> Braço do Norte
Feliz aniversário
Hoje é dia de celebrar os 70 anos da emancipação política do município de Braço do Norte. O município teve, na verdade, duas emancipações da cidade-mãe, Tubarão. Depois de se tornar distrito em 1892, em 1953, por uma lei municipal de Tubarão, foi criado o município de Braço do Norte, que chegou a ter dois prefeitos: Pedro Nogueira de Castro e Dorvalino Locks. Mas em junho de 1955 a criação do município foi declarada inconstitucional, voltando a ser distrito de Tubarão. Só em 22 de outubro daquele ano é que Braço do Norte foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 231, permanecendo até hoje. O lugar já foi chamado de Guerrilha, Quadro do Norte, Collaçópolis (inclusive por lei), mas permaneceu o nome do rio que corta a cidade, o Rio Braço do Norte, antigo Braço de Cima. Uma cidade com história, com trabalho, com desenvolvimento e com um povo muito gente boa, que merece os nossos parabéns!
> Tubarão
Bandas e fanfarras
Tubarão vai sediar neste domingo, dia 26, o 1º Festival de Bandas e Fanfarras, um espetáculo que reunirá escolas, instituições e grupos musicais da cidade. O evento acontece no estacionamento da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, com início às 14h, e será aberto ao público. O festival contará com 40 metros de arquibancadas nas duas laterais da pista, praça de alimentação da Economia Criativa e transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura de Tubarão no YouTube. Além da Lira Tubaronense, o evento vai contar com as bandas das escolas: Santo Anjo da Guarda, Noé Abatti, Santíssimo Sacramento, Sesi, Martinho Alves dos Santos, Legado, ETCT, São José, Dehon e Coração Feliz.
> Tubarão
Turismo no sul

Está marcada para o próximo mês de novembro em Tubarão a 3ª edição do Fórum Regional de Turismo, que pretende reunir mais de 600 líderes do setor. Promovido pela IGR Encantos do Sul, em parceria com a AMUREL e a AMREC, o fórum acontecerá na Hangar 737 e tem como foco acelerar o desenvolvimento do turismo, de forma inovadora, sustentável e colaborativa. Após duas edições de avanços concretos, o encontro dá sequência a um ciclo de desenvolvimento estratégico, com o desafio de dar um novo passo: consolidar o território como um produto coeso, unindo as potencialidades do litoral, do interior e da serra sob uma mesma identidade turística.
> São Martinho
Sinalização
A equipe de sinalização viária horizontal do CIM-Amurel passou recentemente por uma reestruturação. Com os novos integrantes devidamente treinados e capacitados, o serviço voltou a ser oferecido depois de um curto período inativo. Na última semana a equipe desenvolveu um trabalho em Capivari de Baixo, onde houve pintura de diversas vias na Cidade Termelétrica. A equipe retornará ao município em novembro para concluir os trabalhos, o que inclui a sinalização da Avenida Nereu Ramos. Nesta semana os trabalhos estão voltados para o município de São Matinho, onde várias ruas devem receber a sinalização horizontal. O serviço de sinalização viária é oferecido a todos os municípios consorciados a preços muito abaixo dos praticados no mercado. Os municípios interessados podem entrar em contato com o engenheiro do CIM, Cleiton Gasperin, pelo [email protected].
> Laguna
Imigração italiana
.png)
A pouco mais de um ano do sesquicentenário da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao sul de Santa Catarina, a cidade de Laguna realizou no sábado, dia 18, um seminário que marcou o início das comemorações que celebram a trajetória, a cultura e o legado da imigração italiana no Estado. Em 2027, a região sul comemora os 150 anos da fundação da Colônia Azambuja, marco histórico do início da colonização italiana na região. Promovido pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi, o seminário teve como tema “Tradição, luta e legado” e contou com palestras da dra. Nelma Baldin, Eusébio Tonetto, Fabiola Cechinel, Julio Cancelier e Adilcio Cadorin. Prestigiaram o seminário: Maria Teresinha Debatin, presidente da Fundação Catarinense de Cultura; Walter Petruziello, do Consiglio Generali degli Italiani all’Estero; e prefeitos de municípios com forte presença da imigração italiana, como Laguna, Pedras Grandes, Urussanga e Nova Veneza.

Enfoque regional
Uma agenda positiva dos acontecimentos nos municípios da Amurel para que os leitores possam conhecer, comparar e discutir as iniciativas que contribuem com o desenvolvimento das cidades