Sexta-feira, 27 de junho de 2025
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C

COLUNISTAS

A volta da educação moral e cívica

24/06/2025 21h06 | Atualizada em 24/06/2025 21h08 | Por: Ramires Linhares

> Amurel
Educação moral e cívica

O projeto do deputado estadual Pepê Collaço que estabelece a volta da disciplina Educação Moral e Cívica ao currículo da educação básica das escolas públicas e privadas de Santa Catarina foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Agora o texto precisa passar pelas comissões de Finanças, Trabalho e Educação para depois ir a plenário. Instituída em 1969 como obrigatória, a matéria passou a ser opcional em 1992 e foi extinta em 1993. De acordo com o deputado, a proposta visa a promover nas salas de aula o desenvolvimento de valores éticos e morais, além de estimular a prática dos princípios da cidadania. 

> Laguna
Museu Naval

Prefeito de Laguna, Preto Crippa, e representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Fundação Lagunense de Cultura realizaram visita técnica ao Museu Naval da Marinha, em Florianópolis. A agenda teve como principal objetivo o estreitamento de laços institucionais e a construção de parcerias voltadas à requalificação dos espaços museológicos do município. Na visita estavam também o dr. Jules Marcelo Rosa Soto, do Instituto Cultural Soto, e o modelista naval Luiz Lauro Pereira Jr. No encontro os representantes da Marinha do Brasil e do instituto apresentaram o modelo de gestão e curadoria do Museu Naval, referência em preservação, educação e memória marítima. A partir da troca de experiências foram discutidas possibilidades de apoio técnico e institucional para qualificar os museus de Laguna, potencializando o valor histórico-cultural do município. 

> Treze de Maio  
Coops Day na Coorsel

A Coorsel, cooperativa de eletrificação de Treze de Maio, em parceria com o Sescoop/SC, realizou no último sábado o 1º Coops Day. Com o tema global deste ano “Cooperativas: promovendo soluções inclusivas e sustentáveis por um mundo melhor”, o evento reforçou o papel transformador das cooperativas no desenvolvimento local e na construção de uma sociedade mais justa. O encontro aconteceu na comunidade de Sertão dos Corrêas, em Tubarão, e celebrou o Dia Internacional das Cooperativas. Mais de 300 participantes fizeram caminhada de 4 km pela bela paisagem da região, além de outros momentos de integração e lazer. 

> Capivari de Baixo
Nova vara judiciária

Um encontro do prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bittencourt, com o presidente do Legislativo, vereador Marcelo Muraro, e o presidente da OAB – Subseção Tubarão, dr. Breno Angioletti Lício, além de outras lideranças, teve como pauta a criação de uma segunda vara para a comarca de Capivari de Baixo, assunto que tem merecido a atenção de autoridades locais. Segundo o presidente da subseção da OAB, a criação da segunda vara trará melhorias significativas na eficiência do sistema judiciário, promovendo uma justiça mais ágil, acessível e eficaz. O prefeito Claudir, favorável à criação da nova vara, colocou o Poder Executivo à disposição. Novos encontros devem ocorrer em breve.

Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!