Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
COTIDIANO

"Em sinal de respeito e reconhecimento": Treze de Maio decreta luto de 3 dias pela morte do Papa Francisco

Prefeitura emitiu uma nota decretando luto oficial na manhã desta segunda-feira

Treze de Maio , 21/04/2025 10h29 | Atualizada em 21/04/2025 12h09 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

O prefeito de Treze de Maio, Jailson Bardini, assinou o decreto nº 031 nesta segunda-feira, dia 21, para decretar luto oficial de três dias em sinal de pesar pelo falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos.

Durante o período de luto oficial, a bandeira municipal ficará hasteada a meio mastro em todos os órgãos públicos da cidade. Uma nota foi publicada nas redes sociais da prefeitura comunicando o decreto em homenagem ao Papa.

“O Papa Francisco, deixa um legado de amor, compaixão e esperança que ressoará por gerações. Se destacou por sua incansável atuação em prol da paz, justiça social e direitos humanos, sendo uma voz ativa em questões que afetam a humanidade. Sua influência transcendeu fronteiras, alcançando esferas políticas, sociais e diplomáticas, sempre com o objetivo de promover o diálogo, a solidariedade e a harmonia entre os povos. Em homenagem, a Prefeitura de Treze de Maio decreta Luto Oficial de três dias, contados a partir de hoje, em sinal de respeito e reconhecimento pelo impacto significativo que o Papa Francisco teve em nossas vidas e na sociedade”, diz a nota.

Biografia

Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.

Ainda jovem, chegou a formar-se técnico em química, mas, pouco depois, escolheu o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.

Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II.

Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.

Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus.

Em meados de 2024, sobre a possibilidade de também ele renunciar, Francisco se referiu ao tema como “hipótese distante”, já que ainda mantinha saúde suficiente para seguir com seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!