A embarcação naufragou e cinco pessoas foram conduzidas ao hospital com hipotermia neste sábado
Divulgação/Folha Regional O prefeito de Laguna, Peterson Crippa, usou suas redes sociais para se manifestar sobre a ocorrência de naufrágio da escuna ocorrida neste sábado, dia 20, próximo à praia de Ypoã. A escuna iniciaria o serviço de passeio turístico neste fim de semana, com roteiro por pontos históricos e observação do boto-pescador.
Conforme o prefeito, a embarcação denominada “Capitão dos Ganchos”, teve um problema durante o deslocamento, que provocou a entrada de água.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu chegar até a embarcação que estava com cinco tripulantes a bordo. Com o emprego da motobomba da guarnição, iniciou-se o esgotamento da água embarcada, obtendo êxito por um período inicial.
Contudo, já nas proximidades da Praia da Tereza, ocorreu o aumento brusco de um orifício na proa da embarcação, permitindo a entrada de água em volume superior à capacidade de esgotamento da motobomba, ocasionando o naufrágio da escuna em questão de segundos.
As cinco vítimas foram prontamente resgatadas, todas apresentando sinais de hipotermia e náuseas.
Em seguida, a guarnição deslocou-se até o Iate Clube de Laguna, onde recebeu apoio da ASU 480, a qual realizou o encaminhamento de duas vítimas ao Hospital de Laguna para avaliação médica. “A gente sente muito. Era algo que estávamos tentando resgatar há bastante tempo para impulsionar o nosso turismo. Lamentamos pelos empreendedores, que já estavam uniformizados e prontos para começarem os passeios”, comentou o prefeito.
Ele informou que a prefeitura está prestando todo o suporte aos tripulantes e seguirá os ritos necessários. “Os cinco tripulantes estão bem, apenas um pouco nervosos, com sinais de hipotermia. Mas estão com vida. Estamos tristes, mas alegres com todas as vidas que se salvaram. Uma pena tudo que aconteceu. No entanto, tudo será seguido dentro dos critérios de fiscalização.”
A Prefeitura de Laguna também emitiu uma nota lamentando o ocorrido.
Confira abaixo a nota na íntegra:
A Prefeitura de Laguna lamenta o ocorrido envolvendo a embarcação turística “Capitão dos Ganchos”, registrado nas proximidades da Praia do Ypoã, que resultou em seu naufrágio.
Felizmente, graças à rápida atuação das equipes de resgate, todos os tripulantes foram prontamente socorridos e encaminhados para atendimento médico, encontrando-se fora de risco.
A Administração Municipal reconhece e agradece o trabalho eficiente do Corpo de Bombeiros, das equipes de resgate e de apoio, que atuaram com profissionalismo e agilidade, garantindo a segurança das pessoas envolvidas.
A Prefeitura informa ainda que a Secretaria de Turismo esteve no local acompanhando a ocorrência, prestando apoio aos envolvidos, assim como o prefeito Preto Crippa.
A Administração Municipal se solidariza com os responsáveis pela embarcação e lamento o ocorrido.