos pescadores artesanais catarinenses. O Estado é o único (isso mesmo, o único) em que a União estabeleceu cota para os tradicionais “lanços” de tainha. Sem critério, sem estudo, sem qualquer tipo de análise técnica, talvez pelo simples fato de SC ter um povo conservador, liberal, de direita. Quer dizer, o Ministério da Pesca está tirando a possibilidade de o pequeno pescador fazer o “caixa” para se manter no restante do ano, e essa discriminação afeta até o turismo, já que muitas pessoas vêm ao litoral prestigiar a captura do pescado, que, por sinal, é linda demais. O governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de Pesca e Aquicultura, Tiago Bolan Frigo, através da PGE, judicializaram o caso junto ao STF, que ignorou, sequer analisou o processo, sempre muito seletivo em suas decisões. 

MDB da Amurel 

O MDB da Amurel corre sério risco de diminuir ainda mais de tamanho no pleito de 2026. Sem o deputado estadual Volnei Weber, que fez cerca de 50 mil votos em 2022, é difícil imaginar que o ex-delegado e ex-prefeito de Orleans Jorge Koch e/ou qualquer outro nome faça algo parecido. O “Manda Brasa”, que já teve mais da metade das prefeituras da região, hoje administra somente Braço do Norte, município que deverá ter um ex-prefeito candidato pelo PSD no ano que vem (Beto Kuerten).    

Corrupção em Laguna     

É estarrecedor o que aconteceu em Laguna na última eleição municipal. Uma quadrilha, formada por políticos e encabeçada por um empresário do ramo de mineração, movimentou milhares de reais na tentativa de conquistar a prefeitura. Em um inquérito com mais de cinco mil páginas, a DIC de Laguna descobriu um dos maiores esquemas de corrupção eleitoral da história da Amurel. O processo está sob sigilo, porém, do pouco que se sabe, a Justiça tem nas mãos a oportunidade de moralizar e acabar com boa parte da podridão da política lagunense. 

Ladrões do INSS

Num país sério, o ministro da Previdência, o picaretíssimo Carlos Lupi, já estaria atrás das grades. Não só não está, como continua comandando a pasta. Mais de R$ 6 milhões roubados de aposentados que recebiam um salário. No Brasil, pena pesada só pra quem suja estátua de batom. Deem um Google com o nome do ministro e vejam a ficha corrida deste cidadão. Nem ministro era pra ser. Brasil il il!

Nilton Veronesi

Política

Nunca ‘café com leite’, sempre contundente. Esta é receita imbatível de Niltinho Veronesi para a sua coluna política, que destrincha os bastidores e traz ao público informações exclusivas, sempre com sua opinião firme e irreverente

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!