Uma das justificativas do prefeito de Tubarão, Estêner Soratto (PL), para manter uma máquina inchada, ocupando praticamente todos os cargos comissionados, é dar eficiência no atendimento à população. Inclusive na exigência de que as indicações políticas trabalhem oito horas diárias. Levando essa premissa em consideração, não dá pra aceitar a demora para a efetivação do convênio da municipalidade com a Apae. Novos alunos estão impedidos de fazer avaliações e receber os serviços da instituição, pois o financeiro não tem condições de absorver os custos. Em 2024, esse mesmo processo foi liberado no final de março. Neste ano, ainda há perspectiva de liberação. Primeiro ano de mandato pode ter prejudicado os trâmites, é verdade. Agora, é preciso que a prefa se organize para que, em 2026, já no começo do ano, o ritmo seja mais célere e os diretores da Apae possam saber quando contar com a verba.
Incoerência
A prefeitura de Laguna enviou à Câmara de Vereadores um projeto que cria adicional de 30% a servidores que são cedidos pelo Estado ao município. Assim, essa classe receberia, caso admitida, cerca de R$ 20 mil. Diante de um cenário caótico, em que o prefeito Crippa vive reclamando da “herança” deixada pelas gestões anteriores, é incoerente dar esse benefício a qualquer funcionário, por mais qualificado que ele seja. “Ah, mas sem esse subsídio seria impossível trazer para a gestão profissionais de ponta e blá blá blá.” Os problemas da cidade só serão resolvidos com mais grana, não gastando desordenadamente. Primeiro arruma a casa, reduz custos, faz caixa. Vamos lá, numa cidade do tamanho de Laguna, até para prefeito um salário de R$ 20 mil é exagerado.
União Progressista
A federação União Progressista foi oficializada na última semana e chega a dar arrepio ver a “galerinha do mal” que está à frente da aliança: Ciro Nogueira, Davi Alcolumbre, Hugo Motta e cia. É fisiologismo puro, na essência da palavra. Evidente que, em SC, aqueles que fazem parte da nova sigla tentarão se descolar dessa turma, e até acho justo, porém, alguns acordos ficarão difíceis de explicar. Por exemplo: em Tubarão, quem vai comandar o partido? O vereador Marcone Joaquim, que comanda o União, que faz parte do governo Soratto, ou o doutor Jean Machado, que é presidente municipal do Progressistas e fez uma campanha muito dura contra a chapa encabeçada pelo atual prefeito, enquanto candidato a vice, na última eleição? Pra ser mais direto, União Progressista tubaronense será situação ou oposição?
Lei é lei
Espaços públicos ocupados por camelôs, produtores, informais etc. precisam passar por processo licitatório. Assim como ninguém deveria utilizar semáforos para vender quaisquer tipos de produtos. Já há uma orientação do MPSC para que esse tipo de situação seja regularizado, e aqueles que dependem desses espaços precisam se adequar à “nova” realidade.
Política
Nunca ‘café com leite’, sempre contundente. Esta é receita imbatível de Niltinho Veronesi para a sua coluna política, que destrincha os bastidores e traz ao público informações exclusivas, sempre com sua opinião firme e irreverente