Quando falo “Lula em SC”, não estou falando do molusco, mas do presidente do Brasil, que prometeu visitar Santa Catarina. A notícia se espalhou por todos os portais de notícias após uma declaração da deputada Ana Paula Lima. A visita do presidente petista a Santa Catarina é para prestigiar a nova administração do porto de Itajaí, agora sob o comando da JBS/Seara, empresa dos irmãos Batista, que, junto com Lula, foram alvos de diversas operações na Lava Jato. Parece que uma grande amnésia tomou conta de todos, e tudo está se repetindo como no passado. Vejamos como será essa recepção de Lula em SC.
Taxa das blusinhas
Nada é tão ruim que não possa piorar. Após a Câmara dos Deputados aprovar a “taxa das blusinhas”, um imposto de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50, agora Luiza Trajano, dona da Magazine Luiza, firmou parceria com empresas que importam produtos para vender os itens diretamente em sua loja. Vejam só, que coincidência: Luiza Trajano faz parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, criado pelo presidente Lula. Uma mão lavando a outra nesse governo.
Operações policiais
Após operação que resultou na prisão do prefeito Fernando de Fáveri, de Cocal do Sul, o advogado de defesa afirmou que em poucas horas o prefeito estaria em liberdade por ser inocente. No entanto, dias passaram e o prefeito continua preso. Santa Catarina vive uma onda de prisões de prefeitos, o que indica que o judiciário está cumprindo seu papel, especialmente em comparação com outros Estados.
Solstício
De acordo com informações da Epagri, o inverno de 2024 iniciou na última quinta-feira, 20 de junho, às 17h51. As datas e horários das estações do ano são definidos por cálculos matemáticos realizados por astrônomos. Neste momento, o Hemisfério Sul vivencia o solstício de inverno, marcado pela noite mais longa do ano e a menor quantidade de luz solar. Os solstícios ocorrem duas vezes ao ano: em dezembro (solstício de verão no Hemisfério Sul) e em junho (solstício de inverno no Hemisfério Sul), com variações anuais nas datas e horários.
Inverno mais quente
Após um outono com temperaturas acima da média, o clima do inverno não será diferente. Conforme previsão da Epagri/Ciram, a estação será mais quente que o normal em Santa Catarina. Entretanto, ainda ocorrerão períodos de frio intenso, com temperaturas próximas de 0°C e negativas, podendo haver geada ampla e até neve nas áreas altas do Estado devido à chegada de massas de ar polar.Para a chuva, espera-se que os valores fiquem abaixo da média climatológica, especialmente em julho e agosto, com má distribuição e períodos de seca.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor