O governador não participou do ato de inauguração que conta com a presença do presidente da república, nesta sexta-feira
O governador Jorginho Mello não participou do evento de inauguração do contorno viário da Grande Florianópolis nesta sexta-feira, dia 9. Ele está no Espírito Santo, onde participa do encontro com governadores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Florianópolis. Essa é a primeira vez que o político vem ao Estado neste terceiro mandato.
Em suas redes sociais, o governador Jorginho Mello compartilhou um vídeo para explicar sua ausência no evento. “Inaugurar uma obra privada atrasada há 12 anos? Isso não precisa de palanque nem de faixa. O contorno viário da Grande Florianópolis já deveria ter sido liberado há dias. Aguardo o dia em que o governo federal venha destravar obras públicas que são de inteira responsabilidade de Brasília, como a BR-470. Não estarei nesta inauguração. Estou no encontro do Cosud, no Espírito Santo, que reúne os governadores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Aqui, discutimos ações e políticas conjuntas para que os estados possam se ajudar cada vez mais”, afirmou o governador.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou nesta sexta-feira, o Contorno Viário da Grande Florianópolis, em Palhoça. Em seguida, o político participa da cerimônia de lançamento do novo "navio de guerra" da Marinha, em Itajaí, no Litoral Norte.
O político desembarcou no Aeroporto de Florianópolis às 10h e chegou de helicóptero na região do contorno. A cerimônia teve início às 10h50, com a presença dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Casa Civil, Rui Costa. A vice-governadora Marilisa Boehm, também foi à inauguração.
No discurso, o presidente criticou a ausência do governador catarinense e disse que o político perdeu a oportunidade de inaugurar a maior obra do estado. Jorginho Mello (PL) justificou a ausência por conta do encontro entre os governadores das regiões Sul e Sudeste, que acontece no Espiríto Santo nesta sexta.
"Eu mandei convidar o governador porque eu gostaria que ele estivesse aqui como em qualquer lugar. Nós precisamos trazer o Brasil de volta à civilidade. O Brasil é um país muito fraterno, o povo é muito generoso", disse Lula.
Contorno viário
O Contorno viário da Grande Florianópolis foi definido pelo governo federal como a maior obra de infraestrutura do país em andamento e a maior obra de infraestrutura terrestre da América Latina. A obra teve investimento de R$ 3,9 bilhões pela Arteris, concessionária responsável pelo trecho.
Com pistas duplas, a via busca reduzir 1h20 da travessia na região que é uma das mais movimentadas do Estado. As pistas da via serão liberadas na tarde de sábado, dia 10, às 15h.