Domingo, 16 de novembro de 2025
Tubarão
31 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
18 °C

COLUNISTAS

Jorginho Mello “paz e amor”

11/11/2025 20h58 | Atualizada em 11/11/2025 20h58 | Por: Nilton Veronesi

O governador Jorginho Mello (PL) tem conduzido o partido com uma tranquilidade irritante. E ele está certo. Enquanto a direita se digladia em público, o governador afaga todos os envolvidos. No Rota 22, neste final de semana, no Vale do Itajaí, colocou a deputada estadual Ana Campagnolo no “andor”. Enalteceu a parlamentar e o seu histórico político. Já havia feito isso com o vereador carioca Carlos Bolsonaro, quando confirmou sua pré-candidatura ao Senado por SC. O mesmo aconteceu com a deputada federal Carol De Toni. O chefe do Executivo catarinense não entra em dividida e já falou mais de uma vez que “anteciparam demais as eleições no Estado”, nas investidas do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). Uma forma fácil de tirar o foco das polêmicas. Não à toa nunca perdeu uma eleição. 

Paulinha contra o sul

O prefeito de Laguna, Preto Crippa, teceu críticas contra a deputada estadual Paulinha (Podemos) por tentar levar o curso de medicina da Udesc para Balneário Camboriú. A vinda do curso não seria bom só para Laguna, seria bom para todo o sul. Está na hora de a bancada do sul também entrar no jogo. Com o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), e o presidente da CCJ, Pepê Collaço (União Progressista), ambos da região, perder essa queda de braço seria vergonhoso. É uma “briga” apolítica. Todos deveriam levantar essa bandeira. A propósito, a ex-prefeita de Bombinhas está fazendo o papel dela e defendendo os interesses da sua base eleitoral.   

O fim do PSDB   

O partido que já presidiu o Brasil está a poucas eleições do seu fim. Caciques como Aécio Neves, desconectados com a realidade, têm aparecido em peças publicitárias se colocando contra os extremos. Sim, eram “antipetistas” e hoje são moderados, com uma leve caída pra canhota. O PSDB perdeu o timing, não se reinventou, achou que o tempo de TV - na era das mídias digitais – o salvaria, se aliou à esquerda em várias federações e definhou. Elegeu três governadores em 2022, e todos já foram para outras siglas. Em SC, ficou apenas o deputado estadual Marcos Vieira, que, convenhamos, não é um símbolo de renovação e linguagem contemporânea. É mais uma espécie de tucano na lista de extinções no Brasil. Os ninhos estão cada vez mais vazios. 

País da impunidade

As suspeitas de crimes em contratos de R$ 120 milhões em verbas do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) levou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a bloquear R$ 4,5 milhões em bens e ativos dos investigados. A Operação Lamaçal, deflagrada nesta terça-feira, dia 11, investiga crimes contra a administração pública e lavagem de capitais com recursos federais enviados para socorrer vítimas da catástrofe das enchentes de maio de 2024, no Rio Grande do Sul. Mensalão, Lava Jato, bandalheira nas compras de respiradores na pandemia e, agora, essas investigações de roubo na maior tragédia climática da história. Sem fazer muito esforço, somente nesses escândalos mais midiáticos, sabe o que eles têm em comum? Nenhum político vagabundo preso. Vale muito a pena ser político picareta no Brasil.

Nilton Veronesi

Política

Nunca ‘café com leite’, sempre contundente. Esta é receita imbatível de Niltinho Veronesi para a sua coluna política, que destrincha os bastidores e traz ao público informações exclusivas, sempre com sua opinião firme e irreverente

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!