Sábado, 22 de novembro de 2025
Tubarão
34 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
34 °C
16 °C

COLUNISTAS

Prioridade é a reeleição do senador Amin

18/11/2025 23h35 | Atualizada em 18/11/2025 23h35 | Por: Nilton Veronesi

Em entrevista ao jornalista Upiara Boschi, o deputado federal e presidente do União Brasil, Fabio Schiochet, deixou claro que a prioridade número um da sigla é a reeleição do senador Esperidião Amin, independente da coligação. “Onde não há espaço para o senador Amin, não há espaço para o União Progressista. Tanto o governador Jorginho Mello (PL), quanto o prefeito João Rodrigues (PSD), se acham que podem embarrigar o partido e chegar na hora dar um cavalinho de pau, isso não vai existir. A condicionante principal é a reeleição do senador Amin”, destacou Schiochet. Lembrando que a federação é a segunda maior bancada na Alesc e também garante a governabilidade do governo Jorginho Mello. Ainda assim, líderes do PL, sem ter maioria no parlamento, defendem chapa pura. 

Fator Adriano Silva 

Em pesquisa publicada na última semana, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), apareceu com 8,7% das intenções de voto. Político da nova geração, empresário e um dos mais bem avaliados chefes de Executivos municipais de SC, o liberal pode atrapalhar a vitória em primeiro turno do governador Jorginho Mello. Não só isso. Imagine um cenário hipotético em que a deputada federal Carol De Toni migre para o Novo, com seus mais de 45% para o Senado de SC, em uma coligação mais enxuta, que enalteça a eficiência na administração joinvillense com as bandeiras conservadoras da parlamentar. Enfim, são variáveis que podem tirar o sono do governador. É bom que se diga, Adriano se mostrou muito alinhado com Jorginho. A ver se esse alinhamento continua depois destes bons números apresentados.   

SC é diferente     

Nesta semana, um gráfico com os percentuais da população beneficiada com o Bolsa Família, em cada Estado do Brasil, chamou a atenção. Enquanto a média nacional está em 18%, em SC apenas 4,4% adere ao programa. A economia pujante e a gigante oferta de empregos são os fatores para os números tão expressivos e positivos em Santa Catarina. Coincidentemente (ou não), os Estados com maior número de beneficiários (proporcionalmente) são aqueles governados pela esquerda. Ah, lembrando que nestes casos, essas mesmas unidades de federação têm os piores índices na segurança pública. Pra ficar só nessas duas frentes. 

Republicanos

Mesmo contrário aos posicionamentos políticos/ideológicos do deputado federal Jorge Goetten, é necessário destacar o trabalho que vem realizando à frente do Republicanos/SC. Acho muito difícil sua reeleição, mas certamente esses movimentos de base com filiações de prefeitos, vices, vereadores e até da deputada Geovania de Sá mostra que em Santa Catarina a sigla vai aumentar a representatividade. Para a Alesc tem a reeleição de Sergio Motta bem encaminhada. Certamente fará uma segunda cadeira (e quem sabe terceira) com votações mais baixas, e, nessa toada, aparece o nome do reitor da Fucap, Expedito Michels. O capivariense tem respeito da comunidade com muitos serviços prestados. Basta canalizar isso em uma boa estratégia de marketing, já que a região litorânea está órfã, e só Pepê Collaço (União Progressista) deverá conseguir a eleição. É difícil? Sim, mas penso que o Republicanos elege uma cadeira com algo em torno de 20 mil votos. É impossível dentro de um universo de 300 mil eleitores? Não. A ver.

Nilton Veronesi

Política

Nunca ‘café com leite’, sempre contundente. Esta é receita imbatível de Niltinho Veronesi para a sua coluna política, que destrincha os bastidores e traz ao público informações exclusivas, sempre com sua opinião firme e irreverente

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!