Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
COTIDIANO

“Tubarão precisa voltar a sorrir”, declara Carlos Stüpp, pré-candidato a prefeito pelo PSDB

Em entrevista à Folha Regional, ex-prefeito fala sobre seu retorno para disputar as eleições municipais

Tubarão, 26/06/2024 18h50 | Atualizada em 26/06/2024 18h51 | Por: Redação Folha Regional

A Folha Regional inicia uma série de entrevistas com pré-candidatos a prefeito em cidades da região da Amurel, que colocaram seus nomes à disposição para o pleito municipal de 6 de outubro. A série inicia por Tubarão com o pré-candidato Carlos Stüpp (PSDB). 

O ex-prefeito confirmou no início deste mês de junho sua pré-candidatura a prefeito do município após pedir exoneração do cargo de coordenador de Orçamento Estadual da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Com a decisão, ele cumpre o prazo legal de desincompatibilização e segue apto para concorrer às eleições deste ano.

Carlos Stüpp se reuniu ainda no final de abril com correligionários do PSDB para articular sua pré-candidatura ao Executivo do município e está em conversa com outros partidos, como Progressistas e PSD, para uma possível coligação.

Foi eleito prefeito de Tubarão com Ângelo Zabot, com 45,67% dos votos válidos, para o mandato de 2001 a 2004. Voltou ao cargo de prefeito na eleição seguinte, em 2004. Stüpp e Ângelo Zabot venceram a disputa com 61,36% dos votos válidos. O mandato foi de 2005 a 2008. 

Em entrevista à Folha Regional, Stüpp detalha suas intenções para retornar à disputa pelo Poder Executivo mais de 15 anos após ter sido prefeito da cidade.

Folha Regional: O que o levou a se colocar à disposição como pré-candidato a prefeito?

Carlos Stüpp: Nós vamos encarar essa eleição como uma missão. Tubarão precisa voltar a sorrir. Estamos preparados e motivados para colocar a cidade novamente no protagonismo do cenário estadual.

Folha Regional: Como estão as articulações com os outros partidos? Há possibilidade de coligação com quais deles?

Carlos Stüpp: Temos conversas adiantadas com outros partidos e lideranças do Progressistas, como o dr. Jean Abreu Machado e com o deputado Pepê Collaço, e estamos alinhados para caminharmos juntos nesta eleição. Precisamos unir forças por um bem maior. Também estamos buscando outros parceiros, como o PSD. Estive nesta segunda-feira em Florianópolis, em conversa com o deputado Júlia Garcia, para tratarmos dessa aproximação. Vamos fazer uma grande frente por Tubarão. 

Folha Regional: Quais as prioridades de um eventual governo do PSDB? Quais ações seriam implantadas já de início?
Carlos Stüpp
: Nossa prioridade é elevar a autoestima da população. Vamos dar estradas de qualidade, valorizar os profissionais da saúde e educação e afastar de uma vez por todas o fantasma da enchente. A UPA 24h é outro compromisso que assumimos. Iremos finalizar a obra e colocá-la em funcionamento. 

Folha Regional: O fato de já ter sido prefeito facilita na campanha e no governo, em caso de vitória nas eleições? 
Carlos Stüpp:
A cidade hoje precisa de alguém com experiência. O momento não nos permite arriscar com aventureiros. Me sinto preparado e já tenho serviços prestados que me gabaritam para ganhar o voto de confiança da população. Transformamos a cidade no período que a administrei. Assim farei novamente, mas dessa vez mais experiente e motivado.

Folha Regional: Como vê operações recentes na cidade, como a Mensageiro, que levou à renúncia de Joares Ponticelli e Caio Tokarski? De forma isso pode impactar nas articulações e no próprio resultado da eleição?
Carlos Stüpp:
Sobre as operações que ocorreram na cidade recentemente, não quero fazer qualquer juízo antes de uma definição judicial. Não posso negar que a imagem da cidade foi abalada. Ao mesmo tempo, quero deixar claro que estamos prontos para reverter esse quadro. Não podemos condenar ninguém antes do crivo do judiciário. De toda forma, espero que a justiça seja feita.

Folha Regional: A gestão anterior contraiu dois financiamentos do Finisa que devem levar cerca de 10 anos para quitação. Como vê essa questão? Ajuda na execução das obras ou pode comprometer o caixa do município e as ações do próximo governante?
Carlos Stüpp:
Sobre os financiamentos assumidos pela gestão anterior, isso não me assusta. Em 2001 peguei a prefeitura numa situação muito pior. Estou motivado e engajado na busca criativa de soluções para cumprir com os compromissos assumidos e buscar novas formas de receita para fazer os investimentos de que o contribuinte precisa e merece.

Folha Regional: Como gestor, teria facilidade de articulação com o atual governo do Estado? 
Carlos Stüpp:
Estive oito anos à frente da prefeitura, de 2001 a 2008, e fiz um sucessor. Nos últimos sete anos estive na Assembleia Legislativa, e essa experiência me fez conhecer os caminhos do governo do Estado, da Alesc, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, caminhos que antes não conhecia e que fazem muita diferença para o gestor. Ou seja, sei fazer e me sinto preparado. Por isso coloquei meu nome à disposição do partido.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!