Mais de 20 cooperativas fazem parte da Fecoerusc, que transferiu sede de Florianópolis para Tubarão
A Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc) agora está sediada oficialmente em Tubarão. Uma cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 31, marcou a inauguração do novo espaço localizado na rua Professora Eugenia dos Reis Perito, nº 183, no bairro Vila Moema.
A sede da Federação ficava em Florianópolis, porém, após debate entre a diretoria, foi definida a transferência para o sul.
Segundo o presidente da Fecoerusc, Edson Flores da Cunha, atualmente a Federação conta com 22 cooperativas integradas, sendo que cerca de 80% delas ficam localizadas no sul do Estado, reforçando a atuação no setor elétrico catarinense. “Temos mais de 350 mil associados e atendemos 82 municípios e vimos a necessidade da Federação estar mais próxima do sul, onde estão concentradas a maioria das nossas cooperativas. Agora em Tubarão, conseguiremos atender melhor a todos”, comenta o presidente da Fecoerusc.
O presidente da Cergal, cooperativa de energia de Tubarão, Gelson Bento, foi o anfitrião do evento e destacou a importância de o município agora sediar a Federação. “Para nós é motivo de orgulho recebermos os 22 presidentes aqui e podermos contar com a sede da Fecoerusc na nossa cidade. Por questões de logística, teremos mais facilidade para discutirmos as demandas dos nossos associados para continuarmos levando energia elétrica de qualidade a todos”, reforço Gelson Bento.
O evento reuniu autoridades, lideranças do setor, parceiros e a comunidade em geral, celebrando um marco importante na trajetória da federação. Os deputados do sul Volnei Weber (MDB), Pepê Collaço (PP) e José Milton Scheffer (PP), participaram da cerimônia e comentaram sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento de todo o Estado.
Lei de incentivo às cooperativas
Durante discurso, os deputados do sul enfatizaram que a Assembleia Legislativa reinstalou a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que atua há mais de 30 anos no Parlamento.
A Frencoop conta com a participação de 12 deputados estaduais que têm como objetivo, apoiar, incentivar e contribuir para o desenvolvimento do setor. O deputado José Milton Scheffer (PP) foi eleito o coordenador do colegiado. Após reivindicações da Federação com apoio das lideranças políticas, o governo do Estado emitiu o decreto que regulamenta a Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica (Lei nº 18.847/2024).
A partir de agora, com as regras estabelecidas, o Governo do Estado passa a conceder incentivo fiscal para àquelas que se enquadrarem nas normas e realizarem melhorias no sistema elétrico catarinense. As cooperativas e concessionárias terão 20% de crédito presumido de ICMS (compensação do imposto a ser pago) para investir em programas de expansão ou implantação de redes, linhas de transmissão e subestações de energia elétrica em Santa Catarina.
As 22 cooperativas aptas a receber os incentivos fiscais projetam investir cerca de R$ 435 milhões no sistema elétrico até o final de 2029 – a conta considera investimentos que vão contar com o crédito presumido de 20% do ICMS e projetos paralelos também ligados à infraestrutura energética.