Domingo, 19 de maio de 2024
Tubarão
13 °C
11 °C
Fechar [x]
Tubarão
13 °C
11 °C
COTIDIANO

“Situação de guerra”: Voluntários de Capivari de Baixo participam dos resgates no RS; veja o vídeo

Neste domingo o grupo ajudou a resgatar vítimas nas cidades de Canoas e Porto Alegre

05/05/2024 22h20 | Atualizada em 06/05/2024 21h18 | Por: Redação Folha Regional
Reprodução/Folha Regional

“Situação de guerra”, descreve um morador de Capivari de Baixo que está neste momento no Rio Grande do Sul, entre Canoas e Porto Alegre, auxiliando no resgate às vítimas das enchentes. Diante das cenas e relatos de sofrimento, ele e alguns amigos organizaram-se às pressas e viajaram para o Estado vizinho.

Eles chegaram por volta das 6h da manhã deste domingo, dia 5, e imediatamente se juntaram às equipes de resgate. O grupo está com uma lancha e um motorhome que trouxeram de Capivari de Baixo, além de donativos arrecadados na cidade.

Leia também

VÍDEO: “Cenário de guerra”: surfistas de Jaguaruna iniciam resgates com motos aquáticas no RS

Voluntários de Sangão arrecadam doações para ajudar famílias no RS; saiba como ajudar

“Os primeiros que resgatamos foi por volta das 6h15. Foi um casal de idosos. Ela em cima de uma escada de alumínio e ele em cima de um muro, passaram a noite toda assim. Ambos molhados e sem forças sequer para conseguir gritar por ajuda”, relata Adenir Rosa Filho.

“O número de desabrigados é incontável. Muitas crianças e idosos, de todas as classes sociais. Mas também recebendo muita ajuda do povo local, que está trazendo alimentos e água para todos os que estão aqui trabalhando nos resgates”, conta.

Ele afirma que o grupo não tem prazo determinado para retornar a Capivari de Baixo. “Hoje ficamos em Canoas e Porto Alegre. Amanhã onde Deus mandar, estaremos indo. Viemos sem data para voltar. Pode ser amanhã ou se prolongar por uns dias”, diz.

Dificuldades nos resgates

Além de todas as perdas, o Rio Grande do Sul também enfrenta problemas nos sinais de internet e dos celulares, o que dificulta ainda mais a comunicação entre as famílias, aumentando o desespero. 

“O nível da água não para de subir. Parou de chover, mas o volume de água não para de aumentar, porque desce das cidades do centro do Estado e acaba desembocando aqui. A cada hora aumenta 20, 30 centímetros”, comenta. 

Contra todas as dificuldades, o esforço dá resultado. Só neste domingo os voluntários já resgataram 21 pessoas, entre elas muitos idosos e crianças. No grupo estão também Fernando Tocha, Paulo Roberto, Alexandre da Silva e Josué Izidoro.

"Quando a gente resgata, é de chorar”

“Ainda que muitas pessoas passavam com lancha para ajudar, a extensão é muito grande. Pessoas em cima das casas, gritando, pedindo socorro. É dolorido. Quando a gente resgata, é de chorar”, conta Josué. “É uma dificuldade atrás da outra”, afirma.

Ele descreve também o esforço dos voluntários: “As pessoas deram as mãos. É todo mundo igual, todo mundo com a mão na massa, carregando água, alimentos, separando donativos”.

Josué conta ainda que outro grupo de voluntários está se organizando para trazer mais donativos de Capivari de Baixo a partir desta segunda-feira, dia 6.

 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!