Sábado, 28 de dezembro de 2024
Tubarão
29 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
16 °C

COLUNISTAS

Movimento

09/11/2022 06h26 | Por: Samuel Woyciekowski

Os comerciantes dos balneários de Jaguaruna começam a se organizar e “ajeitar” a casa para receber os turistas e veranistas que chegam de toda a região sul. O número de pessoas que frequentam as praias da região de Jaguaruna ultrapassa os 100 mil. A maioria já tem casa ou vai alugar para a alta temporada. 

A expectativa para os comerciantes com que eu tenho conversado é grande, já que nos últimos anos a pandemia atrapalhou bastante o bom movimento que era registrado antes de a covid-19 tomar conta do mundo. Espero que todos os empresários tenham ainda mais sucesso nas vendas e nos seus negócios.

Balneário Esplanada

A Associação de Moradores do Balneário Esplanada também tem se movimentado para ser um diferencial durante o verão. Em uma das entrevistas que li do presidente da associação, Everton Luiz Cancillier, ele comentou que estão estudando a possibilidade de migrar o movimento que se registra no centro durante o Réveillon novamente para a orla. Isso iria desafogar o trânsito, e acredito que até seria conveniente para toda a vizinhança. 

A virada em Balneário Esplanada, antigamente com apresentação do Matusa, era um sucesso, reunia amigos e famílias. Há algumas questões que devem ser pensadas, como a segurança, distribuição de lixeiras e iluminação. Mas acredito que seria uma grande ideia levar o público à beira-mar, a exemplo do que acontece em praticamente todos os balneários, de Passo de Torres (RS) até Itajaí.

Arrogância

Eu acompanhei a visita dos moradores de Balneário Esplanada na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores para entrega das assinaturas apoiando a criação da COSIP, proposta essa que foi rejeitada pelos vereadores por motivos diversos, cada qual com o seu. Mas o que me veio à cabeça enquanto eu escrevia essa coluna foi o show de arrogância que alguns (não todos, a maioria foi educada) vereadores deram ao justificar os motivos por terem votado contra a COSIP. Pelo menos de quatro em quatro anos tem eleição.

Vereadores, vamos ter um pouquinho mais de humildade, por favor. Vocês não estão com essa bola toda, não. Respeito a decisão de vocês em votar contra ou a favor de qualquer projeto. Mas contenham o tom de voz com que se dirigem à população. Vocês estão vereadores, o cargo não é eterno. Ganharam votos de confiança da população, que vocês representam, e o salário de vocês é pago com nosso dinheiro. Então, por favor, senhores, se comportem como nossos funcionários e representantes dos cidadãos!

Por outro lado

Foi a primeira vez que fui a uma Sessão Ordinária da Câmara de Jaguaruna. Uma afirmou que 800 assinaturas de um abaixo-assinado não representam toda a Jaguaruna...Ora, ora... Boa em matemática, péssima em proporcionalidade. Uma lei de iniciativa popular em Jaguaruna pode começar a tramitar com assinatura de 5% dos eleitores do município. Veja só, o abaixo-assinado tinha mais de 850 assinaturas! Outro colocou a carteira de motorista com os dados todos visíveis na transmissão... Sem comentários! 

 A questão é que vi outros vereadores atuarem de forma mais educada. Apresentaram bons argumentos sobre o assunto específico, com vídeos e dados, entre outras fontes, que mostraram de forma clara para toda a população os motivos de não terem votado em determinado projeto. A esses parabéns. Mesmo votando contra, mostraram de forma educada e respeitosa os motivos. A outros (poucos), uma Moção de Repúdio. Lamentável!

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!