Domingo, 21 de julho de 2024
Tubarão
23 °C
10 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
10 °C

COLUNISTAS

Catástrofe no Rio Grande do Sul

12/09/2023 20h18 | Atualizada em 12/09/2023 20h18 | Por: Samuel Woyciekowski

Uma verdadeira catástrofe tem atingido nossos vizinhos gaúchos ao longo da última semana, devido aos temporais que afetaram mais de 340 mil pessoas em todo o Estado. Em Santa Catarina, diversas instituições em praticamente todas as cidades estão mobilizando esforços para ajudar nossos amigos. Infelizmente, ninguém estava preparado para uma tragédia natural de tal magnitude, resultando em mais de 40 mortes e mais de 40 pessoas ainda desaparecidas. Aqueles que viram as imagens se depararam com uma cena que remete a uma zona de guerra. Queremos expressar toda a nossa solidariedade ao Rio Grande do Sul. O Estado do Rio Grande do Sul criou uma conta especialmente para receber doações via PIX: CNPJ: 92.958.800/0001-38 / Banco do Estado do Rio Grande do Sul.

Se precisar, peça ajuda! 

Setembro Amarelo 2023 traz um importante lembrete: “Se precisar, peça ajuda!” Este é o tema deste ano, e devemos estar atentos aos fatores de risco relacionados ao suicídio. Esses fatores incluem o diagnóstico de doença psiquiátrica, tentativas prévias de suicídio, histórico familiar de comportamento suicida, presença de outros comportamentos autolesivos, abuso e dependência de álcool e outras drogas, abuso sexual na infância e comportamento impulsivo. Frases como “Que gostaria de sumir”, “Que não aguenta mais viver”, “Que não tem mais esperança”, “Nada mais faz sentido” ou “Sinto uma dor que não passa” podem indicar um sofrimento profundo que não deve ser ignorado. Além dos fatores individuais, fatores genéticos, biológicos e sociais também desempenham um papel importante. Situações como separação conjugal, desemprego, conflitos familiares e fácil acesso a meios letais podem agravar o quadro.  

Atente-se

Lembre-se, buscar ajuda é fundamental. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito na Rede de Apoio Psicossocial. Em casos de tentativa de suicídio eminente, ligue para o SAMU no número 192. Para apoio emocional e prevenção do suicídio, o CVV disponibiliza o número 188. Não hesite em procurar ajuda e, se você conhece alguém que está passando por dificuldades, ofereça seu apoio e encoraje essa pessoa a buscar ajuda também. O diálogo e o apoio são fundamentais na prevenção do suicídio.

Inclusão

A inclusão da pessoa com deficiência atualmente é uma pauta importantíssima que muitas vezes é deixada para trás, mas que necessita de nossa atenção. Recentemente os vereadores de Jaguaruna aprovaram o projeto de lei de autoria do vereador Everton da Silva Machado para instituição do Programa de Inclusão Esportiva para Crianças Autistas. Políticas públicas como essas são importantes, mas tem de haver também um trabalho de exigir que o município cumpra com as leis, dando oportunidade para que pessoas com deficiência tenham acesso ao esporte, lazer, educação e saúde pública, conforme previsto nas legislações. Neste mês, 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!