No último fim de semana, muitas pessoas que moram perto da orla marítima ficaram assustadas com o aumento do tamanho das ondas do mar e a invasão da água em algumas áreas costeiras. Isso foi causado por um ciclone extratropical que afetou as regiões Sul e Sudeste do Brasil e causou uma grande ressaca marítima. Esses eventos naturais podem ser perigosos, porém, ocorrem de tempos em tempos; quem mora na praia já está acostumado com as ressacas marítimas, principalmente nesta época do ano. É importante que as pessoas estejam cientes das condições do clima e sigam as orientações das autoridades locais para garantir sua segurança.
Grandes ondas
As grandes ondas provocadas pelo ciclone no último fim de semana foram perigosas para banhistas e pescadores, mas atraíram surfistas de ondas gigantes, como os Jagua Boys, representantes da Nazaré Brasileira. As ondas na Laje atingiram um dos seus maiores picos, ultrapassando 15 metros, e foram batizadas por diversos surfistas com o nome de Freire Storm, em homenagem a Márcio Freire, surfista que faleceu enquanto praticava o esporte em Nazaré, Portugal. Márcio estava com uma comitiva de brasileiros na cidade, incluindo seu amigo e companheiro de surf Thiago Jacaré.
STJ
Eu já havia comentado aqui sobre a negativa da soltura do prefeito preso Joares Ponticelli na Operação Mensageiro pela Justiça Catarinense e que a decisão ia ser revista no Superior Tribunal de Justiça. Nesta segunda-feira, novamente a soltura foi negada, e o prefeito continuará preso. O que leva a crer que em breve a decisão ficará nas mãos do STF. A Operação Mensageiro investiga contratos em 20 cidades catarinenses. Um dos primeiros políticos a serem presos e que se encontra em liberdade é o prefeito de Lages, Antônio Ceron, por problemas de saúde.
Páscoa
Quando falamos em Páscoa infelizmente o que vem à cabeça de muitos é coelho e chocolate, quando na verdade o significado da Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Ela representa a vitória da vida sobre a morte, da luz sobre as trevas. É um momento de renovação da fé e de reflexão sobre os ensinamentos de Jesus, como amor, perdão, compaixão e solidariedade. Além disso, a Páscoa também é um momento de reunir a família e os amigos em torno da mesa, compartilhando a alegria e a esperança que essa data traz.
Ovo e coelho
Pouco gente sabe que a tradição dos ovos e coelhos na Páscoa tem origens antigas, e há diferentes versões sobre a associação desses símbolos à celebração cristã. O ovo, por ser um símbolo de vida e renascimento, foi incorporado aos ritos cristãos como um símbolo da ressurreição de Jesus. Já a figura do coelho teria ficado presa no túmulo aberto de Jesus e sido o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição. Presentear ovos na Páscoa era uma tradição já existente antes do cristianismo e teria surgido entre os persas ou chineses. Na Idade Média, as cascas dos ovos eram pintadas à mão, e hoje em dia, em diferentes países, existem tradições de decorar ovos para a Páscoa.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor