Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Tubarão
28 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
28 °C
17 °C

COLUNISTAS

Alerta  

11/04/2023 20h07 | Atualizada em 11/04/2023 20h07 | Por: Samuel Woyciekowski

Os recentes ataques em escolas em diferentes partes do mundo, incluindo no Brasil, são um alerta para a influência que a internet e outras formas de mídia podem ter sobre indivíduos vulneráveis mentalmente ou que sofrem com problemas psicológicos. Embora a internet tenha muitos usos positivos, também há conteúdo que pode incitar à violência ou ao extremismo, e é importante que sejam tomadas medidas para limitar o acesso a esses tipos de conteúdo e garantir a segurança das escolas.  

Coincidência

Uma coincidência notável ocorreu em Morro da Fumaça, um dia antes do ataque em Blumenau, quando a vereadora Jorgia Guglielmi (PSDB) apresentou duas proposições sugerindo vigilância humana e portas com detectores de metal nas escolas da cidade. Em Chapecó, o prefeito já havia instalado portas com detectores de metal nas escolas. Infelizmente, uma triste coincidência: o ataque ocorreu em Blumenau, e agora muitos municípios estão buscando maneiras de reforçar a segurança em suas escolas. 

Governador

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), agiu rapidamente após os ataques. Ele visitou o local e anunciou que irá contratar um policial para cada escola nos próximos 60 dias, aumentando ainda mais a segurança nas instituições estaduais. É importante que as autoridades tomem medidas proativas para proteger as escolas e garantir a segurança das crianças que frequentam essas instituições. 

Mais atenção     

Vejo que se tornou absurdamente comum muitos pais largarem o celular ou tablet na mão de crianças como forma de distração ou para não incomodarem. É meio óbvio que muitos ataques estão ligados ao excesso de informações e tecnologia. É importante que os pais fiscalizem o que seus filhos assistem em casa, porque a exposição a conteúdos inadequados, como violência, sexo explícito, drogas e extremismo, pode afetar negativamente seu desenvolvimento emocional e mental. Além disso, o cyberbullying e a exposição a predadores on-line são ameaças reais que podem afetar a segurança e o bem-estar das crianças. Os pais podem ajudar a garantir que seus filhos estejam se envolvendo em atividades produtivas e saudáveis em casa e detectar sinais precoces de problemas comportamentais ou emocionais.

Comportamento   

Atenção, senhores pais. Crianças com problemas sociais e sinais de psicopatia podem exibir comportamentos problemáticos, como mentir e manipular outras pessoas para obter o que desejam, ser impulsivas e agressivas, ter pouca empatia pelos outros e não apresentar remorso ou culpa por seus atos. Elas podem ter dificuldade em seguir regras e respeitar limites e, em alguns casos, podem ter problemas de conduta mais graves, como vandalismo, roubo ou crueldade com animais. É importante buscar ajuda profissional se houver suspeitas de que uma criança esteja apresentando esses comportamentos. Fiquem atentos aos sinais!

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!