Imagens foram capturadas pelo mergulhador e pescador Paulo Henrique Bertan Cardoso
Divulgação/Folha Regional “Um presente inesquecível da natureza”, descreveu o pescador e mergulhador, Paulo Henrique Bertan Cardoso, conhecido como Paulinho, ao compartilhar um vídeo em que mostra o momento em que orcas predavam golfinhos.
As imagens foram capturadas nesta quinta-feira, dia 25, na Laje do Campo Bom, em Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, nesta quinta-feira (25). O registro foi feito pelo pescador.
“Golfinhos e uma orca dividindo o mesmo cenário, em um registro raro e emocionante do nosso litoral catarinense”, diz o mergulhador ao comentar sobre a cena registrada em um momento de pescaria.
O vídeo rendeu mais de 200 mil visualizações, 12 mil curtidas e 200 comentários. “Santa Catarina é incrível”, disse um internauta. “Essas imagens são raríssimas”, completou outro.
De acordo com o professor e diretor do Museu Oceanográfico da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Jules Soto, as imagens mostram estratégias de caça das orcas, que estavam predando golfinhos. “Isso é claro. Na região, a gente já tem registros de predação de delfins. Nós mesmo já encontramos no conteúdo estomacal de orcas encalhadas, restos de delfins de várias espécies”, explicou. O especialista confirma que esse é um registro bastante raro para a região. “É a primeira vez que se registra orcas perseguindo delfins aqui na costa brasileira. Eu desconheço outro registro”, comentou o professor em entrevista ao portal 4Oito.
As orcas são mamíferos marinhos pertencentes à família dos golfinhos e são conhecidas cientificamente como Orcinus orca. Com coloração marcante em preto e branco e nadadeira dorsal alta, essa espécie também desempenha papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas marinhos e são indicadoras da saúde dos oceanos.