No último fim de semana, Jaguaruna foi palco de uma grande festa, que reuniu milhares de pessoas no Centro de Tradições Gaúchas da região. Com a organização competente do patrão Agnaldo Serafim, a festa contou com atrações nacionais e foi um sucesso entre os participantes. Nas redes sociais, não faltaram compartilhamentos de momentos marcantes do evento. Parabéns ao patrão Agnaldo e a todos os envolvidos na realização desta festa, que celebra a cultura gaúcha.
Declarações
Em poucos meses de governo, vemos diversas declarações feitas pelo atual presidente do Brasil que poderiam ter sido evitadas. A afirmação de que os Estados Unidos e países da Europa estão incentivando a guerra entre a Ucrânia e a Rússia gerou polêmica. É uma declaração um tanto quanto infeliz feita pelo líder de um país que atualmente flerta com os governos da China e Rússia, conhecidos por seus regimes pouco democráticos. Nesse momento, é importante que o Brasil busque uma posição diplomática que não prejudique suas relações com nenhum dos países envolvidos.
Gripe
A superlotação em hospitais e a grande quantidade de pessoas gripadas indicam que a gripe deste ano está mais forte do que em anos anteriores. De acordo com pessoas com quem conversei, praticamente todos estiveram ou estão gripados nos últimos dias. Infelizmente, eu também faço parte dessa lista, mas acabei deixando o corpo se recuperar sozinho e tomei as devidas precauções. Entretanto, durante o fim de semana, fui diagnosticado com pneumonia e, embora esteja em tratamento e sem riscos, deixo aqui o conselho de procurar ajuda médica caso apresentem sintomas graves. É importante saber identificar os sintomas e diferenciá-los. Enquanto a gripe é conhecida por muitos, causando mal-estar geral no corpo, nariz congestionado, tosse e irritação no nariz e nos olhos, o quadro mais grave ocorre com sintomas como tosse com muito catarro, febre alta (acima de 39°C), dificuldade para respirar, falta de ar e dor no peito. Vamos cuidar da nossa saúde, galera!
Escola mais segura
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou a Lei Complementar 826/2023, que institui o Programa Escola Mais Segura no Estado, permitindo o chamamento de policiais aposentados para atuar como guardas armados nas escolas estaduais. Cada policial da reserva receberá pouco mais de R$ 4,1 mil mensais pelo serviço. A norma também permite que os municípios celebrem convênios com o governo estadual para a cessão de policiais da reserva para atuação nas escolas municipais, mas as prefeituras deverão arcar com o pagamento da retribuição financeira. A próxima etapa será a publicação de um decreto para regulamentar ações como atribuições dos guardas dentro das escolas e convênios com os municípios. A lei foi aprovada em tempo recorde após o ocorrido em Blumenau no dia 5 de abril.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor