Ação faz parte do projeto “Outra Mostra de Cinema” e terá ainda rodas de conversa e minicurso
O projeto “Outra Mostra de Cinema” inicia nesta quinta-feira, dia 20, e segue até sábado, dia 22, com exibições gratuitas de curtas e médias-metragens, com temas socioambientais promovendo ainda rodas de conversa e minicurso.
A proposta visa sensibilizar o público a respeito de temas relativos a questões ambientais e socioambientais. As sessões e rodas de conversa ocorrerão no Outro Selo Laboratório de Arte bairro Mar Grosso, em Laguna.
O minicurso terá como tema: “Acessibilidade em Projetos Culturais e Audiovisuais” que ocorrerá no sábado, dia 22, na Livraria Coruja Buraqueira, no Centro Histórico.
O projeto foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, através da Lei Paulo Gustavo 2023, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.
A programação completa se encontra no @outroselo no Instagram com sessões às 19h e às 20h.
Ao longo do projeto, serão exibidas aproximadamente 10 obras cinematográficas curtas-metragens entre animação, documentário e ficção e também serão realizados seis debates e quatro minicursos. A seleção dos filmes foi feita a partir de obras reunidas em plataformas de distribuição para festivais e mostras, e em busca ativa por obras de cinema independente.
Segundo Libertu, artista e produtor cultural, idealizador do projeto, o mesmo visa difundir a produção audiovisual que não se encontra nas plataformas de streaming, além de formar plateias, instigar a troca de informações e debates, e sensibilizar o público sobre a temática ambiental.
Libertu destaca ainda que, o entendimento de “temática ambiental” não ficará restrito à natureza, ampliando o conceito a partir de uma perspectiva das necessidades da humanidade de situar-se a partir de uma ecologia que permita sua manutenção de forma mais integrada e responsável.