> Gravatal
Ovinocaprinocultura
A prefeitura de Gravatal, em conjunto com o Sebrae/SC, Epagri, Senar, Governo do Estado e outros parceiros, lançou esta semana o projeto Ovinocaprinocultura Sul. O objetivo é oferecer atendimento especializado e suporte técnico a produtores e interessados em ingressar na atividade, ampliando o acesso à informação, à gestão eficiente e às oportunidades de mercado. A ovinocaprinocultura é a criação conjunta de ovinos (ovelhas) e caprinos (cabras) para produção de carne, leite, couro e lã. Em Gravatal, a Cabanha Serramar, local onde ocorreu o lançamento do projeto, está em plena produção desde 2012. De acordo com o secretário de Agricultura de Gravatal, Antonio da Silveira, a intenção é criar e fortalecer a cadeia produtiva desde a produção no campo até o mercado consumidor.
> São Martinho
Aquicultura e pesca
A prefeita de São Martinho, Anelise Wiemes, recebeu esta semana o secretário executivo da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, que fez a entrega de materiais importantes para o fortalecimento da atividade pesqueira na região. O município recebeu um Kit Despesca composto por redes de arrasto e outros equipamentos, além de balanças industriais e uma esteira de despescagem. A prefeita destacou a importância dos equipamentos para os produtores locais, pois garantirão melhores condições de trabalho e maior eficiência na captura e no processamento dos produtos.
> Tubarão
Mudanças na Mesa da Câmara
.png)
A Câmara de Vereadores de Tubarão terá novo presidente a partir de 1º de janeiro. Na sessão desta semana o vereador Felippe de Souza Tessmann, da bancada do PL, apresentou seu pedido de renúncia da presidência da Casa Legislativa, cumprindo assim acordo feito no início do ano. Tessmann deixa o cargo anunciando que vai fazer a maior devolução de recursos ao Executivo em um mandato. Celebra também uma gestão que foi destaque em transparência e diálogo com as entidades do município. O primeiro vice-presidente, vereador Everson Barbosa Martins, do PSD, é quem vai assumir a presidência durante o ano legislativo de 2026. Tessmann deve fazer parte do governo de Estêner Soratto, que promoverá reforma administrativa no início do ano.
> Pedras Grandes
Usina de asfalto
.png)
O CIM-Amurel realizou a sua última assembleia de 2025, na última semana, em Pedras Grandes. Fizeram parte da pauta da assembleia: a prestação de contas do segundo e terceiro trimestres de 2025, chamada de capital para o CIM-Amurel, proposta de valores para o contrato de rateio, exercício 2026 e a metodologia de contratação dos serviços da usina de asfalto, por parte dos municípios. O presidente do CIM-Amurel, prefeito Helio Alberton Junior, após a reunião, conduziu os prefeitos e assessores até a localidade de Azambuja, onde a usina foi devidamente inaugurada e já está em pleno funcionamento.
> Tubarão
Nova plataforma para nota fiscal
O município de Tubarão, assim como diversos outros municípios brasileiros, passará a adotar, a partir de 1º de janeiro de 2026, o Emissor Nacional da Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), ferramenta unificada do Governo Federal que visa padronizar e facilitar a emissão do documento em todo o país. O novo sistema pretende eliminar a burocracia de sistemas municipais diferentes, oferecendo um padrão único que permita ao prestador de serviço emitir, consultar e gerenciar suas notas de maneira mais simples. Hoje existem alguns sistemas no mercado que nem sempre “conversam” adequadamente com o fisco e com o contribuinte. A Secretaria Municipal da Fazenda do município já está com uma equipe de suporte à disposição a fim de sanar dúvidas neste período de transição.

Enfoque regional
Uma agenda positiva dos acontecimentos nos municípios da Amurel para que os leitores possam conhecer, comparar e discutir as iniciativas que contribuem com o desenvolvimento das cidades